Saltar para o conteúdo

Brahmāstra: Part One – Shiva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brahmāstra: Part One – Shiva
Brahmāstra: Part One – Shiva
 Índia
2022 •  cor •  167 min 
Direção Ayan Mukerji
Produção
Roteiro Ayan Mukerji
Hussain Dalal (diálogos)
Narração Amitabh Bachchan
Elenco
Música Pritam (músicas)
Simon Franglen (trilha)
Cinematografia
  • V. Manikandan
  • Pankaj Kumar
  • Sudeep Chatterjee
  • Vikash Nowlakha
  • Patrick Duroux
Edição Prakash Kurup
Companhia(s) produtora(s)
Distribuição
Lançamento
  • 9 de setembro de 2022 (2022-09-09)
Idioma hindi
Orçamento est. INR410 crore (incluindo custo de marketing)[8]
Receita est. INR431 crore[9]

Brahmāstra: Part One – Shiva (pronunciado [bɾəɦmaːstrə]) é um filme de ação e aventura de fantasia[c] indiano em hindi de 2022, escrito e dirigido por Ayan Mukerji. É produzido por Karan Johar, Apoorva Mehta, Namit Malhotra e Mukerji (em sua produção de estreia) - sob as produtoras Dharma Productions, Starlight Pictures e Prime Focus em associação com Star Studios, junto com Ranbir Kapoor e Marijke DeSouza. O filme serve como a primeira parte de uma trilogia planejada, que é planejada para fazer parte de um universo cinematográfico intitulado Astraverso. É estrelado por Amitabh Bachchan, Ranbir Kapoor, Alia Bhatt, Nagarjuna Akkineni e Mouni Roy com Shah Rukh Khan e Deepika Padukone fazendo aparições no filme. Inspirado em histórias da mitologia hindu, o filme acompanha Shiva, um órfão com poderes pirocinéticos que descobre ser um astra, uma arma de enorme energia. Ele tenta impedir que o mais forte dos astras, o Brahmāstra, caia nas mãos de forças das trevas que compartilham uma história com ele.

A produção do filme levou 8 anos para ser concluída. Foi concebido pela primeira vez por Mukerji em 2011, com elementos centrais inspirados na história indiana e histórias que ele ouviu em sua infância. Seu desenvolvimento foi revelado pela primeira vez em julho de 2014 com lançamento previsto para 2016, mas seu anúncio oficial por Johar só chegaria em outubro de 2017; inicialmente chamado de Dragon, o anúncio também revelou que o filme seria intitulado Brahmāstra e teria duas sequências. A fotografia principal durou cinco anos, de fevereiro de 2018 a março de 2022, com locais de filmagem incluindo Bulgária, Londres, Nova York, Edimburgo, Tailândia, Manali, Mumbai e Varanasi.[12] A produção e o lançamento do filme foram adiados várias vezes, primeiro devido a atrasos na produção e restrições monetárias e, posteriormente, devido à pandemia de COVID-19. A trilha sonora do filme é composta por Simon Franglen, enquanto a trilha sonora é composta por Pritam e escrita por Amitabh Bhattacharya.

Brahmāstra: Part One – Shiva foi lançado nos cinemas em 9 de setembro de 2022 em formatos padrão, 3D, IMAX 3D e 4DX 3D pela Star Studios na Índia, 20th Century Studios na América do Norte e pela Walt Disney Studios Motion Pictures em todo o mundo. É a primeira produção lançada sob o nome Star Studios[d] após a aquisição da 21st Century Fox pela Disney. O filme recebeu críticas mistas com elogios por suas performances, efeitos visuais, música, trilha sonora e sequências de ação, enquanto as críticas foram direcionadas principalmente à história, escrita e diálogo. O filme arrecadou mais de INR431 crore (US$ 269,27 milhões) em todo o mundo, tornando-se o filme hindi de maior bilheteria de 2022, o quinto filme indiano de maior bilheteria de 2022 e o 20º filme indiano de maior bilheteria de todos os tempos. Duas sequências estão sendo desenvolvidas simultaneamente e um spin-off também está sendo considerado.

