Tottenham Hotspur Stadium

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Tottenham Hotspur Stadium


Nomes
Nome Tottenham Hotspur Stadium
Apelido New White Hart Lane
Características
Local Tottenham, Londres, Inglaterra, Reino Unido
Gramado Desso GrassMaster
Capacidade 62.062 espectadores
Construção
Data 2016–2019
Custo £1 bilhão
Inauguração
Data 3 de abril de 2019 (5 anos)
Partida inaugural Tottenham 2 x 0 Crystal Palace
Primeiro gol Son (Tottenham)
Proprietário Tottenham Hotspur
Administrador Tottenham Hotspur
Arquiteto Populous

Tottenham Hotspur Stadium é um estádio de futebol de propriedade do Tottenham Hotspur Football Club, localizado na cidade de Londres, Inglaterra. O novo estádio foi construído ao lado do White Hart Lane, antigo estádio do clube, demolido em 2017. O novo palco de jogos tem capacidade para 62.062 espectadores e é o o maior estádio particular de Londres e o segundo maior de clubes de futebol do país.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Os primeiros estádios dos Spurs[editar | editar código-fonte]

Vista aérea de White Hart Lane, demolido em 2017. A maior parte da área em vista foi reformada no projeto do novo estádio.

O Tottenham Hotspur foi formado em 1882 e os primeiros jogos do clube foram disputados em terrenos públicos em Tottenham Marshes. À medida que os jogos se tornavam mais populares junto do público e o número de espectadores aumentava, o clube decidiu mudar-se para um recinto fechado que lhe permitisse cobrar uma taxa de entrada e controlar a multidão. Em 1888, o clube alugou um campo em Asplins Farm, junto à linha de caminho de ferro, em Northumberland Park. Contudo, o campo ficou rapidamente superlotado e, em 1899, o clube mudou-se para um terreno pertencente à cervejeira Charringtons, a leste da Tottenham High Road, por trás do pub White Hart[2], que se tornou o campo de White Hart Lane.

Em 1905, o clube adquiriu o direito de propriedade do terreno, bem como um terreno adicional na extremidade norte (Paxton Road)[3]. A partir de 1909, foi construído um novo estádio com arquibancadas desenhadas por Archibald Leitch, ao longo de duas décadas e meia. Em 1934, o estádio tinha uma capacidade para cerca de 80 000 espectadores. Ao longo dos anos, o estádio sofreu várias alterações e as arquibancadas foram substituídas por assentos, o que reduziu a capacidade para cerca de 50.000 pessoas em 1979. No entanto, continuaram a existir áreas significativas para os torcedores de pé, incluindo a longa extensão de esplanada elevada preferida pelos torcedores no East Stand, conhecida como "The Shelf"[4].

A partir do início da década de 1980, o White Hart Lane foi remodelado e, para cumprir a recomendação do Relatório Taylor de 1989, foi transformado num estádio para com todos os lugares com assentos. A capacidade do estádio foi reduzida para cerca de 36.000 lugares quando a remodelação ficou concluída em 1998. Nessa altura, a capacidade era inferior à de outros grandes clubes ingleses, muitos dos quais tencionavam se expandir ainda mais. Uma vez que as receitas de bilheteira constituíam, nesse período, uma parte substancial das receitas do clube (antes de serem dominadas pelos acordos relativos aos direitos de transmissão televisiva)[5][6], o Tottenham começou a explorar formas de aumentar a capacidade do estádio para lhe permitir competir financeiramente de forma mais eficaz com os clubes rivais[7].

Ao longo dos anos, foram considerados vários projetos, incluindo a reconstrução do East Stand como uma estrutura de três níveis[7], e a mudança para estádios e locais diferentes, como Picketts Lock e o Estádio Olímpico em Stratford, em Londres. Nenhum destes planos se concretizou[8][9], à exceção de uma proposta de remodelação do local existente, que viria a se tornar o Northumberland Development Project[10].

