Certidão de casamento

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Certidão de casamento é um documento cujo conteúdo é extraído do assento de casamento lavrado em um livro depositado aos cuidados de um cartório de registro civil (em Portugal: conservatória do registo civil).

Uma certidão de casamento pode ser emitida no Brasil em dois formatos: em Breve relato, que traz os dados principais inscritos no livro de assentamento ou em Inteiro teor, que reproduz todo o assento de nascimento em sua integralidade. A certidão 'inteiro teor' também é chamade de 'Certidão Verbum ad Verbum'.

Desde 2015, (Provimento CNJ Nº 46 de 16/06/2015), existe a possibilidade de obter-se, via internet, as certidões de nascimento, casamento e óbito. Não apenas em versão tradicional impressa, entregue pelos correios. Mas também em formato PDF, com assinatura digital ICP-Brasil.

As certidões emitidas pela CRC nacional estão disponíveis diretamente ao cidadão através do portal https://www.registrocivil.org.br

Em Portugal, as certidões de nascimento podem ser emitidas em três diferentes formatos: narrativa, cópia integral e modelo internacional. Os dois primeiros formatos equivalem às certidões brasileiras em breve relato e em inteiro teor, respectivamente. A certidão em modelo internacional é emitida segundo regras da Convenção da Haia, tendo formato plurilíngüe.

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Certidão de casamento