Na Índia antiga, um grupo de sábios nos Himalaias colidem com a energia Brahm-shakti, que produz muitas armas celestiais de grande poder chamadas astras. O mais forte entre eles, o Brahmāstra, tem a capacidade de destruir o mundo. Os sábios usam seus respectivos astras para domar o instável Brahmāstra e se tornar o Brahmānsh, uma sociedade secreta para proteger o mundo dos poderes dos astras.

Na atual Mumbai, Shiva, um disc jockey (interpretado por Ranbir Kapoor), se apaixona à primeira vista por Isha Chatterjee (interpretada por Alia Bhatt), uma moradora de Londres que está visitando a Índia para o festival Durga Puja no pandal de seu avô. Logo, Isha retribui e expressa seus sentimentos por Shiva. Shiva diz a ela que ele é um órfão que nunca conheceu seu pai e que sua mãe morreu em um incêndio quando ele era bebê. Enquanto isso, em Deli, o cientista e membro do Brahmānsh Mohan Bhargav (interpretado por Shahrukh Khan) é atacado por Zor e Raftar por causa de um pedaço de Brahmāstra que ele protege. Mohan luta usando o Vānarāstra, mas é finalmente subjugado por Junoon, que trabalha para o misterioso Dev. Sob a posse de Junoon, Mohan revela que a segunda peça de Brahmāstra é protegida por um artista e arqueólogo chamado Anish Shetty em Kashi. Antes que ele possa revelar a localização atual e o guru do Brahmānsh (Āshram), Mohan se joga de uma varanda.

Shiva tem uma visão do encontro de Mohan com Junoon. Ele e Isha vão para Kashi para avisar Anish, mas são interrompidos por Raftar, que agora empunha o Vānarāstra de Mohan. Anish o derrota usando o Nandi Astra antes de escapar com Shiva e Isha. Enquanto vão para Himachal Pradexe, onde fica o Āshram, eles são perseguidos por Junoon e Zor em um caminhão. Anish dá a segunda peça do Brahmāstra para Shiva e fica para lutar contra Junoon e Zor, apenas para ser morto. Shiva e Isha são perseguidos por Raftar até o Āshram, onde Shiva o mata usando o Agnyāstra depois que ele tentou matar Isha. No Āshram, eles aprendem sobre outros astras e Shiva é forçado a se juntar a Brahmānsh pelo guru Raghu para obter informações sobre seus pais. Ele conhece outros novos recrutas Rani, Raveena, Sher e Tenzing, todos treinados por Raghu sobre como usar seus respectivos astras e Shiva também ganha controle sobre o fogo. Conforme Junoon se aproxima deles, Raghu revela que Shiva é filho dos ex-membros do Brahmānsh, Dev e Amrita. Dev, na verdade, acordou o Brahmāstra porque ele era a única pessoa capaz de controlar vários astras ao mesmo tempo.

Amrita (grávida do filho de Dev), que empunhava o Jalāstra, o derrotou em uma batalha em uma ilha remota e os dois aparentemente morreram na batalha. O barco de Amrita foi encontrado nas ruínas da batalha, trazido de volta da ilha, com dois pedaços quebrados do Brahmāstra. As peças do Brahmāstra foram dadas a Mohan e Anish. Acreditava-se que a terceira peça estava faltando, com Raghu e Shiva concluindo que ambos sobreviveram à batalha. A terceira parte do Brahmāstra está no Mayāstra de Amrita disfarçado em uma concha, que Raghu libera deixando cair o sangue de Shiva na concha. Junoon e seu exército chegam ao Āshram atrás do Brahmāstra e mantêm todos como reféns. Shiva derrota Junoon enquanto também mata Zor, que empunhava Nandi Astra, e liberta todos. Mas Junoon consegue tirar a terceira peça de Isha. Ela aparentemente se sacrifica para ativar o Brahmāstra. A destruição começa e Isha está em perigo, mas Shiva ganha controle sobre o Brahmāstra com força recém-descoberta decorrente de sua proteção de Isha e se reúne com ela.