Planejamento[editar | editar código-fonte]

O clube anunciou pela primeira vez em 2007 que a remodelação das atuais instalações era uma das opções em estudo[11][12].Em abril de 2008, o clube revelou que estava considerando a aquisição do Wingate Trading Estate, imediatamente adjacente a norte de White Hart Lane, para a construção do estádio[13]. Em outubro de 2008, foi anunciado o Northumberland Development Project, que incluía a construção de um estádio, bem como de um museu do clube, habitações, lojas e outras instalações[14][15]. O plano inicial era que o Tottenham se mudasse para o novo estádio, enquanto este estava parcialmente construído, no início da temporada 2012-13, ficando o estádio concluído no final da temporada seguinte. No entanto, o projeto sofreu atrasos, com o plano a sofrer várias revisões e a data de conclusão a ser adiada várias vezes[16][17]. O clube também não se comprometeu totalmente a construir o estádio em Tottenham até janeiro de 2012, depois de ter perdido a sua candidatura ao Estádio Olímpico para o West Ham United[10].

O traçado do Northumberland Development Project

O primeiro plano do projeto, com um estádio com capacidade para 58.000 lugares, foi divulgado em abril de 2009 para consulta pública[18]. Em outubro de 2009, foi então apresentado um projeto para um estádio com 56.000 lugares, concebido pelo KSS Design Group, e outros edifícios[19][20]. A proposta, que incluía a demolição de oito edifícios classificados a nível local e dois edifícios classificados a nível nacional, foi criticada por grupos de conservação, incluindo o English Heritage, bem como pelo organismo consultivo do Governo para a arquitetura, a Commission for Architecture and the Built Environment[21][22][23]. Em resposta às objeções, foi reapresentado em maio de 2010 um plano revisto, que mantinha alguns dos edifícios classificados[24][25]. Este plano foi aceito pelo Conselho de Haringey em 30 de setembro de 2010 e, mais tarde, pelo prefeito de Londres, Boris Johnson, bem como pelo Governo[26][27][28]. No entanto, apenas uma parte deste plano, a construção da Lilywhite House, foi implementada[29].

Em agosto de 2011, eclodiu um grande motim numa zona desfavorecida de Tottenham. O Conselho de Haringey, desejoso de manter o clube economicamente importante na comunidade, emitiu uma autorização da execução do projeto em 20 de setembro de 2011[30][31][32], e uma semana mais tarde retirou a exigência de pagamentos de infra-estruturas comunitárias normalmente exigidos para um projeto deste tipo[33]. Numa declaração conjunta com o Conselho de Haringey em janeiro de 2012, o Tottenham anunciou que permaneceria em North Tottenham e trabalharia com o conselho para rejuvenescer a zona[34]. Neste esquema, o Projeto de Desenvolvimento de Northumberland serviria de catalisador para um programa de regeneração de 20 anos criado pelo Conselho de Haringey[35][36][37]. Em março de 2012, o Conselho de Haringey aprovou os planos para entregar aos Spurs os terrenos propriedade do conselho na área de desenvolvimento, incluindo parte do Wingate Trading Estate, bem como Paxton Road e Bill Nicholson Way. Também concordou com uma ordem de compra obrigatória (CPO) para comprar as restantes propriedades em Paxton Road que ainda não tinham sido vendidas[38][39]. Após um longo atraso, o Secretário de Estado do Ministério das Comunidades e do Governo Local, Eric Pickles, confirmou a CPO em 11 de julho de 2014[40][41]. O proprietário da restante empresa com dois lotes no local do empreendimento, a Archway Sheet Metal Works, tentou mas não conseguiu anular a decisão da CPO na Alta Corte de Justiça[42]. Em 31 de março de 2015, os restantes lotes em Paxton Road foram adquiridos, permitindo que o empreendimento prosseguisse[43][44].

Foi revelado pela primeira vez em outubro de 2013 que o clube estava considerando um novo plano para um estádio multiusos que também pode acolher jogos de futebol americano[45]. Em 8 de julho de 2015, o clube anunciou que tinha chegado a um acordo com a NFL para realizar um mínimo de dois jogos da NFL por ano numa parceria de 10 anos a partir de 2019[46]. No mesmo dia, foi também anunciada uma nova equipe de projetistas, juntamente com um plano de projeto revisto, com a Populous, liderada por Christopher Lee, responsável pela concessão do estádio[36][47]. Em dezembro de 2015, o Conselho de Haringey aprovou os planos revistos, incluindo a demolição de edifícios classificados localmente[48][49]. O Prefeito de Londres também aprovou formalmente os planos em fevereiro de 2016[50].

