Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Recolhimento de Santa Maria Madalena, Braga.
Recolhimento de Santa Maria Madalena: pedra de armas de D. Rodrigo.
Recolhimento de Santa Maria Madalena: emblema.

O Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas localiza-se na freguesia de São Victor, cidade e município de Braga, distrito de mesmo nome, em Portugal.

História[editar | editar código-fonte]

Foi construído por iniciativa do Arcebispo de Braga, D. Rodrigo de Moura Teles, para instalar "mulheres pecadoras convertidas a Deus", tendo sido inaugurado em 25 de abril de 1722.

No lugar existia uma ermida mandada erigir por D. Jorge da Costa no ano 1500 em honra de Sao Bartolomeu, e que mais tarde se tornou conhecida como capela de São Gonçalo.

Atualmente encontra-se parcialmente abandonado e em estado de degradação.

É pertença do Ministério da Administração Interna, estando em curso negociações para que a sua posse seja transferida para a Comunidade Intermunicipal do Cávado.

Características[editar | editar código-fonte]

É um edifício em estilo barroco, com as paredes em alvenaria de pedra caiadas e cantaria em granito nos cunhais, cornijas, pináculos e frontões. Apresenta ainda a pedra de armas de D. Rodrigo e um emblema do recolhimento.

O edifício divide -se em dois pisos que se desenvolvem em torno de um pátio em forma de U, com as celas e as dependências de serviço. A fachada principal, onde se situam as entradas da capela e do recolhimento, é marcada pelo torreão retangular, possivelmente um acrescento de época posterior. A capela, de planta retangular, é composta por nave única, coro com oratório, capela -mor e sacristia. As paredes da nave são revestidas por azulejos de figura avulsa, e o teto, de madeira, é pintado com anjos e elementos hagiológicos. Ao centro da capela -mor foi erigido o retábulo barroco de talha dourada.

Em 7 de Novembro de 2012 foi publicada no Diário da República a classificação final do Recolhimento de Santa Maria Madalena/Casa das Convertidas como Imóvel de Interesse Público.[1]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Galeria[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Edifício do Recolhimento de Santa Maria Madalena ou das Convertidas

Referências

  1. Diário da República. «Portaria n.º 665/2012» (PDF) 


Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.