Campylocentrum minus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma infocaixa de taxonomiaCampylocentrum minus
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Vandeae
Subtribo: Angraecinae
Género: Campylocentrum
Espécie: C. minus
Nome binomial
Campylocentrum minus
Fawc. & Rendle 1909
Sinónimos
não tem

Campylocentrum minus é uma espécie de orquídea, família Orchidaceae, que habita a Jamaica.[1] É uma pequena planta epífita, monopodial, de caule alongado com folhas planas, inflorescência racemosa com flores minúsculas e nectário na parte de trás do labelo. Pertence ao grupo de espécies que apresenta inflorescência tão longa quanto as folhas, ou mais longa.

Publicação e histórico[editar | editar código-fonte]

  • Campylocentrum minus Fawc. & Rendle, J. Bot. 47: 127 (1909).

Trata-se de planta descrita com base em uma coleta de W. Harris em Cedar Hurst na Jamaica, a 650 metros de altitude, em 1899, a qual floresceu em janeiro seguinte, cujo holótipo está depositado no herbário do Natural History Museum (BM). Anotação no holótipo feita por M.A. Soto, informa que deve ser um sinônimo do Campylocentrum schiedei de modo que evitamos repetir aqui a descrição. Se houver alguma diferença, esta não foi destacada na publicação original. Mais estudos são necessários.

Referências

  1. R. Govaerts et al. World Checklist of Orchidaceae. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew.Published on the Internet (em inglês). Consultada em 27 de dezembro 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.