Construção[editar | editar código-fonte]

Construção do Tottenham Hotspur Stadium
Maio de 2017
Construção da seção norte do novo estádio em curso. Um dia depois do último jogo no White Hart Lane, em maio de 2017, foi iniciada a demolição para permitir a construção do South Stand do novo estádio.
Abril de 2018
Foram instaladas duas "árvores" de aço que suportam o South Stand e a estrutura de cobertura em rede de cabos, sendo visíveis os tabuleiros ou o campo retrátil sob o pódio em primeiro plano.
Fevereiro de 2019
A última seção de painéis de revestimento metálico está sendo instalada e o estádio está quase concluído.

Os trabalhos de construção do projeto de desenvolvimento de Northumberland começaram em setembro de 2012, mas a construção do estádio propriamente dito só começou em 2015 devido ao litígio sobre a CPO. O estádio foi construído em duas fases principais, de modo a que White Hart Lane pudesse continuar sendo utilizado na temporada 2016-17, enquanto a construção ainda estava em curso. A primeira fase envolveu a construção da seção norte do estádio (incluindo o North, West e East Stand), enquanto a construção do South Stand começou na segunda fase, depois de White Hart Lane ter sido demolido. Uma grande parte do terreno a norte do estádio existente tinha sido limpa em 2014, enquanto decorria o litígio relativo ao CPO[51]. Após a resolução do litígio, os trabalhos preliminares na cave tiveram início no verão de 2015[52], tendo os trabalhos de concreto e terraplanagem para a fundação pela Morrisroe começado no outono de 2015, com base em planos anteriormente aprovados e alterados[53][54].

O novo plano para o projeto foi aprovado em fevereiro de 2016, o que permitiu que a construção da estrutura principal do novo estádio começasse pouco depois. Para facilitar a construção da seção norte do estádio enquanto os jogos da última temporada ainda se realizavam no The Lane, o canto nordeste do White Hart Lane foi demolido no verão de 2016, após o final da temporada 2015-16[55][56]. Desde a cave até ao nível 6, a construção desta seção é em concreto armado[57]. Os três níveis superiores são construídos em estrutura metálica. Existem apenas seis núcleos em concreto armado para a circulação vertical dos espectadores, em vez dos oito previstos para um estádio desta dimensão, uma vez que tiveram de ser construídos na primeira fase de construção do estádio[58]. A South Stand, construída na segunda fase, tem escadas abertas para os átrios[59].

A demolição da maior parte do restante terreno do White Hart Lane começou no dia a seguinte do último jogo em casa da temporada 2016-17, e a demolição foi concluída com todos os vestígios visíveis de White Hart Lane removidos no início de agosto de 2017[60]. Os trabalhos de empilhamento para a Fase 2 da construção do estádio começaram em junho de 2017[61]. Enquanto a seção norte construída na primeira fase é uma estrutura em grande parte de concreto, toda a arquibancada sul de nível único tem uma estrutura de aço para permitir uma construção mais rápida[58]. As duas "árvores" de aço que sustentam a South Stand foram erguidas em dezembro de 2017[62]. O anel de compressão que mantém a estrutura do telhado da rede de cabos foi concluído em fevereiro de 2018[63], e a estrutura do telhado levantada em março de 2018[64].

Partes do antigo White Hart Lane foram incorporadas no novo estádio - o agregado triturado da fundação de concreto do White Hart Lane foi misturado com concreto novo para criar o pavimento do átrio do novo estádio[65], e foram utilizados tijolos do East Stand para o Shelf Bar[66]. Foram colocadas várias placas de patrimônio ao redor do estádio, assinalando pontos do antigo estádio, como o seu centro. O gramado foi colocado no início de outubro de 2018[67]. O exterior do estádio foi acabado com 35.000 azulejos decorativos, 4.801 painéis metálicos perfurados e 2.505 painéis de vidro[68]. O revestimento exterior do estádio foi concluído com os últimos painéis metálicos do "véu" instalados em março de 2019[69].