Antes dos créditos, devido a Junoon ter ativado o Brahmāstra, Dev, que estava preso como uma estátua em uma ilha desconhecida, é libertado.

  • Ranbir Kapoor como Shiva, um órfão e membro recém-recrutado do Brahmānsh, que possui o poder do Agnyastra, (o astra do fogo) dentro de si
    • Nivaan Gupta como bebê Shiva
  • Alia Bhatt como Isha Chatterjee, uma imigrante indiana de Londres que é o interesse amoroso de Shiva
  • Nagarjuna Akkineni como Anish Shetty, um artista e arqueólogo que é membro do Brahmānsh e empunhava o Nandi Astra
  • Mouni Roy como Junoon, que pretende reviver o Brahmāstra e libertar Dev
  • Amitabh Bachchan como Raghu, o atual líder do Brahmānsh, Guru dos membros recrutados e empunha o Prabhāstra
  • Saurav Gurjar como Zor, um capanga de Junoon[13]
  • Gurfateh Pirzada como Sher, um novo recruta de Brahmānsh que empunha o Nāg Dhanush[14]
  • Lehar Khan como Raveena, uma nova recruta do Brahmānsh que empunha o Gajāstra
  • Aditi Joshi como Rani, uma nova recruta de Brahmānsh que possui o Āyu Madrikā
  • Markand Soni como Santha, um novo recruta de Brahmānsh
  • Stanzin Delek como Tensing, um novo recruta do Brahmānsh que empunhava o Pawanāstra
  • Rouhallah Gazi como Raftaar, um capanga de Junoon
  • Chaitanya Sharma como Tiger, amigo de Shiva
  • Saqib Ayub como Ali, amigo de Shiva
  • Rashi Mal como Shaina, prima de Isha[15][16][17]
  • Rohan Rustomji como Sunny, prima de Isha
  • Farida Dadi como Aunty, senhoria de Shiva
  • Riyaaz Makaney como Dadaji, avô de Isha
  • Shah Rukh Khan como Mohan Bhargav, um cientista e membro do Brahmānsh que empunhava Vanarāstra.[18] O nome do personagem é uma referência ao personagem de Khan em Swades (2004).[19] (aparição)
  • Dimple Kapadia como Savitri Devi, um membro do Brahmānsh
  • Deepika Padukone como Amrita, mãe de Shiva e ex-membro do Brahmānsh que empunhava Jalāstra (aparição sem créditos)[20]

Brahmāstra: Part One – Shiva foi lançado em 9 de setembro de 2022, nos formatos padrão, 3D, IMAX 3D e 4DX 3D.[21][22] O filme foi lançado pela Star Studios na Índia nos idiomas hindi, tâmil, telugo, malaiala e kannada,[23] com o diretor de cinema telugo S. S. Rajamouli apresentando as versões dubladas nas últimas quatro línguas do sul da Índia.[24] É o primeiro filme lançado sob o nome Star Studios após a aquisição da 21st Century Fox pela Disney e rebranding da Fox Star Studios.[25] O filme também foi lançado na América do Norte pela 20th Century Studios[4][5] e mundialmente no mesmo dia pela Walt Disney Studios Motion Pictures.[6][26] Foi exibido em 5.000 telas na Índia e 3.000 no exterior, para um total mundial de 8.000 telas, a maior para um filme indiano.[27] O filme havia planejado prévias pagas nos Estados Unidos em 8 de setembro de 2022, um dia antes de seu lançamento.[28]

O filme foi originalmente planejado para ser lançado em 23 de dezembro de 2016, mas foi adiado por vários anos devido a atrasos na produção e restrições monetárias e, posteriormente, devido à pandemia de COVID-19.[29][30] Em outubro de 2017, o filme foi anunciado para lançamento em 15 de agosto de 2019;[31] Brahmāstra foi adiado para o Natal de 2019[32] e depois para o verão de 2020 devido ao trabalho pendente nos efeitos visuais e na música do filme.[33] Em fevereiro de 2020, sua data de lançamento foi anunciada como 4 de dezembro de 2020.[34] No entanto, devido à pandemia de COVID-19 na Índia, o lançamento foi adiado indefinidamente.[35][36] Em dezembro de 2021, foi anunciada a data de lançamento final de 9 de setembro de 2022.[37]

