Jon Hall

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Jon Hall (desambiguação).
Jon Hall
Nome completo Jon A. Hall
Outros nomes maddog
Nascimento 7 de agosto de 1950 (67 anos)
Nacionalidade Estadunidense
Ocupação Diretor Executivo da Linux International

Jon "Maddog" Hall é o Diretor do Conselho do Linux Professional Institute, e CEO da OptDyn, LLC[1], criadora do software de nuvem p2p privada e segura Subutai[2]. O apelido ("cachorro louco" em inglês) lhe foi dado por seus alunos na Hartford State Technical College, onde ele era Chefe do Departamento de Ciência da Computação. Segundo o próprio, ele prefere ser chamado de "maddog". O próprio Hall afirma que o apelido "vem de um tempo em que eu tinha pouco controle sobre o meu temperamento".

Jon trabalha com informática desde 1969, trabalhou para a Western Electric Corporation, Aetna Life and Casualty, Bell Laboratories, Digital Equipment Corporation, VA Linux Systems, e SGI. Foi CTO e embaixador da Koolu[3] e Diretor Executivo da Linux International,[4] uma associação sem fins lucrativos de empresas de grande relevância internacional na área de TI que desejam promover sistemas operacionais baseados em Linux.

Seu interesse por Linux surgiu na época em que trabalhava na Digital e foi fundamental para conseguir equipamentos e recursos para que Linus Torvalds pudesse completar seu primeiro porte, uma versão do Linux para a plataforma Alpha da Digital. Foi nessa época que Hall, que mora em New Hampshire, deu início ao Grupo de Usuário Linux de seu estado. A placa do carro de Hall é UNIX.[5]

Jon Hall também é membro dos conselhos de várias empresas e organizações não governamentais, incluindo a Associação USENIX. Ele é reconhecido na comunidade de desenvolvedores e uma figura respeitada no movimento do software livre. No UK Linux and Open Source Awards 2006 ele recebeu um Prêmio de Reconhecimento para Toda a Vida por seus serviços à comunidade de Código Fonte Aberto. Hall possui mestrado em Ciência da Computação pelo Rensselaer Polytechnic Institute (1977) e um Bacharelado em Comércio e Engenharia pela Drexel University (1973).

Maddog é um orador excepcional, que contagia seus ouvintes através do seu carisma pessoal e de analogias e exemplos que encantam o público. Em 26 de junho de 2012, em uma homenagem a Alan Turing, revelou ser homossexual.

Maddog vem com frequência ao Brasil, tendo participado de praticamente todas as edições de eventos como a Campus Party, FISL - Fórum Internacional do Software Livre, Semana da Computação - UFBA, Latinoware, entre outros eventos relacionados ao Software Livre.

Referências

  1. «Optimal Dynamics». optdyn.com (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2017 
  2. «Subutai». subutai.io (em inglês). Consultado em 20 de setembro de 2017 
  3. koolu.com
  4. li.org
  5. Nashua Telegraph
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.