Centro de Treinamento Wilson Campos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
CT Wilson Campos
Nomes
Nome Centro de Treinamento Wilson Campos
Apelido CT da Guabiraba
Características
Local Brasaorecife.jpg Recife
Construção
Data 1999
Expandido 2009, 2011, 2012
Proprietário Náutico
Administrador Náutico
Arquiteto Múcio Jucá
Mandante Náutico

O Centro de Treinamento Wilson Campos, também conhecido como CT da Guabiraba, é o local onde a equipe de futebol do Náutico realiza seus treinamentos. Sua construção iniciou-se em 1999[1], no que antes era um enorme terreno baldio, localizado no bairro da Guabiraba, em Recife.

Homenagem[editar | editar código-fonte]

O Centro de treinamento leva o nome de Wilson de Queirós Campos, que foi presidente do Clube Náutico Capibaribe em 1964, num dos momentos mais gloriosos do Timbu, além de ter sido senador e deputado federal de Pernambuco.

Reformas[editar | editar código-fonte]

Em 2009, o Náutico anunciou um novo campo de futebol com dimensões oficiais e com gramado com moderno sistema de drenagem e irrigação,[2] feito pela Greenleaf, empresa especializada no setor de gramados esportivos, que já trabalhou no Engenhão e Maracanã.[3]

Em agosto de 2011, foram inciadas obras para a criação de duas academias e nova sala de imprensa no CT Wilson Campos.[4] A nova sala de imprensa do CT Wilson Campos foi inaugurada em janeiro de 2012.[5]

Em setembro de 2012, o Náutico fechou uma parceria com a Odebrecht, iniciando a construção de mais dois campos de futebol adicionais e um hotel, que terá 50 quartos e servirá como concentração para o clube.[6] Ao todo, foram investidos R$ 5 milhões no CT.[7]

Em maio de 2013, foi inaugurado o hotel com acomodações de primeiro mundo, como academia, cozinha industrial, salas de massagem, etc. Agora com cinco campos de futebol e dois em construção, o Náutico possui um dos melhores Centros de Treinamento do Nordeste e abrigou a Seleção Uruguaia, a Seleção Italiana e a Seleção Espanhola para a Copa das Confederações de 2013, sediada no Brasil.

Para a Copa do Mundo de 2014, o CT Wilson Campos foi sede de cinco seleções. Além da tetracampeã Itália, passaram pelo local as equipes da Costa do Marfim, dos Estados Unidos e da Croácia.

Jogadores Revelados[editar | editar código-fonte]

O CT Wilson Campos ajudou o Náutico a revelar diversos jogadores que fizeram sucesso no futebol nacional e até mesmo em equipes do exterior. Alguns nomes de destaque que passaram pelo CT alvirrubro foram os de Jorge Henrique - campeão pernambucano em 2004 pelo Timbu e campeão mundial com o Corinthians -, e Douglas Santos (atualmente no Zenit e campeão olímpico pelo Brasil).

No acesso do Náutico para a Série B de 2020, alguns dos principais nomes do clube foram atletas da base, revelados pelo CT, como o lateral direito Hereda, o atacante Thiago, o zagueiro Diego Silva e o goleiro Jefferson.

Endereço[editar | editar código-fonte]

BR-101 Norte, Km 10 – Guabiraba. CEP: 52091-530. Recife - Pernambuco

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]