Em 2 de setembro de 2022, a Suprema Corte de Delhi, sob uma ordem provisória, impediu dezoito sites de pirataria de transmitir ilegalmente o filme na Internet, após uma ação movida pela Star India.[38][39]

Antes de seu lançamento, houve pedidos de boicote ao filme por nacionalistas hindus de direita que se opunham a todos os filmes de Bollywood, alegando que sentimentos anti-hindus prevaleciam na indústria.[40] Uma antiga entrevista de Kapoor, na qual ele mencionou que gosta de comer carne, ganhou força nas plataformas de mídia social; as vacas são veneradas no hinduísmo. Consequentemente, Kapoor e Bhatt foram impedidos de entrar no Mahakaleshwar Jyotirlinga em Ujjain por membros do Bajrang Dal, uma organização militante nacionalista hindu.[41][42]

Mídia doméstica

[editar | editar código-fonte]

Em 17 de setembro de 2022, Rebecca Campbell, presidente de conteúdo e operações internacionais da Disney, confirmou ao falar com o The Economic Times sobre o sucesso do Disney+ Hotstar que o filme seria transmitido no Hulu nos EUA, Star+ na América Latina e Disney+ internacionalmente.[43][44] O filme estreou digitalmente no Hulu nos Estados Unidos, no Star+ na América LAtina e no Disney+ Hotstar na Índia e na Ásia em geral em 4 de novembro de 2022. Uma dublagem em diversos idiomas do filme também foi lançada no mesmo dia.[45][46][47] O filme, junto com a dublagem em inglês, foi lançado no Disney+ em 7 de dezembro de 2022.[48]

Brahmāstra: Part One – Shiva destina-se a servir como a primeira parcela de uma trilogia planejada, que é planejada para fazer parte de um universo cinematográfico estendido intitulado Astraverso.[49] Os meios de comunicação notaram o título da sequência do filme que é revelado após seu final, Brahmāstra: Part Two – Dev, servindo como a segunda parcela da trilogia. Atualmente, está programado para ser lançado em 2025.[50][51] O trabalho de pré-produção da segunda parte começou durante a pandemia de COVID-19.[52] Ambas as sequências serão filmadas simultaneamente.[53]

Série de televisão

[editar | editar código-fonte]

Mukerji revelou que a Disney o enviou a Los Angeles como participante de uma cúpula internacional de estúdio em maio de 2022, onde apresentou Brahmāstra e discutiu planos sobre o potencial universo cinematográfico do filme com o produtor americano Kevin Feige. Mukerji revelou ainda sua visão de desenvolver uma série de televisão via streaming no Astraverso, bem como projetos teatrais, em uma veia semelhante ao Universo Cinematográfico da Marvel.[54][55] Ele também chamou o Astraverso de "experimento mainstream em grande escala", dizendo que deseja expandi-lo para jogos, merchandising, realidade virtual e o Metaverso, no futuro.[54]

Mukerji revelou que um filme derivado baseado no personagem de Shah Rukh Khan, Mohan Bhargav, estava sendo considerado, o que serviria como uma história de origem sobre como ele empunhava Vanarastra.[56]

