Calendário Etíope

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Calendário Etíope, também chamado de Calendário Eritreu (em amárico: የኢትዮጵያ ዘመን አቆጣጠር; yä'Ityoṗṗya zëmän aḳoṭaṭär), é o calendário principal usado na Etiópia e também serve como o ano litúrgico para os cristãos na Eritreia e Etiópia pertencentes à Igreja Eritreia Ortodoxa Tewahedo, Igreja Ortodoxa Etíope Tewahedo, Igrejas Orientais Católicas, a Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria, e Evangelismo Etíope-Eritrino (Os protestantes etíopes-eritreus na diáspora geralmente usam os calendários etíope e gregoriano para fins litúrgicos, celebrando feriados religiosos duas vezes).

Dias do Ano Novo[editar | editar código-fonte]

Enkutatash é a palavra para o Ano Novo Etíope em Amárico, a língua oficial da Etiópia, enquanto é chamada de Ri'se Awde Amet ("Aniversário da Cabeça") em Ge'ez, o termo preferido pelas Igrejas Ortodoxas Etíopes e Eritréias Tewahedo. Ocorre em 11 de setembro no calendário gregoriano; exceto no ano anterior a um ano bissexto, quando ocorre em 12 de setembro. O Ano do Calendário Etíope de 1998 Amätä Məhrät ("Ano da Misericórdia") começou no Ano Gregoriano em 11 de setembro de 2005. No entanto, os Anos Etíopes de 1992 e 1996 começaram nas Datas Gregorianas de '12 de setembro de 1999' e '2003' respectivamente. .

Esta correspondência de data aplica-se para os anos gregorianos de 1900 a 2099. O ano bissexto etíope é a cada quatro, sem exceção, enquanto os anos centuriais gregorianos são apenas anos bissextos quando exatamente divisíveis por 400; assim, um conjunto de datas correspondentes será aplicado com mais frequência por um único século. Como o ano Gregoriano de 2000 é um ano bissexto, a correspondência atual dura dois séculos. O início do ano etíope (Festa de El-Nayrouz) ocorre em 29 ou 30 de agosto (no ano anterior ao ano bissexto juliano). Esta data corresponde ao calendário juliano à moda antiga; portanto, o início do ano foi transferido para a frente no Calendário Gregoriano atualmente usado para 11 ou 12 de setembro (no ano anterior ao ano bissexto juliano)

Meses[editar | editar código-fonte]

Meses
Etíope Abrev.
መስከረም Mäskäräm
ጥቅምት Ṭəqəmt(i)
ኅዳር Ḫədar
ታኅሣሥ Taḫśaś
ጥር Ṭərr(i)
የካቲት Yäkatit (Tn. Läkatit)
መጋቢት Mägabit
ሚያዝያ Miyazya
ግንቦት Gənbo
ሰኔ Säne
ሐምሌ Ḥamle
ነሐሴ Nähase
ጳጐሜን/ጳጉሜ Ṗagʷəmen/Ṗagume

Essas datas são válidas apenas de março de 1900 a fevereiro de 2100. Isso ocorre porque 1900 e 2100 não são anos bissextos no calendário gregoriano, enquanto ainda são anos bissextos no calendário etíope, ou seja, datas anteriores a 1900 e após 2100 serão compensadas. Todos os meses no Calendário Etíope tem 30 dias, exceto o último mês que possui 5 ou 6 dias, dependendo se o ano é bissexto ou não.[1]

Referências

Ver Também[editar | editar código-fonte]