Abertura[editar | editar código-fonte]

Quatro eventos de teste foram inicialmente planejados no estádio em agosto e início de setembro de 2018[70][71]; os dois primeiros foram destinados apenas a funcionários e dirigentes do clube[72][73], e os dois seguintes abertos ao público com níveis crescentes de atendimento necessários para a emissão do certificado de segurança[74][75]. No entanto, problemas com os sistemas críticos de segurança devido a fiação elétrica defeituosa atrasaram a conclusão do estádio[76][77], e esses dois jogos foram adiados para março de 2019[78]. Em vez disso, foi realizado um evento de familiarização com os torcedores no estádio em dezembro de 2018[79]. O primeiro jogo, um jogo de sub-18 entre o Tottenham e o Southampton, realizado em 24 de março, contou com a presença de 28.987 torcedores e foi vencido pelo Tottenham por 3-1, com o primeiro gol da história do estádio marcado por J'Neil Bennett[80]. O segundo, um jogo das Lendas contra a Inter de Milão, em 30 de março, contou com 41.244 torcedores, mas foi derrotado por 4-5 para a equipe Inter Forever[81][82][83].

Interior do estádio.

A inauguração estava originalmente prevista para o segundo jogo em casa na temporada 2018-19 contra o Liverpool, em setembro de 2018[84][85], mas os atrasos na abertura do estádio obrigaram o Tottenham a prolongar o seu contrato de arrendamento temporário no Estádio de Wembley para a temporada de 2018-19 até abril de 2019[86][87][88]. Também jogaram o seu jogo em casa na terceira rodada da Copa da Liga Inglesa de 2018–19 no Stadium MK[89]. O primeiro jogo da NFL deveria ser Oakland Raiders contra Seattle Seahawks em 14 de outubro de 2018, mas também foi transferido para Wembley após o atraso do estádio[76][90]. A loja do clube foi a primeira a abrir em 23 de outubro de 2018[91]. O estádio foi inaugurado com uma cerimônia em 3 de abril de 2019, antes do seu primeiro jogo de competição sénior, um jogo da Premier League contra o Crystal Palace[88][92]. O jogo foi ganho pelo Tottenham por 2-0, com Son Heung-min marcando o primeiro gol oficial da história do estádio[93][94].

Arquitetura e estrutura do estádio[editar | editar código-fonte]

Vista externa do Tottenham Hotspur Stadium.

O estádio tem a forma de uma taça assimétrica, com uma capacidade de 62.062 lugares na época da inauguração. As dimensões do estádio são de aproximadamente 250 metros de comprimento no eixo norte-sul e 200 metros no eixo este-oeste; a altura é de 48 metros[95]. A seção norte do estádio tem 9 pisos e a seção sul tem 5 pisos. A área interna total do estádio é de 119.945 m2[95].

Existem quatro grandes telas de LED instalados no interior do estádio (dois deles com 190 m2 e os outros dois com 179 m2)[96]. No exterior, estão instalados duas telas de vídeo na fachada do estádio. Existem ainda cerca de 1.800 telas de vídeo de diferentes dimensões instalados no interior e no recinto[97].

Setores[editar | editar código-fonte]

Embora o estádio tenha a forma de uma taça, é possível distinguir quatro setores separados no interior do estádio[98]. O South Stand foi concebido como um setor para os torcedores do clube mandante, é de um só piso e é o maior setor de um só piso do Reino Unido, com capacidade para 17.500 espectadores. A altura do South Stand é de 34,1 metros[99]. O design do South Stand é inspirado na Muralha Amarela do estádio do Borussia Dortmund, o Signal Iduna Park, e pretende ser o coração do estádio, criando o principal ruído dos torcedores durante os jogos[98][100].

O North Stand tem 35,5 metros de altura e é composta por três níveis com saguões nos pisos 1, 2, 4 e 5[99]. O East Stand e o West Stand têm 33,8 metros e 33,2 metros de altura, respetivamente, e dispõem de saguões nos pisos 1 e 5, eles têm quatro níveis cada: dois níveis grandes e mais dois pequenos para acomodar os assentos premium e VIP[99]. O estádio tem cerca de 8.000 "lugares premium", bem como camarotes VIP[101]. Todos os 62.062 lugares do estádio são de cor azul-marinho (as cores do Tottenham)[102]. 42.000 lugares são reservados para os titulares de bilhetes da temporada do clube[103]. A largura mínima dos lugares é de 470 mm (em comparação com 455-460 mm em White Hart Lane), sendo a largura aumentada para 520-700 mm nos lugares premium, com maior espaço para as pernas. Foi atribuída uma área no canto nordeste do estádio aos torcedores visitantes, incluindo 3.000 lugares no nível inferior para as equipes da Premier League e até 15% da capacidade do estádio em três níveis para os jogos de copas em casa[104]. Existem zonas no canto noroeste do estádio para as crianças que assistem aos jogos. Existem também lugares para espectadores com deficiência nos quatro setores[103].

