Aliya Mustafina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Aliya Mustafina
Aliya Mustafina
Mustafina ao ganhar a medalha de ouro nas barras assimétricas nos Jogos Olímpicos de Verão de 2012
Informações pessoais
Nome completo Aliya Fargatovna Mustafina
Modalidade Ginástica artística feminina
Especialidade individual geral e barras assimétricas.
Representante Rússia
Nascimento 30 de setembro de 1994 (29 anos)
Yegoryevsk, Óblast de Moscou
Nacionalidade Rússia russa
Compleição Altura: 1,62 m
Nível Elite sênior internacional
Treinador(a)(es/s) Aleksandr Aleksandrov
Coreógrafo(a)(s) Olga Burova
Clube CSKA Moscow
Período em atividade 2007 – 2021

Aliya Fargatovna Mustafina (em russo: Алия́ Фарга́товна Муста́фина; Yegoryevsk, 30 de setembro de 1994) é uma ginasta russa aposentada que competiu em provas de ginástica artística, bicampeã olímpica nas barras assimétricas.

Aliya integrou a equipe russa que conquistou pela primeira vez, após a dissolução da União Soviética em 1991, a medalha de ouro na prova coletiva, durante o Mundial de Roterdã, em 2010. Além, encerrou primeira colocada na prova geral individual e com mais três medalhas de prata, sendo a maior medalhista de evento.

Mustafina conquistou 7 medalhas olímpicas durante sua carreira, o que a faz, em conjunto com Simone Biles, a ginasta mais decorada dos Jogos Olímpicos do século XXI.

Em fevereiro de 2021, Aliya foi anunciada como a principal técnica da equipe nacional russa juvenil. A ginasta anunciou sua aposentadoria das competições em junho do mesmo ano.

Carreira[editar | editar código-fonte]

2007[editar | editar código-fonte]

Aliya iniciou no esporte no clube CSKA Moscow.[1] Sua primeira competição internacional relevante na categoria júnior, foi o Gymnix International, realizado em Montreal. A ginasta conquistou o ouro na trave e a prata nas barras assimétricas e no individual geral.[2] No mesmo ano, ela conquistou a prata por equipes na 6th Stella Zakharova Cup.

2008[editar | editar código-fonte]

No Campeonato Europeu Júnior, realizado em Clermont-Ferrand, França, Aliya ajudou a Rússia a conquistar a medalha de ouro na prova por equipes.[3] Individualmente, ficou com a quarta posição nas assimétricas e no solo, e ficou com a prata no individual geral. Na Massilia Cup a ginasta competiu na categoria sênior, e ficou em sexto lugar no individual geral, quarto no salto e conquistou a prata no solo.

2009[editar | editar código-fonte]

Em 2009, disputou o Campeonato Nacional Russo na categoria sênior, e foi campeã por equipes, no individual geral e na trave de equilíbrio. Nas paralelas ficou com a prata e no solo, com o bronze. Na Copa Japonesa, em Tóquio, ficou com a prata individual geral, e na Copa Russa, competindo na categoria sênior, conquistou o ouro na mesma prova. Na Doha Gymnasiade, sua última competição na categoria juvenil, conquistou seis medalhas nos seis eventos possíveis; medalha de ouro no geral, equipe, barras, trave e solo e prata no salto.[2]

2010[editar | editar código-fonte]

At the Russian Cup in Chelyabinsk in August, Mustafina won the all-around competition with a score of 62.271. In event finals, she placed second on vault, scoring 13.963; first on uneven bars, scoring 14.775; third on balance beam, scoring 14.850; and first on floor, scoring 15.300.

Mustafina sofreu uma lesão durante os treinos em março, e não pode competir no Campeonato Nacional Russo. Iniciando sua carreira sênior, a ginasta participou da etapa de Copa do Mundo de Paris. No evento, disputou duas finais: após um erro, ficou com a quarta colocação nas paralelas, prova vencida pela britânica Elizabeth Tweddle, e na trave de equilíbrio ficou com a prata.[4] No Campeonato Europeu de Birmingham, Aliya conquistou com três medalhas: ouro na prova por equipes, prata na trave e nas barras assimétricas; no solo ficou na oitava posição.[5]

Em julho, na Copa Japonesa, conquistou o ouro na prova por equipes e o bronze no individual geral, em prova vencida pela compatriota Ksenia Afanasyeva.[6] Na Copa Russa, em agosto, a ginasta foi campeã em três eventos: no geral individual, nas barras assimétricas e no solo. Além disso, conquistou a medalha de prata no salto e o bronze na trave de equilíbrio.[7] Semanas depois, participou do quadrangular entre Rússia, Países Baixos, Espanha e Suécia, no qual encerrou vitoriosa em dois eventos: por equipes e na prova individual geral.[8]

