UHE Rasgão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Barragem de Rasgão)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Barragem de Rasgão está localizada no estado brasileiro de São Paulo, próxima à cidade de Pirapora do Bom Jesus e represa as águas do rio Tietê.

Quando o rio Tietê abandona a capital de São Paulo, ele inicia a sua descida rumo a cidade de Itu, e começa a percorrer um traçado sinuoso, esgueirando-se por entre diversas colinas, locais propícios para a construção de barragens.

Em um destes pontos foi erguida a Barragem Edgard de Souza, destinada a produção de energia elétrica em Santana de Parnaíba.

Um pouco mais a frente, quando o rio Tietê entra no município de Pirapora do Bom Jesus, foi erguida a Barragem de Pirapora do Bom Jesus. Esta barragem no momento, apenas se destina ao acúmulo de água, para ser utilizada na geração de energia elétrica pela usina de Rasgão, que se situa pouco mais abaixo do rio, ambas barragens construídas em trechos estreitos do rio Tietê.

Seus reservatórios não são de grandes dimensões mas aproveitam todo potencial hidrológico do rio Tietê que mantém um fluxo constante de água, por todo o ano.

Desta forma, a Barragem de Rasgão funciona em conjunto com a Barragem de Pirapora do Bom Jesus.