Antônio de Santa Maria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para pessoas homônimas, veja Antônio de Santa Maria (desambiguação).

Dom Frei Antônio de Santa Maria (BritiandeMiranda, 1689) foi um religioso católico português, 17º bispo de Miranda, em Portugal.

Frei Antônio de Santa Maria era religioso capucho da Província de Santo Antônio, foi Deão da Capela Real e provincial de sua ordem. Em 1677 foi indicado para ser o primeiro bispo do Maranhão, confirmado pelo Papa Inocêncio XI, renunciou ao cargo, sem ter tomado posse na diocese[1][2]. Foi nomeado bispo de Miranda, em Portugal, no ano de 1684, sucedendo a Dom Frei Lourenço de Castro, OP[3]. Faleceu na diocese de Miranda do Douro em 1689, onde está sepultado. Foi sucedido por Dom Manoel de Moura Manoel [3].

Referências

  1. Marques, Cesar Augusto (1870). Diccionario historico-geographico da provincia do Maranhão. 1 (A-D). Maranhão: Typ. do Frias. p. 49  Parâmetro desconhecido |volumes= ignorado (|volume=) sugerido (ajuda)
  2. Amorim, Maria Adelina (2005). Os franciscanos no Maranhão e Grão-Pará (PDF). Missão e cultura na primeira metade de seiscentos. Lisboa: Centro de Estudos de História Religiosa, Universidade Católica Portuguesa. p. 87. 368 páginas 
  3. a b Alegrete, Manoel Telles da Silva, Marquês de; TELES, Nuno da Silva (1721). «Catálogo dos bispos de Miranda». Colecçam dos documentos estatutos e memorias da Academia Real da Historia Portugueza. Lisboa: Academia Real da História Portuguesa , Officina de Pascoal da Sylva