Tarawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Atol de Tarawa)
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para o conflito, veja Batalha de Tarawa. Para os navios, veja Classe Tarawa.
Atol de Tarawa visto do espaço.
Mapa do atol de Tarawa.

Tarawa ou, em português, Taraua[1][2][3] é um atol situado na República de Kiribati, na região central do Oceano Pacífico. Antiga capital da colônia britânica das Ilhas Gilbert e Ellice, o atol ficou famoso na história contemporânea por ser o local da sangrenta Batalha de Tarawa, durante a Guerra do Pacífico na Segunda Guerra Mundial.

O atol de Tarawa é formado por 24 ilhas, das quais oito são inabitadas. A maior delas, Tarawa Sul, é a capital de Kiribati e se estende do lado sudeste do atol até a lagoa de Bairiki. Ela também abriga a maior cidade do atol, Bikenibeu e o único aeroporto da região, o Aeroporto Internacional de Bonkiri.

Sua população é de cerca de 29 000 habitantes, na maioria micronésios das Ilhas Gilbert. A moeda local é o dólar australiano e na ilha de Betio existe um grande porto por onde são exportadas pérolas e copra, a parte sólida comestível interna do coco.

Subdivisões[editar | editar código-fonte]

Tarawa tem três regiões administrativas: Teinainano Urban Council, conhecida como South Tarawa, se estende de Bairiki a Bonriki e é a capital do Kiribati; Betio Town Council na ilha de Betio e Tarawa Ieta, ou North Tarawa, que cobre as ilhas ao nordeste de Bonriki.

O centro administrativo, com a presidência e os ministérios, fica situado na ilha de Bairiki, em South Tarawa e o Parlamento na ilha de Ambo.

Memórias de guerra em Betio, Tarawa.

As principais ilhas que formam o atol são Abaokoro, Abatao, Bairiki, Betio, Biketawa, Bonriki, Buariki, Buota, Kainaba, Marenanuka, Nabeina, Notoua, Nuatabu, Tabiang, Tabonibara, Taratai, além de Abanuea, Bikeman e Tebua Tarawa, as três atualmente submersas devido a mudanças na corrente marítima e a alta das marés. As principais cidades e vilas são: Abatao, Bairiki, Bikenibeu, Bonriki, Buariki, Buota, Eita, Marenanuka, Taborio e Teaorareke.

História[editar | editar código-fonte]

Tarawa entrou para a história do século XX como o local da Batalha de Tarawa, a mais dura e sangrenta das batalhas na rota dos atóis do Pacífico, entre japoneses e norte-americanos. Ali, em apenas quatro dias de novembro de 1943, cerca de 6000 soldados de ambos os exércitos morreram durante os combates pela conquista do atol.

Transporte[editar | editar código-fonte]

Tarawa é servida pelo Aeroporto Internacional de Bonriki (IATA: TRW, ICAO: NGTA).

Referências

  1. Serviço das Publicações da União Europeia. «Anexo A5: Lista dos Estados, territórios e moedas». Código de Redacção Interinstitucional. Consultado em 18 de janeiro de 2012 
  2. Macedo, Vítor (Primavera de 2013). «Lista de capitais do Código de Redação Interinstitucional» (PDF). Sítio web da Direcção-Geral da Tradução da Comissão Europeia no portal da União Europeia. A Folha — Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 41). 15 páginas. ISSN 1830-7809. Consultado em 23 de maio de 2013 
  3. Instituto Internacional da Língua Portuguesa. «Taraua». Vocabulário Ortográfico Comum da Língua Portuguesa. Consultado em 28 de maio de 2017 


Flag of Kiribati.svg Kiribati
História • Política • Subdivisões • Geografia • Economia • Demografia • Cultura • Turismo • Portal • Imagens