Centralina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Se procura Centralina (Unidade de Controlo Electrónico), veja Centralina electrónica.


Centralina
  Município do Brasil  
Hino
Gentílico centralinense
Localização
Localização de Centralina em Minas Gerais
Localização de Centralina em Minas Gerais
Localização de Centralina em Minas Gerais
Centralina está localizado em: Brasil
Centralina
Localização de Centralina no Brasil
Mapa
Mapa de Centralina
Coordenadas 18° 35' 02" S 49° 11' 56" O
País Brasil
Unidade federativa Minas Gerais
Municípios limítrofes Canápolis, Monte Alegre de Minas, Tupaciguara e Araporã
Distância até a capital 665 km
História
Fundação 1954
Administração
Prefeito(a) Joélio Coelho Pereira ([[PMDB]])
Características geográficas
Área total 321,985 km²
População total (est. IBGE/2009 [1]) 10,557 hab.
Densidade 23,6 hab./km²
Clima Tropical
Altitude 531 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [2]) 0,75 alto
PIB (IBGE/2005 [3]) R$ 70.721 mil
PIB per capita (IBGE/2005 [3]) R$ 8 825,00

Centralina é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população estimada em 2007 era de 10.219 habitantes.

História

O fundador da cidade foi Nicolau Antônio, natural da Sir-Eldânia, Síria, que nasceu em 2 de Fevereiro de 1902 e faleceu em 22 de Abril de 1948, aos 46 anos de idade.

Relato possivelmente de um morador:

"Nicolau veio para o Brasil aos 17 anos de idade, com destino a cidade de Monte Alegre de Minas, onde já vivia parte de sua família. No ano de 1930, comprou uma fazenda à beira da auto-via “Auto Viação Mineira” (atual BR153) que era estrada batida ligando Uberlândia a Goiás. O lugar era saudável e muito bom. As terras sempre férteis e o solo rico, onde abundava um manancial de águas puras. Não bastasse a proximidade do Rio Paranaíba banhando e adubando a terra, uma série de córregos e ribeirões, além de famosas lagoas, faziam parte do aludido cenário, tanto que o motivo alegado para que o senhor Nicolau Antônio comprasse terras na região foi o de que as elas eram consideradas as melhores do planeta. O Sr. Nicolau era um homem simples, humilde, bondoso e inteligente, porém quase analfabeto. Era despido da ganância e interesse, que postavam a maioria dos estrangeiros que se dispunham a viver em nosso país. O Sr. Nicolau não tinha grandes pretensões materialistas, mas mantinha aceso o grande ideal de fazer deste lugarejo, uma cidade grande e conhecida: “A Princesinha do Triângulo Mineiro”. Assim, quando aqui chegavam as pessoas, ele doava terrenos (à época doou 6 alqueires) para que construíssem suas casas e ainda lhes arrumava terras para que pudessem trabalhar. Incentivava o trabalhador rural, doando as terras no regime de plantação a meia, arrendamento ou cultivo experimental. Foi também um dos que mais casas construíram na cidade: cerca de 50 domicílios. Outro que também construiu cerca de 60 casas foi José dos Santos, todas em ótimas condições. Ele muito se preocupou com a educação, tanto que construiu a primeira escola e ofereceu condições para que de Monte Alegre de Minas viessem as primeiras professoras para alfabetizarem crianças e adultos. O Sr. Nicolau veio a falecer em 22 de Abril de 1948, com 46 anos de idade, sendo que menos de 30 anos aqui em nossa região, mas foi o suficiente para impulsionar o crescimento do vilarejo que até então nascia. O Sr. Nicolau não se casou, talvez por ter abraçado com demasiado ardor a terra que o acolheu com muito carinho."

Localização da Cidade

Distâncias

Turismo

O Município de Centralina é considerado "potencialmente turístico", o que pode ser comprovado pelas paisagens à beira dos Rios Paranaíba e Piedade. Inúmeras construções como ranchos e pousadas podem ser vistas e visitadas por longo trecho daqueles rios. O Rio Paranaíba, com quase 4.000 km de extensão, tem as águas menos poluídas e com grande número de peixes, justamente no local que passa pelo Município de Centralina. A população oferece aos visitantes várias formas de passarem suas horas de folga e lazer. Comidas típicas e os artesanatos também são fonte de atração pelos turistas e muito valorizado por quem os experimenta.

Há festas típicas, como o Congado, Quadrilhas, Encontros Religiosos, Culturais e Esportivos (capoeira, dança, futebol, voleybol, basquetebol), realizadas na cidade, assim como o Carnaval, a Exposição Agropecuária e o Juninão, que atraem milhares de visitantes todos os anos.

Datas festivas

  • 9 de janeiro Aniversário da Cidade
  • Fevereiro - Carnaval
  • Abril ou Maio - Festa de São José e São Sebastião
  • Maio - Exposição Agropecuária de Centralina MG (Expocentralina)
  • Junho - Festas Junina realizada pelas escolas do Município
  • Julho - Campeonato Regional de Futsal
  • Setembro - Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
  • Novembro - Baile do Hawai
  • Novembro - Festa do Padroeiro Cristo Rei e Nossa Senhora Aparecida
  • Dezembro - Reveillon
  • Dezembro - Kaptura Fest Fantasy (Festa a Fantasia)

Referências

  1. «Estimativas da população para 1º de julho de 2009» (PDF). Estimativas de População. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 14 de agosto de 2009. Consultado em 16 de agosto de 2009 
  2. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  3. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2002-2005» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 19 de dezembro de 2007. Consultado em 11 de outubro de 2008 

Ligações externas

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.