Bertha Worms

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Bertha Worms
Auto retrato
Nome completo Anna Clémence Berthe Abraham Worms
Nascimento 26 de fevereiro de 1868
Uckange
Morte 27 de junho de 1937 (69 anos)
São Paulo
Ocupação pintora e professora
Influências
Influenciados
Prémios Medalha de Ouro do Salão Nacional de Belas Artes

Anna Clémence Berthe Abraham Worms (Uckange, França, 26 de fevereiro de 1868 - São Paulo, 27 de junho de 1937), mais conhecida como Bertha Worms foi uma professora e pintora de gênero e de retratos franco-brasileira.

Vida e obra[editar | editar código-fonte]

Nascida na França no seio de uma família judia, Berthe Worms iniciou-se na pintura aos treze anos, matriculando-se na Escola de Belas-Artes de Paris. Aos dezessete, obteve diploma de professora de desenho nas escolas comunais de Paris, outorgado pelo Ministério da Instrução Pública e de Belas Artes, onde foi aluna de Robert Fleury, Gustave Boulanger e Benjamin Constant.

Em 1892, casa-se, em Paris, com o cirurgião-dentista brasileiro Fernando Samuel Worms. Transfere-se com o marido para o Brasil, residindo por dois anos no sul do país. Em 1894, fixa residência em São Paulo, onde cria e dirige o Curso de Desenho e Pintura, organizando anualmente exposições coletivas com seus alunos.

Em 1895, expõe no Salão Nacional de Belas Artes, obtendo a Medalha de Ouro. Participou da I Exposição Brasileira de Belas Artes (1911-1912), no Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo, com três obras. Também expôs na Mostra Comemorativa do Centenário da Independência, realizada no Palácio das Indústrias de São Paulo (1922). No ano seguinte, expõe pela primeira vez com seu filho, Gastão Worms.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • A PINACOTECA do Estado. Texto Carlos Alberto Cerqueira Lemos, Paulo Mendes da Rocha, Maria Cecília França Lourenço; apresentação Ricardo Ohtake, Emanoel Araújo; pesquisa Malú Grima, Sandra Regina Gonçalves, Lucila de Sá Carneiro, Carlos Dal Rovere Júnior, Carmem Correa, José de Oliveira Júnior, Paulo de Tarso. São Paulo: Banco Safra, 1994. 319 p., il. color.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Bertha Worms