Referências

  1. «New Tottenham Stadium.». stadiumdb.com. Consultado em 24 de outubro de 2018 
  2. «It's seen Diego Maradona to Johan Cruyff but Spurs have finally outgrown the Lane». The Independent (em inglês). 14 de maio de 2017. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  3. «Spurs' Stadium». Tottenham Hotspur (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  4. Evans, Tony (13 de maio de 2017). «The Shelf once made White Hart Lane London's most hostile stadium». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  5. «Premier League finances enter new era, says Deloitte». BBC News (em inglês). 31 de maio de 2016. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  6. Conn, David (6 de junho de 2018). «Premier League finances: the full club-by-club breakdown and verdict». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  7. a b «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  8. Standard, Raoul Simons, Evening (14 de abril de 2012). «Spurs plan down the Tube». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  9. «West Ham chosen as preferred Olympic Stadium tenant». BBC News (em inglês). 11 de fevereiro de 2011. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  10. a b «Spurs commit to new stadium in Tottenham | Reuters». web.archive.org. 15 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  11. Young, Alex (24 de janeiro de 2019). «New Tottenham stadium: Latest pictures, video and opening date info». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  12. «Tottenhamhotspur.com - News Extra - Stadium Update». web.archive.org. 9 de maio de 2008. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  13. Hytner, David (9 de abril de 2008). «Spurs consider White Hart Lane exit for 55,000-seat stadium». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  14. «Tottenham Hotspur confirms Northumberland Development Project 30 October 2008 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 15 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  15. «BBC SPORT | Football | My Club | Tottenham | Spurs reveal images of new ground». web.archive.org. 16 de dezembro de 2008. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  16. «Tottenham Hotspur stadium plan drops hotel for college and more flats - News - Tottenham Journal». web.archive.org. 21 de fevereiro de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  17. «Spurs face season away from home». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  18. «Tottenham's new stadium could have an ice rink». The Telegraph (em inglês). 1 de abril de 2009. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  19. «Spurs aim for new stadium by 2012» (em inglês). 26 de outubro de 2009. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  20. Richardson, Sarah; Richardson2008-11-18T11:06:00+00:00, Sarah Richardson Sarah. «Make and KSS to design Spurs stadium». Building (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  21. Allen, Felix (12 de abril de 2012). «Spurs try again as £400m stadium plan is ruled offside». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  22. «Tottenham's plans to redevelop White Hart Lane shown red card | Tottenham - Times Online». web.archive.org. 28 de maio de 2010. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  23. «15 historic buildings set for demolition under Spurs stadium plans». www.savebritainsheritage.org. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  24. «Premier League: Tottenham press ahead with stadium plans». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  25. «Tottenham redesign new stadium to preserve listed buildings». The Telegraph (em inglês). 19 de maio de 2010. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  26. «Tottenham given go ahead to redevelop White Hart Lane by Mayor of London Boris Johnson». The Telegraph (em inglês). 25 de novembro de 2010. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  27. «Tottenhamhotspur.com - News - Stadium Plans». web.archive.org. 3 de outubro de 2010. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  28. «New Stadium Plans Update 9 December 2010 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 3 de abril de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  29. «Club Announcement 16 February 2015 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 18 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  30. Kilpatrick, Dan (30 de julho de 2018). «Tottenham stadium plans influenced by 2011 London riots». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  31. «Northumberland Development Project Update - News Articles - Tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 24 de novembro de 2011. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  32. «Tottenham handed stadium boost». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  33. «Tottenham stadium: Club offered White Hart Lane deal». BBC News (em inglês). 28 de setembro de 2011. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  34. «Spurs confirm intention to stay in Tottenham and help rejuvenate the area». Tottenham Independent (em inglês). 31 de janeiro de 2012. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  35. «Wayback Machine» (PDF). web.archive.org. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  36. a b «New Scheme - Key Improvements - Tottenham Hotspur - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 14 de julho de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  37. Bevan, Robert (25 de março de 2014). «Tottenham in £1 billion turnaround». