Ambrosia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book.svg
Este artigo ou secção não cita fontes confiáveis e independentes (desde abril de 2010). Ajude a inserir referências.
O conteúdo não verificável pode ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura outro significado da palavra Ambrosia, veja Ambrosia (desambiguação).

A ambrosia, ambrôsia ou ambrósia (em grego: ἀμβροσία), também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divino sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse Morreria (Pela mitologia grega original). Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca.

A história do doce possui diversas variações. Segundo alguns mitos, se semideuses consumissem em excesso explodiriam em chamas. Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. É um dos doces mais típicos do Rio Grande do Sul. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos, ou doce de leite de bolinhas, devido à forma que este possui quando pronto para consumo.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Nos jogos The Sims 3 e The Sims 4, Ambrósia também é uma refeição que rejuvenesce os Sims, e tem a capacidade de ressuscitar Sims Fantasmas.

No jogo Breath of Fire IV, Ambrosia é um item usado para restaurar todo HP dos dragões de Ryu e Fou-Lu.

Na série Battlestar Galáctica, Ambrósia é uma bebida alcoólica semelhante ao Absinto.

No jogo Rimworld, ambrosia é uma fruta rara e viciante, que quando consumida produz euforia e felicidade.

No Jogo Ikariam, Ambrósia é um tipo de "moeda de troca" que se paga para obter mais benefícios.

No livro O Poder do Súcubo, da escritora Richelle Mead, a Ambrósia é o alimento dos Deuses, usado por alguns humanos no livro como uma droga para otimizar seus talentos.

Nas séries Xena: A Princesa Guerreira e Hercules: The Legendary Journeys, ambrosia é apresentada como uma gelatina em forma de flor e de cor âmbar ou em cápsulas,este último apenas em Hércules,que quando ingerida por mortais, tem a capacidade de torna-los deuses. Zeus,por ser o deus supremo,tem o poder de remover a divindade obtida pela ambrosia.

Na música "Estações" da banda Catedral é citado o termo "ambrosia desse fel", que em sentido poético seria transformar o amargo em doce.

No livro "Biblioteca de Almas", do escritor Ransom Riggs, a ambrósia é uma substância feita a partir de almas de seres peculiares, que aumenta temporariamente o poder de um peculiar que a ingerir, porém tem como efeito colateral diminuir permanente suas habilidades após o término do efeito, causando a dependência química da ambrósia.

Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ambrosia