Chrysler PT Cruiser

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Chrysler PT Cruiser
PT Cruiser
Visão Geral
Produção 20012010
Fabricante Chrysler, grupo DaimlerChrysler - Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep
Modelo
Classe Carro compacto
Carroceria Sedan
Designer Bryan Nesbitt
Ficha técnica
Motor 2.4 de 143 cv e 2.4 turbo de 180 cv (EUA)
Transmissão 4-Marchas
Layout Motor dianteiro, tração frontal
Modelos relacionados Mercedes 170S
Mini Cooper
Dimensões
Comprimento 4,29m
Entre-eixos 2,61m
Largura 1,60m
Altura 1,70m
Peso 1.417Kg
Tanque 57 litros
Consumo 9km/l

O PT Cruiser é um modelo "sui generis" elaborado pela Chrysler, em estilo "retrô", tão arrojado que acabou criando confusões para categorizá-lo nos EUA. Apesar de ter sido lançado em 2000 como um utilitário, graças às confusas definições do governo norte americano, hoje é considerado como um hatchback. No Brasil, assumiu a categoria de sedan, apesar de apresentar modelos de três e cinco portas, aproximando-o de um veículo hatchback.

Sob a tutela do grupo DaimlerChrysler, detentora de marcas como Mercedes-Benz, Chrysler, Dodge e Jeep, teve seu design elaborado pelo renomado estilista norte americano Bryan Nesbitt, que uniu características dos antigos carros clássicos com a imponência e modernidade típica dos atuais veículos americanos. É, na verdade, a reencarnação dos autênticos veículos estilo Hot Rod.

Mercedes-Benz 170S - As linhas presentes nos clássicos antigos são notáveis no DaimlerChrysler (Mercedes) PT Cruiser.

É um veiculo macio, extremamente confortável na estrada, apesar do consumo. Contava com uma série de acessórios de fábrica, como bancos de posicionamento eletrônicos, freios abs, vários air bags, controle de estabilidade, estofamento em couro aquecido, e muito mais. O modelo teve muitas versões durante sua vida, incluindo uma conversível de 2 portas, e foi um sucesso de vendas, com mais de 1.500.000 unidades vendidas nos EUA. No Brasil, apenas um seleto grupo teve acesso a este exemplar importado, sendo apenas 7.600 unidades emplacadas no país.

Chrysler PT Cruiser - Linhas clássicas com design imponente e arrojado.
Emerson Fittipaldi assinando o projeto do Chrysler PT Cruiser especialmente projetado para a banda ZZ Top.

A qualidade do veículo combinadas com o excelente acabamento interno criou uma legião de fãs em todo o país. O requinte é perceptível desde o painel fiel as inspirações clássicas ao auxílio do passageiro. Partes cromadas e a marca original Chrysler ao volante dão o toque final a obra de construção luxuosa de seu interior.

PT Cruiser - Parte interna com acabamento requintado e de materiais de alta qualidade, sem abrir mão da estilização clássica.

Saiu de linha definitivamente em 09 de julho de 2010 e a última unidade saiu da fábrica de Toluca, no México. No entanto, não deixa de ser um carro atemporal, com seu ar clássico sem rival no mercado. É o único exemplar nacional que se assemelha aos elegantes carros da monarquia inglesa e as luxuosas limousines norte americanas, com alta demanda para eventos e colecionadores, tornando-o um investimento independente com valorização específica.

PT Cruiser - Tunado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.