Casa de Ínfias

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Casa de Ínfias, Braga.

A Casa de Ínfias, também referida como Solar de Ínfias e Casa de Vale de Flores localiza-se na freguesia de São Vicente, cidade e concelho de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Foi edificada no último quartel do século XVII por João Borges Pereira Pacheco, fidalgo da Casa Real e Cavaleiro da Ordem de Cristo.

A capela privada tem um papel preponderante no conjunto. Sob a invocação de Nossa Senhora do Pilar, era pertença do Bispo de Elvas D. Alexandre da Silva Botelho, passando para a posse da irmã D. Natália da Silva após a sua morte, que mais tarde deixou o templo à Irmandade de Santa Cruz.

João Borges Pereira Pacheco adquiriu a capela à irmandade cerca de 1687, época em que a casa estava em construção, colocando uma inscrição evocativa do seu padroado sobre a porta do templo.

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1977.

Atualmente, e por linha sucessória direta, a casa é propriedade de Nuno Augusto Alcoforado de Faria Roby, 5º conde de Vila Pouca.

Características[editar | editar código-fonte]

O solar, disposto segundo planimetria em "U" de inspiração francesa, é considerado o exemplo da casa nobre seiscentista, quer pela regularidade da planta quer pela sobriedade das fachadas.

A planta da casa é fechada pela disposição do portão nobre, que através do muro onde se insere, une as alas laterais, ficando desta forma o edifício inserido num grande rectângulo que comporta ao centro um pátio. Tal como era habitual na época, os andares da casa estavam divididos segundo as suas funções específicas. O piso térreo albergava as divisões destinadas aos serviços da casa, o andar nobre acolhia o espaço habitacional.

A capela, situada numa das alas laterais, foi integrada ao conjunto da casa de forma harmoniosa, não perturbando a simetria do edifício.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Casa de Ínfias


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.