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  38. «Spurs granted right to remove final business in the way of new ground - News - Tottenham Journal». web.archive.org. 15 de fevereiro de 2013. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  39. A, Bryan (29 de março de 2012). «Another Obstacle Between Tottenham Hotspur and Their New Stadium Falls». Cartilage Free Captain (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  40. «New Tottenham Hotspur stadium scheme gets the green light». GOV.UK (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  41. «Northumberland Development Project - CPO Confirmed 11 July 2014 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 13 de julho de 2014. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  42. «Tottenham plans for new stadium given massive boost as business looking to block move loses High Court appeal». The Telegraph (em inglês). 20 de fevereiro de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  43. «Joint Statement 31 March 2015 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 1 de abril de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  44. «Chairman's message 16 May 2015 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 12 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  45. Waite, Richard (24 de outubro de 2013). «Tottenham Hotspurs' secret plans for White Hart Lane mega stadium». The Architects’ Journal (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  46. «Tottenham sign deal with NFL to stage American Football matches at new 61,000-seater stadium». The Telegraph (em inglês). 8 de julho de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  47. «Architect Christopher Lee discusses stadium design». web.archive.org. 1 de abril de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  48. «Tottenham Hotspur Football Club Stadium Development | Haringey Council». www.haringey.gov.uk. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  49. «Tottenham get planning green light». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  50. Long, Sam (25 de fevereiro de 2016). «Tottenham's new stadium receives Mayor's approval». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  51. «Football news in brief». The Observer (em inglês). 12 de julho de 2014. ISSN 0029-7712. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  52. «New Scheme - Key Improvements - Tottenham Hotspur - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 14 de julho de 2015. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  53. «Final go-ahead for £400m Spurs stadium». Construction Enquirer (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  54. «Tottenham Hotspur Football Stadium - Morrisroe». web.archive.org. 31 de agosto de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  55. George-Miller, Dustin (6 de maio de 2016). «Tottenham Hotspur confirms partial demolition of White Hart Lane stand in 2016-17». Cartilage Free Captain (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  56. «Stadium construction update - latest aerial photos 17 August 2016 - News - tottenhamhotspur.com». web.archive.org. 17 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  57. «Wayback Machine». web.archive.org. 25 de novembro de 2020. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  58. a b «Home Sweet Home: Tottenham Hotspur's last match at White Hart Lane | POPULOUS». web.archive.org. 11 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  59. «Wayback Machine». web.archive.org. 25 de fevereiro de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  60. Gold, Alasdair (4 de agosto de 2017). «Spurs release time-lapse video showing new stadium progress and how it will look». Football London (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  61. «Spurs release brilliant time-lapse video showing new stadium progress and how it will look - football.london». web.archive.org. 17 de outubro de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  62. Hein, Thomas (10 de novembro de 2017). «Tottenham Deploy 'Trees' In New £850m Stadium To Take The Weight Of The South Stand Which Will Be The Largest In Europe». To The Lane And Back (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  63. «New stadium update: Commencement of roof lift». Tottenham Hotspur (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  64. Gold, Alasdair (26 de março de 2018). «Images show how new Spurs stadium will glow with colours at night». Football London (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  65. «White Hart Lane crushed aggies form new Spurs stadium floors». Construction Enquirer (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  66. «New stadium - latest photos - Shelf Bar and LED screens». Tottenham Hotspur (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  67. Ouzia, Malik (5 de outubro de 2018). «In Pictures: Spurs unveil 'world-first' tech as new pitch is laid». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  68. Gold, Alasdair (28 de março de 2019). «15 impressive facts about Tottenham Hotspur's new stadium». Football London (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  69. Gold, Alasdair (11 de março de 2019). «New Spurs stadium: Naming rights, the corner 'issue', test events & 55 photos». Football London (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  70. «Spurs announce Wembley stay and reveal first White Hart Lane match». The Independent (em inglês). 14 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  71. «Spurs announce Test Events for new stadium». