Saltar para o conteúdo

Arte celta: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Xqbot (discussão | contribs)
Linha 11: Linha 11:
* [[Arte hiberno-saxónica]]
* [[Arte hiberno-saxónica]]
* [[Druída]]
* [[Druída]]

=={{Ligações externas}}==
*[http://www.arsantiqua.com.br Ars Antiqua] Site de artesãos brasileiros que confeccionam artigos com '''inspiração celta''', entre outros.


{{commonscat|Celtic art}}
{{commonscat|Celtic art}}
Linha 17: Linha 20:


{{Esboço-arte}}
{{Esboço-arte}}




[[Categoria:Celtismo]]
[[Categoria:Celtismo]]

Revisão das 13h41min de 23 de agosto de 2010

Cruz celta em Rock of Cashel, Irlanda.

A arte dos celtas, povos antigos da Europa Central e Ocidental; no período pré-romano habitavam grande parte da Europa, inclusive Inglaterra, Gália, partes de Portugal e da Espanha, Alemanha, República Tcheca e Eslováquia. Um tipo diferente de arte céltica batizada em homenagem a La Tène, na Suíça, desenvolveu-se primeiro no século V a.C., basicamente em trabalhos de metal, um campo no qual os celtas mostraram extraordinária habilidade. Os celtas ornavam objetos de uso comum, como armas, armaduras, canecas e jarras, e faziam também algumas jóias, trabalhando principalmente em bronze e ouro e empregando sofisticadas técnicas de incrustação. Os motivos vinham de diversas fontes, mas foram transformados pela criatividade celta, que se deliciava com fortes desenhos geométricos e espirais, muitas vezes combinados com formas animais estilizadas, em elementos abstratos. As figuras humanas eram raras e sempre representadas de maneira um tanto abstrata. A conquista romana tendeu a converter as formas nativas num classicismo provincial, fazendo com que a tradição celta sobrevivesse com mais força nas áreas extremas da Europa, de modo especial na Irlanda, fora do Império Romano.

Quando os missionários cristãos se estabeleceram na Irlanda, durante a Idade Média, a arte que levaram para lá mesclou-se com elementos celtas, formando um típo único de arte. Ainda restam vários manuscritos celtas para comprovar esta fusão de estilos. O mais marcantes desses manuscritos são os capitulares (primeiras letras de cada capítulo), que eram ornadas com extrema complexidade.

Ver também

Ligações externas

  • Ars Antiqua Site de artesãos brasileiros que confeccionam artigos com inspiração celta, entre outros.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Arte celta
Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.