Ann Rutherford

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ann Rutherford
Rutherford em foto da década de 40, no auge da beleza e da popularidade.
Nome completo Therese Ann Rutherford
Outros nomes Ann Rutherford
Nascimento 2 de novembro de 1917
Vancouver, Canadá
Nacionalidade canadense/americana
Morte 11 de junho de 2012 (94 anos)
Beverly Hills
Ocupação Atriz
Atividade 1935-1976
Cônjuge David May (1942-1953)
William Dozier (1953-1991)
IMDb: (inglês)

Therese Ann Rutherford, conhecida simplesmente como Ann Rutherford (Vancouver, Canadá, 2 de novembro de 1917 - Beverly Hills, EUA, 11 de junho de 2012[1]), foi uma atriz canadense/americana, que trabalhou em cinema, rádio, e televisão.

Vida e carreira[editar | editar código-fonte]

Filha de um cantor de ópera chamado John Rutherford e de uma atriz chamada Lillian Mansfield, Ann Rutherford seguiu os passos da mãe e, quando ainda criança, se apresentou em vários programas de rádio, embora sua estreia no cinema ocorresse em 1935 no filme Waterfront Lady. Mais tarde, Rutherford logo apareceria em vários westerns com os famosos atores John Wayne e Gene Autry. Depois disso ela seria colocada sob contrato com a Metro Goldwyn Mayer/"MGM". Na produtora a atriz apareceu em filmes como A Christmas Carol, de 1938 e Pride and Prejudice (que teve o título de Orgulho e preconceito no Brasil), de 1940, contracenando neste último com Greer Garson e Laurence Olivier.

De 1937 até 1942, a atriz interpretou a encantadora "Polly Benedict" na bem sucedida série de filmes Hardy Family. Sua personagem era a namorada do protagonista, "Andy Hardy", interpretado por Mickey Rooney. Ela também estrelou, ao lado de Red Skelton, outra série de filmes que misturava os gêneros mistério e comédia começando com Whistling in the Dark (1941), seguidindo-se com Whistling Dixie (1942), e finalizando com Whistling in Brooklyn (1943).

Em 1939 Ann Rutherford foi emprestada à Selznick International Pictures para o filme Gone with the Wind (no Brasil E o vento levou), que foi um monumental sucesso em termos de público e crítica, alcançando a maior bilheteria que um filme já conquistou na história do cinema. Neste filme Rutherford interpretou "Carreen O'Hara", que era uma das irmãs mais novas da protagonista da trama, "Scarlett O'Hara" (Vivien Leigh). Embora fosse um pequeno papel, talvez seja por este trabalho que ela seja melhor lembrada hoje, tudo por causa do enorme sucesso do filme. Ann Rutherford participou, durante muitos anos, de eventos ligados à E o vento levou, e, junto com Alicia Rhett, Olivia de Havilland, Mary Anderson e Mickey Kuhn, foi um dos nomes creditados no longa a terem vivido ate a decada de 2010.

Ann Rutherford apareceu em vários programas do início da TV, entre os quais, Studio One e Playhouse 90. Embora em 1950 tivesse deixado o trabalho no cinema, ela retornaria aos estúdios em 1972 para o filme They Only Kill Their Masters. Em 1976 trabalharia em seu último longa-metragem, Won Ton Ton, the Dog Who Saved Hollywood.

Em 1997, a atriz foi convidada para voltar ao cinema no filme Titanic, onde interpretaria "Rose Calvert", a personagem de Kate Winslet na fase idosa. Ela recusou e o papel acabou indo para outra estrela do cinema antigo, Gloria Stuart, depois de vários outros nomes terem sido cogitados, como o de Olivia de Havilland, com quem Rutherford havia contracenado em E o vento levou.

Ann Rutherford foi casada duas vezes. Na véspera do Natal de 1942, casou-se com David May, e tiveram uma menina, Gloria May, em 1943. O casal se divorciou em 1953, e, nesse mesmo ano, ela se casou com William Dozier, que passou a produzir a série de TV Batman. Dozier morreu em 1991.

Em 2 de novembro de 2002 ela comemorou seu 85º aniversário cercada de muitos parentes e amigos em Beverly Hills, California. Nem Evelyn Keyes (que sofria de Doença de Alzheimer) e nem Olivia de Havilland (que se encontrava em Paris, na França), dois dos nomes que contracenaram com a atriz em E o vento levou, puderam comparecer.

Rutherford possui duas estrelas na Calçada da Fama de Hollywood. Sua estrela de cinema está em 6834 Hollywood Blvd. Sua outra estrela é pelo trabalho na televisão e localiza-se em 6331 Hollywood Blvd.

Ela faleceu em Beverly Hills, em casa, no dia 11 de junho de 2012, aos 94 anos. Sua saúde estava debilitada devido a problemas no coração.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ann Rutherford in Love Finds Andy Hardy trailer 2.JPG Ann Rutherford in Love Finds Andy Hardy trailer.jpg
Ann Rutherford no filme Love Finds Andy Hardy (1938) Love Finds Andy Hardy
Ann Rutherford in Dramatic School trailer.JPG Ann Rutherford in Washington Melodrama trailer.jpg
Em cena do filme Dramatic School (1938) Cena do filme Washington Melodrama (1941)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Ann Rutherford

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um ator ou atriz de cinema é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.