Alan Cox

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alan Cox
Alan Cox na FOSS.IN
Nascimento 22 de julho de 1968 (45 anos)
Solihull, Inglaterra
Residência Swansea, País de Gales
Nacionalidade Britânica
Cônjuge Telsa Gwynne
Principais trabalhos mantenedor da árvore 2.2 do Kernel Linux

Alan Cox é um britânico, programador mantenedor da árvore 2.2 do Kernel Linux, contribuindo de forma ostensiva desde 1991. Mora em Swansea, País de Gales com sua esposa Telsa Gwynne.

Envolvimento no Desenvolvimento do Linux[editar | editar código-fonte]

Alan Cox na LinuxWorldExpo.

Enquanto era funcionário da Universidade de Swansea, Cox instalou uma versão primitíva do Linux em um dos computadores pertencentes a área da computação. Foi uma das primeiras instalações de Linux em um computador dedicado como servidor de rede, revelando diversos bugs no código de redes. Cox corrigiu vários deles, reescrevendo quase que na totalidade o subsistema de redes. Ele então tornou-se um dos principais desenvolvedores e mantenedores de todo o Kernel.

Ele manteve a árvore 2.2, e suas próprias versões da 2.4 com o sufixo -ac(por exemplo 2.4.13-ac). Esta árvore era considerada bastante estável, contendo correções que impactariam diretamente kernels de produção e produtos baseados no Linux. Era comumente referenciado como o "segundo no comando" após Linus, antes de reduzir seu envolvimento com o Linux para seus estudos de MBA.[1]

Em 28 de Julho de 2009, Cox afastou-se do desenvolvimento da camada de TTy, após receber críticas de Torvalds.[2] [3]

Alan foi funcionário da empresa Red Hat de 1999 até 2009.[4] . Trabalhou de 2011 até 2013 na Intel a qual deixou por razões pessoais.[5]

Ele também está envolvido nos projetos GNOME e X.Org, e é o principal desenvolvedor do AberMUD, que escreveu enquanto era estudande na Universidade do País de Gales, Aberystwyth

Trens e Modelismo[editar | editar código-fonte]

Alan Cox possui um Etched Pixels, um modelo de trem em escala.[6]

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Alan Cox é um fervoroso defensor da liberdade na programação, e porta-voz opositor das patentes de software, DMCA, e CBDTPA. Ele saiu de um subgrupo da Usenix em protesto, e disse que não visitaria os Estados Unidos com medo de ser preso, após a prisão de Dmitry Sklyarov por violações a DMCA.

Referências

  1. Linux: Alan Cox To Take One Year Sabbatical. kerneltrap.org. Arquivado do original em 2012-05-26. Página visitada em 7 de maio de 2012.
  2. LKML: Linus Torvalds: Re: [PATCH kdesu broken]. lkml.org. Página visitada em 7 de maio de 2012.
  3. Alan Cox Quits As Linux TTY Maintainer — "I've Had Enough" - Slashdot. linux.slashdot.org. Página visitada em 7 de maio de 2012.
  4. LXer: Alan Cox: Moving on from Red Hat. lxer.com. Página visitada em 7 de maio de 2012.
  5. Cox, Alan. I'm leaving the Linux world and Intel for a bit for family reasons. Página visitada em 2013-12-24.
  6. Etched Pixels: Modelos e escalas em proporção N (em inglês).

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.