Arsenal vs. Spurs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa


O North London Derby em novembro de 2010.

Arsenal vs. Spurs, também conhecido como North London Derby, é o clássico da cidade de Londres, capital da Inglaterra, que envolve o Arsenal Football Club e o Tottenham Hotspur Football Club.

Introdução[editar | editar código-fonte]

A rivalidade surgiu em 1913, com a mudança do Arsenal para o norte de Londres, quando passou a jogar em Highbury, num local muito próximo ao estádio do Tottenham, o White Hart Lane.

North London Derby
Arsenal versus Tottenham
Spurs vs Arsenal, Avril 2007.jpg

Foto oficial dos capitães Gilberto Silva e Ledley King, antes do Derby, em White Hart Lane, em 2007. O jogo terminou 2-2.
Arsenal 77 vitória(s), 283 gol(s)
Tottenham 58 vitória(s), 245 gol(s)
Empates 52
Total de jogos 187
Total de gols 528
editar

Intensificou-se ainda mais em 1919, com a polêmica votação das vagas na primeira divisão inglesa, que promoveu o Arsenal e rebaixou o Tottenham, enfurecendo seus diretores e torcedores.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Surgimento da rivalidade[editar | editar código-fonte]

O primeiro confronto entre as equipes ocorreu num amistoso em 19 de novembro de 1887, com a vitória do Tottenham por 2 a 1 num jogo que terminou 15 minutos antes de tempo regulamentar por deficiencia na iluminação. Pela Premier League, o primeiro jogo foi em 4 de dezembro de 1909 e o Arsenal venceu por 1 a 0.[2]

Entretanto, o confronto se tornou de fato uma rivalidade no ano de 1913, quando o Arsenal se mudou para o distrito de Highbury, fixando-se no Arsenal Stadium (comumente chamado de Highbury devido ao nome do distrito), muito próximo ao White Hart Lane, casa do Tottenham.

Os dois clubes haviam se tornado vizinhos, e uma rivalidade naturalmente surgiria ali. Após a mudança dos Gunners, o primeiro confronto realizado no norte de Londres aconteceu num amistoso em 22 de agosto de 1914, em White Hart Lane e, embora à época o Arsenal estivesse na segunda divisão e o Tottenham na primeira, os Gunners venceram por 5 a 1.

A rivalidade intensificou-se em 1919 quando, após a Primeira Guerra Mundial, a primeira divisão inglesa deveria receber duas novas equipes. Houve reuniões para decidir os dois clubes por meio de uma votação, e o 19° colocado, o Chelsea, que havia sido rebaixado, foi autorizado a permanecer, e ocupou assim uma das duas vagas. A segunda vaga poderia te sido atribuída ao Tottenham, que havia sido o 20° colocado na primeira divisão, ou ao Barnsley, que tinha terminado em 3º na segunda divisão. Porém, o Arsenal, juntamente com quatro outros clubes, também estava interessado nesta vaga.

Após o aval da presidente da liga e o presidente do Liverpool, devido à importância do clube na época, o Arsenal venceu a votação por dezoito votos, contra oito do Tottenham, cinco do Barnsley e mais dez votos distribuídos entre os outros clubes. Assim, o Arsenal estava na primeira divisão, e o Tottenham jogaria a segunda, decisão que enfureceu os diretores e torcedores dos Spurs e aumentou ainda mais a rivalidade.

Estádios de Arsenal (vermelho) e Tottenham (branco), no norte de Londres, via satélite.

Desde 1950, em apenas uma temporada em que Arsenal e Tottenham não estiveram na mesma divisão, a de 1977-1978.

Fatos recentes[editar | editar código-fonte]

Como acontece em grandes rivalidades, as gozações entre os dois lados é comum. Muitos dos jogadores que se transferem entre as duas equipes são tratados quase como inimigos pelos torcedores de seu antigo clube. Um exemplo recente é o do zagueiro Sol Campbell, que foi apelidado de "Judas" pela torcida dos Spurs depois que se transferiu para o Arsenal em 2001.

Exemplo mais recente é o de Emmanuel Adebayor, que chegou ao Tottenham em 2011, após ter atuado pelo Arsenal entre 2006 e 2009. Em partida realizada no dia 26 de fevereiro de 2012, no Emirates Stadium, casa do Arsenal, Adebayor foi vaiado a cada vez que tocava na bola. O jogo terminou 5 a 2 a favor do Arsenal, com Adebayor tendo marcado o segundo gol dos Spurs.

A vitória por 1 a 0 do Tottenham sobre o Arsenal em 10 de fevereiro de 2018 no Estádio de Wembley, marcou a quebra do recorde de público do clássico e também da Premier League, até então, com 83.222 torcedores presentes.[3]

Recordes[editar | editar código-fonte]

Torcidas[editar | editar código-fonte]

Considerando apenas os torcedores dos dois clubes na Inglaterra, o Arsenal é a terceira maior torcida deste país, com 2.652.000 torcedores e o Tottenham a quinta, com 1.240.000, segundo pesquisa do Instituto Roy Morgan, em 2004.

Já segundo pesquisa divulgada pelo Top Up TV, o Arsenal teria 16,5% dos torcedores da cidade de Londres e o Tottenham teria 9,6% da preferência dos torcedores locais, sendo a primeira e segunda maiores torcidas londrinas, embora a nível nacional o Chelsea apareça pouco a frente do Tottenham.[5]

Maiores públicos[editar | editar código-fonte]

Títulos[editar | editar código-fonte]

Listagem de competições oficiais, nos âmbitos nacional e internacional, e respectivo número de títulos de campeão conquistados por Arsenal FC e Tottenham Hotspur FC, que embora nunca tenham conquistado a Liga dos Campeões da UEFA, principal competição de futebol da Europa envolvendo clubes de futebol, sagraram-se vice-campeões, o Arsenal em 2006 e o Tottenham em 2019.

Competições nacionais Arsenal Tottenham
Campeonato Inglês 13 2
Copa da Inglaterra 12 8
Copa da Liga Inglesa 2 4
Supercopa da Inglaterra 14 7
Campeonato Inglês da Segunda Divisão 0 2
Total nacional 41 23
Competições europeias Arsenal Tottenham
Taça dos Vencedores de Taças 1 1
Taça UEFA/Liga Europa 0 2
Taça das Cidades com Feiras 1 0
Total europeu 2 3
Total geral 43 26

Referências

  1. Rivalry uncovered! The results of the largest ever survey into club rivalries Arquivado em 28 de março de 2013, no Wayback Machine., The Football Fans Census (em inglês).
  2. http://www.mehstg.com/arsestat.htm Full results history of Spurs v Arsenal (Spurs score first) Site do Tottenham com todas as partidas e estatísticas do clássico citadas nesta página.
  3. Site do jornal O GLOBO - Tottenham bate Arsenal em dia de recorde de público na Premier League, página editada e disponível em 10 de fevereiro de 2018.
  4. http://www.mehstg.com/arsestat.htm Full results history of Spurs v Arsenal (Spurs score first) Site do Tottenham com todas as partidas e estatísticas do clássico citadas nesta página.
  5. Site Sinopse do Futebol Maiores da Inglaterra.
  6. Site do jornal O GLOBO - Tottenham bate Arsenal em dia de recorde de público na Premier League, página editada e disponível em 10 de fevereiro de 2018.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]