Estádio da Luz (Sunderland)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Stadium of Light)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre estádio do Sunderland Clube da Associação Futebol. Para estádio do Lisboa, veja Estádio da Luz.
Stadium of Light
Stadium of Light sunderland crest.jpg

Nome Stadium of Light
Características
Local Sunderland  Reino Unido
Gramado Grama (115 × 75)
Capacidade 49,000
Construção
Data 1997
Custo £23,000,000
Inauguração
Data 1997
Partida inaugural N/A
Primeiro gol N/A
Outras informações
Proprietário Inglaterra Sunderland A.F.C.
Administrador Inglaterra Sunderland A.F.C.
Mandante Sunderland A.F.C.

Estádio da Luz (em inglês: Stadium of Light) é um estádio de futebol localizado em Monkwearmouth, Sunderland, Inglaterra. Com espaço para 49 000 espectadores, tem a quinta maior capacidade de qualquer estádio de futebol em Inglaterra e é um dos cinco fundamentos do país para lhe ter sido dado um quatro-estrelas pela UEFA. O estádio tem principalmente como anfitriões o Sunderland A.F.C.. Contráriamente ao que algumas pessoas mal informadas pensam, o nome Stadium of Light não se baseia no nome do estádio do clube português Sport Lisboa e Benfica, chamado Estádio da Luz mas sim como refere no próprio site do clube e passo a citar "The name Stadium of Light is a tribute to the traditional mining industry which brought prosperity to the town" ou seja, o nome é um tributo á industria mineira que trouxe prosperidade á cidade.

Bem como o estadio é hospedagem aos jogos do Sunderland, o estádio já sediou jogos da Seleção Inglesa de Futebol em duas ocasiões, assim como a Inglaterra sub-20 futebol jogou. Com uma capacidade inicial de 42.000, ela foi ampliada em 2002 com 49.000 lugares, e sua concepção simplista é esperado para permitir até uma eventual na capacidade de 63.000. A participação do recorde no Estádio é 48.285, estabelecido em 2001 contra o Leeds United. Juntamente com hospedagem jogos de futebol, o estádio está previsto para acolher dois concertos musicais em 2009, com os Oasis e Take That como principais intérpretes. O terreno também realiza conferências e banquetes suites, o Black Cats Bar, e um clube loja Sunderland mercadoria.

História[editar | editar código-fonte]

Após a liberação do relatório Taylor em 1989,Sunderland era obrigado a fazer planos para transformar a sua casa Roker Park em um estádio lugares. Roker Park foi um terreno que consistiram principalmente de terraços de pé, e se converteu em todo - lugares teria realizado muito menos espectadores do que antes. Então, no início da década de 1990, Sunderland começou a estudar a possibilidade de deslocalização .

Visão interna do estadio.

O front-runner que emergiu foi proposto um estádio localizado em uma área de terreno adjacente à fábrica Nissan carro. A todos os 48.000 lugares-solo foi rotulado "o Wembley do Norte."

Stadium of light from distance.jpg

Os planos não veio a fruição. Em 1992, a Nissan lançou um funcionário objecção, Sunderland, em última instância, forçar a abandonar a ideia. Em 1995 o Sunderland apresentou um plano para construir um estádio sobre o antigo local de Wearmouth Colliery. A área, na margem norte do rio Wear Sheepfolds no distrito de Sunderland, estava apenas a algumas centenas de metros de Roker Park, e perto do centro da cidade. Em 13 de Novembro de 1995, o presidente do Sunderland Bob Murray anunciou que o Tyne and Wear Development Corporation havia aprovado planos para a construção de um estádio 34000-lugares.

Ícone de esboço Este artigo sobre estádios de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.