Aliya Mustafina no Campeonato Mundial de 2010

Em outubro, teve sua estreia em Mundiais. A ginasta disputou a edição de Roterdã, no qual saiu como a maior medalhista da competição: por equipes, apresentou-se em todos os aparelhos e ajudou o time a finalizar na frente das campeãs anteriores, as norte-americanas, e das campeãs olímpicas, as chinesas.[9] Aliya se classificou para todas as finais do campeonato, sendo a primeira ginasta a fazer isso desde Shannon Miller e Svetlana Khorkina em 1996. Ela foi campeã do individual geral, superando a chinesa Jiang Yuyuan e a norte-americana Rebecca Bross, prata e bronze, respectivamente.[10] Nas finais por aparelhos foram mais três medalhas, todas de prata, das quatro finais disputadas: no salto sobre a mesa, nas barras assimétricas e nos exercícios de solo.[11] Ao final do campeonato, a Federação Internacional de Ginástica (FIG), publicou os novos elementos do Código de Pontos, e inseriu um movimento da ginasta nas paralelas assimétricas, avaliado com o valor E.[12]

Como última competição da temporada, competiu na Voronin Cup. Nela, foi três vezes medalhista de ouro: no individual geral, nas assimétricas e no solo, sendo mais uma vez, a maior campeã do evento.[13] A seguir, a ginasta foi nomeada ao prêmio "Athletes of the year in Russia", ao lado da ginasta rítmica Evgenia Kanaeva. Dentre, os dez melhores atletas do país, Aliya manteve-se na primeira colocação.[14]

2011[editar | editar código-fonte]

Aliya na Copa do Mundo de Paris em 2011

Abrindo o calendário competitivo de 2011, Aliya disputou a Tyson American Cup, realizada em Jacksonville, na Flórida. Até a última rotação, a ginasta russa liderava, porém uma queda em sua penúltima passada nos exercícios de solo, a deixou com a segunda colocação. A norte-americana estreante na seleção, Jordyn Wieber, foi a campeã do evento, com apenas 0,068 pontos de vantagem em relação a Aliya.[15] Adiante, disputou a etapa de Copa do Mundo em Paris, na qual saiu vencedora em duas finais: as barras assimétricas e os exercícios de solo, e foi medalhista de prata no salto.[16]

Em abril, Mustafina competiu no Campeonato Europeu, realizado em Berlim, e sofreu um rompimento do menisco de seu joelho esquerdo durante uma performance no salto sobre a mesa, na primeira rotação da final do individual geral, sendo forçada a se retirar da competição.[17] Sua compatriota Anna Dementyeva acabou vencendo a disputa.[18] Cinco dias depois, ela passou por uma cirurgia em Straubing, na Alemanha.

Os treinadores de Aliya retomaram seus treinos lentamente. Em maio, a técnica Valentina Rodionenko afirmou que só iriam voltar com os treinos quando dissessem que era possível, e que era importante preservá-la para os Jogos Olímpicos[19]. Em julho, a ginasta estava fazendo apenas exercícios de condicionamento na parte superior do corpo e reabilitação em sua perna lesionada[19]. Em agosto, após o time que representaria a Rússia no Campeonato Mundial ter sido anunciado, Rodionenko declarou que Aliya queria ir para a competição e que achava que estava preparada, estando em recuperação por menos de cinco meses. Porém, seus treinadores não quiseram correr o risco de outra lesão que custasse sua participação nas Olimpíadas, e o cirurgião que a operou disse que ela poderia retomar seu ritmo normal de treinos somente em dezembro[19].

Em dezembro, Mustafina retornou às competições na Voronin Cup[19], ficando com a quarta colocação no individual geral e a prata nas paralelas.

2012[editar | editar código-fonte]

Mustafina competiu no Campeonato Nacional Russo em março, se tornando campeã no individual geral e nas paralelas, e ficando em quinto lugar na trave[19][19]. Em maio, no Campeonato Europeu em Bruxelas, Bélgica, competindo no salto, paralelas e solo, ajudou a equipe russa a conquistar a prata por equipes.

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Mustafina nasceu em Yegoryevsk, Russia, em 30 September 1994. Seu pai, Farhat Mustafin, foi medalhista de bronze na luta greco-romana nos Jogos Olímpicos de 1976, e sua mãe, Yelena Kuznetsova, é professora de física.

