Microrregião de Itapipoca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Itapipoca
Unidade federativa  Ceará
Microrregiões limítrofes Baixo Curu, Litoral de Camocim e Acaraú, Sobral, Uruburetama
Área 3.708,402 km²
População 206.719 hab. est. 2010
Densidade 55,7 hab/km²
Cidade mais populosa Não disponível
PIB R$ 891.613.000,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 4.313,93 IBGE/2003

A microrregião de Itapipoca é uma das microrregiões do estado brasileiro do Ceará pertencente à mesorregião Norte Cearense. Sua população foi estimada em 2010 pelo IBGE em 206.719 habitantes e está dividida em três municípios, sendo Itapipoca um dos mais importantes centros do estado. Possui uma área total de 3.718,827 km².

Municípios[editar | editar código-fonte]

Clima[editar | editar código-fonte]

O clima é tropical quente semiárido brando(sertão)e tropical atlântico, [12] com pluviometria média anual de 1.140 mm com chuvas concentradas de janeiro a maio.

Hidrografia e Recursos Hídricos[editar | editar código-fonte]

Praticamente todo o território está localizado na bacia hidrográfica do rio Mundaú e seus afluentes, rio Cruxati e os riachos Taboca, Sororó, Quandú e o córrego dos Tanques, além dos rios Aracatiaçu e Aracatimirim. Os maiores açudes se concentram em Itapipoca, são eles o Poço Verde com capacidade de 13.650.000 de metros cúbicos e o Quandú com capacidade para 4.000.000 de metros cúbicos.

Vegetação[editar | editar código-fonte]

Apresenta mangues na foz dos rios Mundaú e Aracatiaçu, mas média parte do território é composto pela caatinga.

Economia[editar | editar código-fonte]

Baseada na agricultura, grande maioria das indústrias concentram-se em Itapipoca, que detém de mais da metade do PIB da microrregião. O turismo é uma das principais formas de renda, principalmente pelas belas praias, como a Praia da Baleia, a Praia do Maceió em Itapipoca; a Praia das Flecheiras, Praia do Mundaú no município do Trairi; as praias amontadenses também apresentam beleza valorizada por muitos, mas muitas são inexploradas, devido ao difícil acesso. Juntamente com o turismo tem-se desenvolvido o de serviços que cresce a cada ano. O comércio é bastante diversificado, dando importância maior a Itapipoca, fazendo do município um centro regional de compras e negócios.