Bandeira de Mónaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bandeira do Mónaco
Bandeira do Mónaco
Aplicação
Proporção 4:5
Adoção 4 de abril de 1881
Tipo Nacionais
 Nota: Não confundir com Bandeira da Indonésia.

A Bandeira de Mônaco (português brasileiro) ou do Mónaco (português europeu) tem dois campos horizontais iguais de vermelho (cima) e branco. O branco e o vermelho são as cores heráldicas que representam a Casa de Grimaldi desde o ano de 1339.

O Principado tem usado, como insígnia, a atual bandeira do Governo de Mónaco, mas as versões anteriores figuravam as escudo de armas, que há sido utilizado desde a fundação do Principado (salvo o período em que esteve anexado a França (1793-1814).

A versão atual da Bandeira Nacional foi adotada em 4 de abril de 1881, sob o governo de Carlos III.

Existiu um estandarte composto por um losango com as cores da Casa de Grimaldi (na terminologia heráldica: losango de prata e gules) muito utilizado durante o século XVII.

Bandeira do Governo Principesco[editar | editar código-fonte]

A Bandeira do Governo Principesco é de cor branca, as proporções de sua altura e largura são de 2:3. No centro da bandeira figura o escudo de Mónaco. Esta bandeira tem poucos usos em outros países: se usa em todas as dependências onde o poder emana (de uma maneira direta ou indireta) do Príncipe Soberano como no Palácio do Príncipe de Mônaco, nas embaixadas, consulados, monegascos e nas dependências onde o poder emana do povo como no Conselho Nacional de Mónaco.

Estandarte do Príncipe[editar | editar código-fonte]

O Estandarte do Príncipe é de cor branca com dimensões 3:4 ou 5:6 quando utilizada com franjas. No centro figura a Coroa do Príncipe (que é uma Coroa Real) e duas letras opostas (monograma) que reproduzem a inicial do nome de Casa Príncipe Soberano.

Bandeiras históricas[editar | editar código-fonte]

Semelhanças[editar | editar código-fonte]

A Bandeira de Mónaco praticamente possui a mesma configuração de faixas e cores da Bandeira da Indonésia, com uma pequena diferença das mesmas quanto a proporção e a tonalidade do vermelho.[1] Também possui uma certa semelhança com a Bandeira de Singapura e com a da Polónia, porém esta última possui as cores invertidas.

Ligações Externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Bandeira de Mónaco

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Qual é a bandeira de Monaco e como ela difere da Indonésia». pt.nextews.com. Consultado em 28 de setembro de 2021