Axel Bergstedt

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Axel Bergstedt (*Bleckede,Alemanha, 2 de abril de 1962 é um maestro e compositor brasileiro.

Vida[editar | editar código-fonte]

Maestro Axel Bergstedt rege a Orquestra "Johann Sebastian Bach" de Hamburgo, Alemanha

O maestro e compositor Axel Bergstedt nasceu na Alemanha, participando na congregação evangélica-luterana da catedral de Ratzeburg, perto do mar báltico. Lá existe um centro de música sacra formado pelo excelente maestro Neithard Bethke, que se tornou professor de Axel por vários anos. Mais tarde Axel estudou Música sacra, Música geral e Regência de coral e orquestra, principalmente em Hamburgo, com Klauspeter Seibel[1] , Klaus Vetter e Heinz Wunderlich. Seu instrumento principal foi o antigo órgão das igrejas (órgão de tubos), segundo instrumento piano.

Trabalhou vários anos como músico na igreja evangélica luterana de Farmsen (Hamburgo), antes de tornar-se regente da orquestra Johann Sebastian Bach de Hamburgo e de seu coral e coral infantil. Tornou-se conhecido como compositor pelo grande musical Ronja Räubertochter (Ronja, filha de ladrão) sobre o livro da famosa escritora Astrid Lindgren,(Suécia)[2] .

Participou como músico convidado na rádio e televisão e em muitos CDs, tiragem em total de 8 milhões. Além de se destacar na música clássica e no musical participou como músico convidado em projetos de música popular como por exemplo dois CDs do grupo roqueiro internacional Helloween.

O primeiro contato com o Brasil aconteceu em 1994, quando a cidade Novo Hamburgo/RS e a Confederação de Coros brasileiros convidaram o coral distrital de Hamburgo, Alemanha, sob liderança de Axel para fazer apresentações no Brasil. Em 2001 casou-se no Brasil e, com sua mulher, atuou, em Belo Horizonte, em projetos sociais ligados a várias igrejas e denominações.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) convidou-o em 2005 para ir a Cariacica, ES, a fim de começar um novo projeto de música. [3]

Além de escrever várias novas composições, ele interpreta também obras clássicas da Alemanha e de outros países, principalmente dos grandes compositores luteranos como Bach, Händel e Brahms.

No Brasil é conhecido principalmente sua composição no estilo antigo sobre o hino "Louva ao Senhor potentíssimo" [4] e "Até quando" [5] . Também é autor da versão brasileira "Aquecendo Corações" do gospel americano "Let our hearts burn", música titular do CD Aquecendo Corações [6]

Entre os alunos de Axel Bergstedt, destacam-se as três cantoras da banda Black Buddafly, e os maestros Jacob Deiml (Alemanha) e Kimiko Mizutani, (Japão).

Referência[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]