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  72. Gold, Alasdair (11 de agosto de 2018). «New Spurs stadium: If ground will be ready, test events & 50 new photos». Football London (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  73. Law, Matt (9 de novembro de 2018). «Tottenham staff given sneak preview of spectacular new stadium». The Telegraph (em inglês). ISSN 0307-1235. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  74. George-Miller, Dustin (24 de julho de 2018). «Tottenham confirm two test events ahead of new stadium opening». Cartilage Free Captain (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  75. «Tottenham stadium Q&A: What has to happen before they move in?». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  76. a b Wilson, Jeremy (13 de agosto de 2018). «Tottenham forced to delay opening of new stadium until end of October after 'issues with critical safety systems'». The Telegraph (em inglês). ISSN 0307-1235. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  77. «Tottenham stadium delay down to 'faulty wiring', says Mace». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  78. desk2019-04-17T11:02:00+01:00, Building news. «Spurs stadium: The story so far». Building (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  79. «Tottenham stage 'fan familiarisation event' at new White Hart Lane stadium». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  80. Bhardwaj, Vaishali (24 de março de 2019). «J'Neil Bennett makes history as Tottenham U18s win at new stadium». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  81. «Tottenham to move to new stadium in April». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  82. «Spurs Legends 4-5 Inter Forever: Gazza features in final new stadium test». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  83. «Legends thrill fans at new stadium». Tottenham Hotspur (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  84. «Premier League fixtures 2018-19: Man City visit Arsenal on opening weekend - BBC Sport». web.archive.org. 27 de março de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  85. «Spurs to face Liverpool at new stadium». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  86. Kilpatrick, Dan (3 de setembro de 2018). «Spurs confirm Wembley date for Man City and European group games». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  87. Aarons, Ed (26 de outubro de 2018). «Tottenham confirm they will not play in new stadium until 2019». The Guardian (em inglês). ISSN 0261-3077. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  88. a b «Tottenham confirm first fixture at new stadium». The Independent (em inglês). 17 de março de 2019. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  89. «Tottenham given permission to move Watford Carabao Cup tie to Milton Keynes». Sky Sports (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  90. «Raiders face Seahawks in first game at new Tottenham stadium | Reuters». web.archive.org. 27 de junho de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  91. «Spurs open club shop, but no date for stadium». ESPN.com (em inglês). 23 de outubro de 2018. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  92. Rosser, Jack (3 de abril de 2019). «Spurs pay homage to regeneration of Tottenham after 2011 riots». Evening Standard (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  93. Burt, Jason; Tyers, Alan (3 de abril de 2019). «Son Heung-min writes his name in Spurs folklore with first goal in Tottenham's new stadium». The Telegraph (em inglês). ISSN 0307-1235. Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  94. «Tottenham win first game in new stadium». BBC Sport (em inglês). Consultado em 30 de dezembro de 2023 
  95. a b «Wayback Machine». web.archive.org. 25 de novembro de 2020. Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  96. Gold, Alasdair (19 de maio de 2018). «New Spurs stadium: Latest photos and video as we walk around site». Football London (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  97. «Tottenham Hotspur Selects Daktronics To Provide LED Video Displays For New Stadium». www.daktronics.com (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  98. a b Nast, Condé (23 de janeiro de 2017). «Spurs stadium designers: "We've built it like a concert hall"». British GQ (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  99. a b c «Welcome to Our New Home» (PDF). 13 de janeiro de 2019. Consultado em 31 de dezembro de 2023. Cópia arquivada (PDF) em 1 de abril de 2019 
  100. «Behind the Design: The Single-Tier Stand to Drive Atmosphere of Tottenham Hotspur's New South Stand | POPULOUS». web.archive.org. 6 de abril de 2018. Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  101. «'It felt like the first day of the season' - inside Tottenham's £1bn stadium». BBC Sport (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  102. 161385360554578 (27 de junho de 2018). «Tottenham's new stadium to have 15,000 seats ripped out». talkSPORT (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  103. a b «Welcome Home - Secure Your Seat and 'Look Around' the New Stadium». Tottenham Hotspur (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 
  104. Gold, Alasdair (19 de abril de 2017). «Seven answers about Spurs' new stadium including if the cockerels will be saved». Football London (em inglês). Consultado em 31 de dezembro de 2023 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Tottenham Hotspur Stadium