Aliya começou a namorar o atleta de bobsleigh russo Alexey Zaitsev em 2015. Eles se conheceram em um hospital quando os dois se recuperavam de lesões esportivas. Eles se casaram em 2016, e em janeiro de 2017, foi anunciado que a ginasta estava grávida. Sua filha, Alisa Mustafina, nasceu em junho do mesmo ano. Mustafina se divorciou em abril de 2018.

Principais resultados[editar | editar código-fonte]

Ano Evento AA Equipe Salto sobre o cavalo Trave Barras assimétricas Solo
2007 Campeonato Europeu (júnior) Medalha de ouro
2009 Campeonato Nacional Russo Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
Doha Gymnasiade Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
2010 Copa do Mundo - Paris Medalha de prata
Campeonato Europeu Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de prata
Copa Japão Medalha de bronze Medalha de ouro
Copa Russa Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze Medalha de ouro Medalha de ouro
Desafio Internacional Medalha de ouro Medalha de ouro
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de prata Medalha de prata
Copa Toyota Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de ouro
Voronin Cup Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
2011 Copa América Medalha de prata
Copa do Mundo - Paris Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
2012 Campeonato Nacional Russo Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro
Campeonato Europeu Medalha de prata
Jogos Olímpicos Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro Medalha de bronze
2013 Campeonato Nacional Russo Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
Campeonato Europeu Medalha de ouro Medalha de ouro
Universíade Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de ouro
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de ouro Medalha de bronze
2014 Campeonato Nacional Russo Medalha de ouro Medalha de prata Medalha de bronze
Campeonato Europeu Medalha de bronze Medalha de bronze Medalha de prata
Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de bronze Medalha de bronze Medalha de bronze
2015 Jogos Europeus Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de prata
2016 Campeonato Europeu Medalha de ouro Medalha de ouro Medalha de bronze
Jogos Olímpicos Medalha de bronze Medalha de prata Medalha de ouro
2018 Campeonato Mundial de Ginástica Artística Medalha de prata

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Aliya Mustafina» (em inglês). Site oficial. Consultado em 5 de julho de 2010 [ligação inativa] 
  2. a b «Mustafina > Score Chart» (em inglês). Site oficial. Consultado em 5 de julho de 2010 [ligação inativa] 
  3. «European Championships 2008 - Clermont-Ferrand > Junior» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 5 de julho de 2010. Arquivado do original em 27 de julho de 2009 
  4. «World Cup - Paris» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 5 de julho de 2010. Arquivado do original em 14 de abril de 2010 
  5. «European Championships 2010 > Birmingham» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 5 de julho de 2010. Arquivado do original em 11 de fevereiro de 2015 
  6. «Japan Cup 2010» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 5 de julho de 2010 
  7. «Russian Cup 2010» (em inglês). Gymnastics Results. Consultado em 6 de setembro de 2010 
  8. «Russian Women Top Netherlands, Spain» (em inglês). International Gymnast. Consultado em 20 de setembro de 2010 
  9. «Nova estrela "dá" ouro a equipe russa e arranca elogios de veteranas». UOL Esporte. Consultado em 26 de dezembro de 2010 
  10. «Barras derrubam brasileiras na final do individual geral em Roterdã; russa vence». UOL Esporte. Consultado em 26 de dezembro de 2010 
  11. «Campeões no individual geral sobem ao pódio por aparelhos, mas sem ouro». UOL Esporte. Consultado em 26 de dezembro de 2010 
  12. «The Mustafina» (em inglês). AliyaMustafina. Consultado em 27 de dezembro de 2010 [ligação inativa] 
  13. «Mustafina Closes 2010 With Voronin Cup Victory» (em inglês). International Gymnast. Consultado em 26 de dezembro de 2010 
  14. «Athletes of the year in Russia» (em inglês). Federação Internacional de Ginástica. Consultado em 30 de dezembro de 2010 
  15. «Horton, Wieber Claim Close Wins at American Cup» (em inglês). International Gymnast. Consultado em 6 de março de 2011 
  16. «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. 10 de junho de 2015. Consultado em 14 de novembro de 2022 
  17. «Mustafina Out of Europeans with Knee Injury» (em inglês). Federação Internacional de Ginástica. 8 de abril de 2011. Consultado em 8 de abril de 2011 
  18. «Dementyeva Wins Europeans After Mustafina Injured» (em inglês). Federação Internacional de Ginástica. 8 de abril de 2011. Consultado em 8 de abril de 2011 
  19. a b c d e f «The Leading Source of Gymnastics News». International Gymnast Magazine Online (em inglês). Consultado em 14 de novembro de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Aliya Mustafina