  1. Atua como produtora e fornecedora dos efeitos visuais do filme.[1][2]
  2. Como o logotipo anterior (Fox Star Studios), as cópias americanas e internacionais de filmes começando com Brahmāstra: Part One – Shiva têm o logotipo do 20th Century Studios precedendo-o.
  3. Fontes que afirmam que o gênero de ação e aventura de fantasia é o gênero do filme:[10][11]
  4. Anteriormente conhecido como Fox Star Studios. (2008–2022)
  1. Bhonsale, Divya (15 de junho de 2022). «Did you know Bramastra's VFX is done by the same Indian firm that worked on Oscar-winning Dune?». Asianet News (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2022 [ligação inativa] 
  2. Nair, Rupesh (16 de junho de 2022). «Brahmastra's VFX Team Has Worked on Avengers: Endgame, DUNE, Stranger Things, and Also Jurassic World: Dominion». IGN India (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2022 
  3. «BREAKING: Ayan Mukerji turns producer with Ranbir Kapoor-Alia Bhatt starrer Brahmastra». Bollywood Hungama. 27 de maio de 2021. Consultado em 13 de junho de 2022. Cópia arquivada em 12 de novembro de 2021 
  4. a b «20th Century Studios Debuts Trailer for 'Brahmāstra Part One: Shiva'». 29 de agosto de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 26 de setembro de 2022 
  5. a b «Ranbir-Alia's Brahmastra makes beeline for Hollywood, 20th Century Studios shares trailer and teases film's 'cutting-edge technology'». 24 de agosto de 2022. Consultado em 22 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 22 de setembro de 2022 
  6. a b
  7. «Ranbir-Alia starrer Brahmastra to get a global theatrical release». Madhyamam (em inglês). 7 de maio de 2022. Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2022 
  8. «Brahmastra Comes Through All the Negativity - Box Office India» 
  9. «'Brahmastra' box office collection day 2: Ranbir Kapoor, Alia Bhatt's film collects Rs 35.50 crore». Times of India. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022. After an impressive opening day collections, Ranbir Kapoor and Alia Bhatt's fantasy action adventure film Brahmastra showed an excellent growth on Day 2. 
  10. «Mouni Roy: I'll Cherish 'Brahmastra' For Rest Of My Life». Outlook. Consultado em 10 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022. The 'Naagin' fame actress Mouni Roy is currently seen in Ayan Mukerji's fantasy action-adventure film 'Brahmastra'. 
  11. *«Snippets from the sets of 'Brahmastra' in Bulgaria». The Statesman (em inglês). 21 de fevereiro de 2018. Consultado em 6 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 8 de setembro de 2022 
  12. «Wrestler Saurav Gurjar set to make Bollywood debut in Alia Bhatt-Ranbir Kapoor starrer Brahmāstra». Firstpost. IANS. 7 de fevereiro de 2018. Consultado em 3 de junho de 2022. Cópia arquivada em 3 de junho de 2022 
  13. Varma, Lipika (13 de abril de 2020). «Gurfateh in awe of Amitabh». Deccan Chronicle. Consultado em 23 de julho de 2022. Cópia arquivada em 30 de dezembro de 2021 
  14. «'Brahmastra' actress Rashi Mal on working with Alia Bhatt, Ranbir Kapoor: 'Both of them were welcoming'». Free Press Journal (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  15. «HowIMadeIt! Rashi Mal: Shot with Ranbir Kapoor and Alia Bhatt in 'Brahmastra', hoping to shoot with Mr Bachchan - Times of India». The Times of India (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  16. «Rashi Mal on Brahmastra release: It is hard to say right now». Hindustan Times (em inglês). 28 de março de 2021. Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 21 de setembro de 2022 
  17. «Shah Rukh Khan's 'mind blowing' cameo in Brahmāstra has fans raving: 'He is the best part of the film'». Hindustan Times (em inglês). 10 de setembro de 2022. Consultado em 11 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 10 de setembro de 2022 
  18. «Shah Rukh Khan's cameo in Brahmastra has a special Swades connection. We explain why». Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 
  19. «Deepika Padukone makes 'bink and miss' cameo in Brahmāstra». Bollywood Hungama (em inglês). 11 de setembro de 2022. Consultado em 11 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 11 de setembro de 2022 
