Bueno (Goiânia)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bueno
  Bairro do Brasil  
Prédios no Bueno na Rua T-65, em maio de 2020.
Prédios no Bueno na Rua T-65, em maio de 2020.
Prédios no Bueno na Rua T-65, em maio de 2020.
Localização
Mapa
Mapa de Bueno
Coordenadas 16° 41' 48" S 49° 16' 28" O
Unidade federativa  Goiás
Zona Sul
Município Goiânia
Características geográficas
População total 39 394 (em 2 010) hab.
Outras informações
Limites Nova Suíça, Serrinha, Oeste, Coimbra, Bela Vista

Bueno é um bairro da região sul de Goiânia. Segundo dados do censo do IBGE em 2010, é o segundo mais populoso do município, contando uma aglomeração de cerca de quase quarenta mil pessoas.[1]

É um dos bairros mais nobres de Goiânia e possui grande influência comercial na cidade. Em sua área encontram-se algumas das mais importantes avenidas,[2] como a Avenida T-63, Avenida T-4, Avenida T-9 (que liga o bairro ao Jardim América) e a Avenida 85 que liga vários bairros da região Sul à Praça Cívica, no Centro da capital. Um dos cartões-postais de Goiânia é o Viaduto João Alves de Queiroz, localizado na Avenida 85. Possui a maior parte dos maiores colégios particulares da cidade, como os colégios Simbios, WR, Visão, Millenium Classe, Educandário Goiás, Olimpo, Dinâmico, Protágoras, Ávila, Centro Educacional Omni, Interamérica, Átrio, Córtex e Arena Ensino Médio.

É um bairro que está em franca expansão imobiliária. Seu plano diretor permite a construção de prédios que ultrapassam 30 andares e fortaleceu o investimento na região. Atualmente, ao considerar todos os empreendimentos residenciais em construção, o bairro concentra cerca de 20% de todos apartamentos à venda em Goiânia.

Referências

  1. «3.5.2 - Relação dos quinze bairros mais populosos do município por Censo Demográfico - Goiânia - 1991/2000/2010» (PDF). Prefeitura de Goiânia. Consultado em 11 de junho de 2016 
  2. JÚNIOR, FERREIRA. L. de CB Os reflexos do processo de ocupação, apropriação do espaço intraurbano de Goiânia: o caso do Setor Bueno. Diss. Dissertação, mestrado em Desenvolvimento Sustentável, UnB, Brasília, 2007. Completar, 2007.
Ícone de esboço Este artigo sobre bairros é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.