Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de CPSMIT)


Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca

Emblema
Autarquia
Fundador(es) Governo do Estado do Ceará
Sede Itapipoca, CE,  Brasil
Área(s) servida(s) Microrregião de Itapipoca
Website oficial cpsmitapipoca.ce.gov.br [1]

O Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Itapipoca (CPSMIT) é um consórcio intermunicipal de saúde formado pelos municípios de Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairí, Tururu, Umirim e Uruburetama. É mantido com Recursos Públicos dos Municípios participantes e ainda com recurso do Governo do Estado do Ceará [1] sendo incorporado como ponto de atenção no Sistema Único de Saúde (SUS). Portanto, a população de 272.517 habitantes dos 7 municípios da Região de Saúde de Itapipoca é beneficiada com esse serviço de forma gratuita.

Instalações[editar | editar código-fonte]

Conta com uma policlínica e um Centro de Especialidades Odontológicas o CEO-R Itapipoca.

A policlínica Dr. Francisco Pinheiro Alves localiza-se na Av. Anastácio Braga, 2405 e oferta atendimento nas áreas de oftalmologia, ginecologia e obstetrícia, clínica médica, otorrinolaringologia, cardiologia, mastologia, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia e traumatologia com serviços técnicos de enfermagem, farmácia clínica, fisioterapia, assistência social, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição e psicologia.

Já o CEO-R Itapipoca localiza-se na Av. Esaú Alves Aguair, S/N e oferta gratuitamente atendimento especializado em odontologia para a população dos municípios que compõem a 6ª CRES (Amontada, Itapipoca, Miraíma, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama). O CEO-R Itapipoca está estruturado com uma clínica integrada, destinada ao atendimento das especialidades de endodontia, prótese, dor orofacial, periodontia e ortodontia, e mais dois consultórios odontológicos destinados aos atendimentos de cirurgia oral menor e pacientes com necessidades especiais. Além dessas especialidades, o CEO Regional de Itapipoca possui um Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico onde são realizadas radiografias panorâmicas, cefalométricas e periapicais através de aparelhos de radiografia digitais.

Referências

  1. DANTAS, Daniel do Vale. ANDRADE, Giovana de Albuquerque. CONSÓRCIOS PÚBLICOS EM SAÚDE NO ESTADO DO CEARÁ: A QUEM PRESTAR CONTAS? . V Congresso CONSAD de Gestão Pública. Brasília, jun. 2012