  20. Ramachandran, Naman (14 de dezembro de 2021). «Amitabh Bachchan, Ranbir Kapoor, Alia Bhatt's Divine Hero Franchise Film 'Brahmastra' Sets 2022 Release Date (Exclusive)». Variety. Consultado em 15 de dezembro de 2021. Cópia arquivada em 15 de dezembro de 2021 
  21. «Ranbir Kapoor and Alia Bhatt starrer Brahmastra to be three-film franchise; first part to release on September 9, 2022 in five languages in 3D.». Bollywood Hungama (em inglês). 15 de dezembro de 2021. Consultado em 25 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 25 de agosto de 2022 
  22. «Ayan Mukerji, Ranbir Kapoor's 'Brahmastra' set to release on September 9, 2022». The Hindu (em inglês). 16 de dezembro de 2021. ISSN 0971-751X. Consultado em 24 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  23. K, Janani (18 de dezembro de 2021). «RRR director SS Rajamouli to present Ranbir Kapoor-Alia Bhatt's Brahmastra in South languages». India Today (em inglês). Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  24. «Fox Star Studios rebrands to Star Studios». The Hindu. PTI. 27 de maio de 2022. ISSN 0971-751X. Consultado em 7 de junho de 2022. Cópia arquivada em 7 de junho de 2022 
  25. «Brahmastra to get global theatrical release thanks to Disney, reportedly a first for an Indian film: report». The Indian Express. 8 de maio de 2022. Consultado em 14 de junho de 2022. Cópia arquivada em 14 de junho de 2022 
  26. «Brahmāstra to release in 8000 screens worldwide; to get the WIDEST release ever for a Hindi film». Bollywood Hungama (em inglês). 3 de setembro de 2022. Consultado em 6 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 5 de setembro de 2022 
  27. «Paid previews in USA for Brahmāstra on 8th September.». Bollywood Hungama (em inglês). 4 de setembro de 2022. Consultado em 7 de setembro de 2022 
  28. Junjhunwala, Sanchita (3 de setembro de 2022). «Ranbir Kapoor's Brahmastra was delayed 5 times». Times Now (em inglês). Consultado em 7 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 3 de setembro de 2022 
  29. Chauhan, Gaurang (6 de junho de 2020). «Did you know it's been 6 years since Ranbir Kapoor-Alia Bhatt's Brahmastra was announced for a 2016 release?». Zoom (em inglês). Consultado em 4 de junho de 2022. Cópia arquivada em 29 de agosto de 2022 
  30. «BREAKING: Ranbir Kapoor, Alia Bhatt, Amitabh Bachchan's Brahmastra to release on August 15, 2019». Bollywood Hungama (em inglês). 11 de outubro de 2017. Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 19 de novembro de 2018 
  31. Mathur, Kajol (4 de novembro de 2018). «Ranbir Kapoor – Alia Bhatt's Brahmastra to release on Christmas 2019». Filmfare (em inglês). Consultado em 24 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 16 de novembro de 2018 
  32. «Brahmastra: Alia Bhatt, Ranbir Kapoor's film postponed to summer of 2020, announces Ayan Mukerji». Firstpost (em inglês). 27 de abril de 2019. Consultado em 23 de agosto de 2022. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  33. «Ranbir Kapoor's 'Brahmastra' to release on December 4, 2020». Deccan Herald (em inglês). 2 de fevereiro de 2020. Consultado em 24 de agosto de 2020. Cópia arquivada em 24 de agosto de 2022 
  34. «Brahmastra made on a budget 'way over' Rs. 300 crores; to be the biggest film ever made in India». Bollywood Hungama. 27 de novembro de 2020. Consultado em 5 de dezembro de 2020. Cópia arquivada em 17 de dezembro de 2021 
  35. Seta, Fenil (19 de abril de 2021). «SCOOP: As Maharashtra goes under lockdown, Brahmastra's shoot delayed yet again?». Bollywood Hungama (em inglês). Consultado em 21 de abril de 2021. Cópia arquivada em 23 de abril de 2021 
  36. «'Brahmastra' release date announced, Ranbir Kapoor-Alia Bhatt starrer to arrive in theatres in September 2022». Zee News (em inglês). 15 de dezembro de 2021. Consultado em 26 de fevereiro de 2022. Cópia arquivada em 26 de fevereiro de 2022 
  37. «'Brahmāstra': Delhi HC Restrains 'Rogue' Websites From Streaming Ranbir Kapoor-Alia Bhatt Starrer». Outlook India (em inglês). 5 de setembro de 2022. Consultado em 9 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2022 
