Chrysler PT Cruiser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chrysler PT Cruiser
Chrysler PT Cruiser
Visão geral
Nomes
alternativos
Plymouth Truck Cruiser
Produção 20002010
Fabricante Chrysler, grupo DaimlerChrysler - Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep
Modelo
Classe Compacto
Médio (Brasil)
Carroceria Conversível de 2 portas
Hatchback de 4 portas
Designer Bryan Nesbitt
Ficha técnica
Motor 2.4 de 143 cv e 2.4 turbo de 180 cv (EUA)
Transmissão 4-Marchas
Layout Motor dianteiro, tração frontal
Modelos relacionados Chrysler Plumouth 1937
Mini Cooper
Dimensões
Comprimento 4,29 m
Entre-eixos 2,61 m
Largura 1,70 m
Altura 1,60 m
Peso 1.417 Kg
Tanque 57 litros
Consumo 9 km/l

O PT Cruiser é um modelo "sui generis" elaborado pela Chrysler, em estilo "retrô", tão arrojado que acabou criando confusões para categorizá-lo nos EUA. Apesar de ter sido lançado em 2000 como um utilitário, graças às confusas definições do governo norte americano, hoje é considerado como um hatchback. No Brasil, assumiu a categoria de sedan, apesar de apresentar modelos de três e cinco portas, aproximando-o de um veículo hatchback.

Sob a tutela do grupo DaimlerChrysler, detentora de marcas como Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep, teve seu design elaborado pelo renomado estilista norte americano Bryan Nesbitt, homenageando os carros das décadas de 1930 e 1940 - em especial o o Plymouth Coupê e o Plymouth Sedan 1937. Nesbitt uniu características dos antigos carros clássicos com a imponência e modernidade típica dos atuais veículos americanos. É, na verdade, a reencarnação dos autênticos veículos estilo Hot Rod.

O acrônimo PT tem dois significados: Plymouth Truck, indicação clara do modelo homenageado e Personal Transport ou Personal Transportation (Transporte Pessoal em tradução literal), porém, originalmente o modelo deveria ter se chamado Plymouth Cruiser.

Plymouth PT50 1937
Plymouth 4-Door Sedan Touring 1938

Considerado um veículo extremamente confortável, porém tem o consumo um tanto elevado para os padrões brasileiros. Contava com alguns acessórios de fábrica, como bancos de posicionamento eletrônicos, freios ABS, airbags, controle de estabilidade e estofamento em couro aquecido. O modelo teve muitas versões durante sua produção, incluindo a conversível de 2 portas, que vendeu expressivamente nos EUA, com mais de 1.500.000 unidades vendidas. No Brasil, apenas 7.600 unidades emplacadas nessa versão.

Chrysler PT Cruiser - Linhas clássicas com design imponente e arrojado.

Considerado um carro de design retrô, com seu ar clássico sem rival no mercado brasileiro. É o único exemplar no país que se assemelha a carros clássicos e as luxuosas limousines norte americanas, com alta demanda para eventos e colecionadores, que o torna alvo para pessoas com gosto e valorização específicos.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Chrysler PT Cruiser
Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.