Campylocentrum polystachyum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaCampylocentrum polystachyum
Taxocaixa sem imagem
Classificação científica
Domínio: Eukaryota
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Liliopsida
Ordem: Asparagales
Família: Orchidaceae
Subfamília: Epidendroideae
Tribo: Vandeae
Subtribo: Angraecinae
Género: Campylocentrum
Espécie: C. polystachyum
Nome binomial
Campylocentrum polystachyum
Rolfe 1903
Sinónimos
ver texto

Campylocentrum polystachyum é uma espécie de orquídea, família Orchidaceae, que habita o Equador e Peru.[1] Trata-se de pequena planta epífita, monopodial, com caules alongados, folhas dísticas, e inflorescência racemosa com flores espaçadas minúsculas de sépalas e pétalas livres, e nectário atrás do labelo. Pertence ao grupo de espécies inflorescências mais longas que as folhas.

Publicação e sinônimos[editar | editar código-fonte]

  • Campylocentrum polystachyum (Lindl.) Rolfe, Orchid Rev. 11: 245 (1903).

Sinônimos homotípicos:

  • Angraecum polystachyum Lindl., Edwards's Bot. Reg. 26: 68 (1840), nom. illeg.

Descrição[editar | editar código-fonte]

Em ilustração publicada por Dodson[2] Fica claro que se trata de planta da afinidade do Campylocentrum schiedei. Apresenta caules bastante ramificados, folhas curtas e largas com cerca de 2,4 cm de comprimento; inflorescência invulgarmente espessa, com até o dobro do comprimento das folhas; flores espaçadas de ovários pubescentes; pétalas menores que as sépalas, com extremidades ovaladas; labelo curto e simples; e nectário bulboso curto, de base estreita, formando ângulo reto com o labelo.

Referências

  1. R. Govaerts et al. World Checklist of Orchidaceae. The Board of Trustees of the Royal Botanic Gardens, Kew.«Published on the Internet» (em inglês) . Consultada em 27 de dezembro 2012.
  2. Dodson Calaway H. (1982) Icones Plantarum Tropicarum, Vol. 5, Orchids of Ecuador, Part 5. The Marie Selby Botanical Gardens Publ.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre orquídeas (família Orchidaceae), integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.