  38. Chiu, Fengyen (6 de setembro de 2022). «'Brahmastra': Delhi HC Restricts 18 Websites From Illegally Streaming Ranbir Kapoor Starrer Ahead Of Release». Mashable India (em inglês). Consultado em 9 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2022 
  39. «Boycott Brahmastra: Alia Bhatt, Ranbir Kapoor starrer next target after Amir Khan's Lal Singh Chaddha?». The Economic Times. 7 de setembro de 2022. Consultado em 15 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022. Boycott Brahmastra is the current clarion call of haters of the Hindi film industry's mainstream so-called anti-Hindu ideology films. 
  40. ANI (7 de setembro de 2022). «Boycott Brahmastra trend solidifies on social media after Ranbir-Alia face protest in Ujjain». ThePrint (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  41. Livemint (7 de setembro de 2022). «Brahmastra actors stopped from entering Ujjain temple over Ranbir's beef comment». mint (em inglês). Consultado em 12 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 12 de setembro de 2022 
  42. «We are number one in both linear TV and digital in India: Disney's Rebecca Campbell». The Economic Times. 17 de setembro de 2022. Consultado em 29 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2022 
  43. «"Brahmāstra Part One: Shiva" Confirmed For A Hulu/Disney+ International Release». What's On Disney Plus (em inglês). 20 de setembro de 2022. Consultado em 28 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 29 de setembro de 2022 
  44. «"Brahmāstra Part One: Shiva" Coming Soon To Hulu». What's On Disney Plus. Consultado em 23 de outubro de 2022 
  45. «Ranbir Kapoor – Alia Bhatt starrer Brahmāstra: Part One Shiva to premiere on OTT on November 4, 2022 exclusively on Disney+ Hotstar». Bollywood Hungama. 23 de outubro de 2022. Consultado em 23 de outubro de 2022 
  46. Star+ Brasil [@StarPlusBR] (4 de novembro de 2022). «#Brahmastra é para indecisos, que não sabem o que assistir: tem danças, efeitos especiais, poderes, explosões e até uma história de amor. Já disponível. Só no #StarPlusBR.» (Tweet). Consultado em 22 de dezembro de 2022 – via Twitter 
  47. «'Brahmāstra Part One: Shiva' Is Streaming Now on Disney+». Collider. 7 de dezembro de 2022. Consultado em 7 de dezembro de 2022 
  48. * Navlakha, Meera (31 de agosto de 2022). «The Stars Of 'Brahmāstra' Talk Fantasy, Film, And Love». Mashable India (em inglês). Consultado em 6 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 3 de setembro de 2022 
  49. Negi, Shivani (9 de setembro de 2022). «Brahmastra Part 2: Dev announced. Here's what we know». News24 English (em inglês). Consultado em 9 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2022 
  50. Sharma, Dishya (9 de setembro de 2022). «Does Brahmāstra Have A Post Credit Scene Like MCU? Find Out». News18 (em inglês). Consultado em 9 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 9 de setembro de 2022 
  51. «'Brahmastra Part Two: Dev' to be bigger than Part One? What Ayan Mukerji said about Ranbir-Alia starrer». Business Today. 15 de setembro de 2022. Consultado em 17 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 15 de setembro de 2022 
  52. «Ayan Mukerji begins work on 'Brahmastra' sequel 'Dev and the Astraverse'; to shoot for Part 2 and 3 simultaneously». ETimes. 19 de setembro de 2022. Consultado em 20 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 20 de setembro de 2022 
  53. a b «Ayan Mukerji wants to follow in Kevin Feige's footsteps with Brahmastra's Astraverse, reveals plans for web series». Hindustan Times. 4 de outubro de 2022. Consultado em 5 de outubro de 2022. Cópia arquivada em 5 de outubro de 2022 
  54. «Ayan Mukerji discussed Astraverse with Kevin Feige, plans to create a Brahmastra Universe along the lines of MCU». Indian Express. 4 de outubro de 2022. Consultado em 5 de outubro de 2022. Cópia arquivada em 5 de outubro de 2022 
  55. «Ayan Mukerji on spin-off of Shah Rukh Khan's character in Brahmastra: 'We are already thinking of origins story'». 13 de setembro de 2022. Consultado em 13 de setembro de 2022. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2022 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]