Atlântida (Xangri-lá)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2016). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Atlântida é uma praia brasileira que compõe a orla do município de Xangri-lá, no estado mais meridional do Brasil, o Rio Grande do Sul.

É um dos balneários que compõem a orla de Xangri-lá, município que faz limite pelo litoral com Capão da Canoa ao norte, e com Osório ao sul, e que tem como vias de acesso a RS-389, conhecida como Estrada do Mar, e a BR-101, que deve ser deixada para trás na localidade de Morro Alto, onde adentra-se na RS-407.

Comparando-se distâncias deste balneário com as capitais mais próximas e tomando-se como ponto de partida a sede de Xangri-lá, a distância é de 130 quilômetros de Porto Alegre e 348 quilômetros de Florianópolis.

Infelizmente a má gestão municipal (Xangri-Lá), mesmo com arrecadação altíssima de IPTU e em crescimento constante não realiza qualquer tipo de investimento ou manutenção no balneário. Sequer esgoto cloacal ou pluvial existe, contaminando o solo durante o verão com fossas sépticas. Possui ruas sem qualquer manutenção, sem nomes, sem iluminação (a iluminação atual de vapor metálico foi comprada diretamente pelos moradores sem qualquer auxilio da prefeitura), dentre diversos outros problemas. O retorno do IPTU é zero.

Características[editar | editar código-fonte]

A maioria dos frequentadores da praia está entre a população gaúcha de classe social média alta a alta alta, além de ser também uma das mais visadas pelos surfistas de todo o estado, por ter ondas consideradas grandes, tendo como destaque sua plataforma inspirada nos modelos das praias californianas. Entretanto, a maioria dos surfistas gaúchos ainda preferem as praias de Torres e do litoral do estado de Santa Catarina. O mar de Atlântida tem cor marrom, sendo chamado, popularmente, de chocolatão. A água do mar costuma ser considerada fria pelos gaúchos.

A praia tem opções de restaurantes, danceterias e decks com espaços de música, lazer, gastronomia e esportes à beira-mar, como nos clubes de praia.

Há ainda a avenida Paraguassú, que atravessa todo o balneário e que continua no município de Capão da Canoa e, para o outro lado, nos outros balneários de Xangri-lá. Nesta avenida existem vários estabelecimentos comerciais que servem à população fixa e a flutuante desta praia.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]