Ambrosia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

A ambrosia, ambrôsia ou ambrósia (em grego: ἀμβροσία), também chamado de Manjar dos Deuses do Olimpo, era um doce com divinal sabor, teria poder de cura, e se um mortal comum o comesse morreria. Conta a história que, quando os deuses o ofereciam a algum humano, este, ao experimentá-lo, sentia uma sensação de extrema felicidade. O nome Ambrósio, que vem da mesma raiz, significa divino e imortal. Conforme a mitologia grega, esse manjar era tão poderoso ao ponto de ressuscitar qualquer um, bastava apenas que alguém pusesse em sua boca. Porém há variáveis. Segundo alguns mitos, se semideuses consumissem em excesso explodiriam em chamas. Segundo a Mitologia grega era o alimento dos deuses olímpicos enquanto o néctar seria sua bebida, ambos tem fragrância e poderiam ser usados como perfume.

É também o nome de um doce originário da Península Ibérica, popular também no interior do Brasil, feito de leite, ovos e açúcar. No Brasil, também é conhecido como doce de ovos.

Mídia[editar | editar código-fonte]

Na série Percy Jackson e os Olimpianos, do escritor Rick Riordan, os semi-deuses se alimentam de Ambrósia para se recuperarem.

No livro Tequila Vermelha, do escritor Rick Riordan,Ambrosia é uma bebida feita com 5 partes de leite para 1 parte de Vodka.

Nos jogos The Sims 3 e The Sims 4, Ambrósia também é uma refeição que rejuvenesce os Sims, e tem a capacidade de ressuscitar Sims Fantasmas.

No jogo Breath of Fire IV, Ambrosia é um item usado para recuperar os dragões de Ryu.

Na série Battlestar Galáctica, Ambrósia é uma bebida alcoolica semelhante ao Absinto.

No Jogo Ikariam, Ambrósia é um tipo de "moeda de troca" que se paga para obter mais benefícios.

No livro O Poder do Súcubo, da escritora Richelle Mead, a Ambrósia é o alimento dos Deuses, usado por alguns humanos no livro como uma droga para otimizar seus talentos.

Ícone de esboço Este artigo sobre Mitologia (genérico) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Ambrosia