Chupe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chupe
Chupe
Chupe de camarão
Categoria ensopado
Ingrediente(s)
principal(is)
carne (frango, carne vermelha, cordeiro ou tripa bovina, ou miudezas) ou frutos do mar (peixe, camarão, lagosta ou marisco), vegetais, batatas ou mandioca, leite ou creme
Receitas: Chupe   Multimédia: Chupe

Chupe é um termo genérico usado na América do Sul para uma variedade de guisado geralmente feito com frango, carne vermelha, cordeiro ou tripa bovina e outras miudezas, ou com peixe, camarão, lagosta ou marisco como loco, e vegetais, batata ou mandioca.[1][2]

O chupe de camarões (feito com lagostim) é geralmente popular na região costeira do sul do Peru (originário de Arequipa). Embora a receita original peça lagostins, o chupe de camarão tornou-se mais consumido, à medida que o camarão fresco ou congelado se tornou mais comum. O preparo consiste em cozinhar batatas e cebolas na manteiga e, em seguida, adicionar vários temperos, como a pimenta em pó. Em seguida, adiciona-se água, tomate e, às vezes, caldo de galinha. Antes de servir o caldo, é misturado com leite ou creme.

O chupe é típico da culinária sul-americana, mas mais especificamente das culinárias da Bolívia, Chile e Peru.[3] A cidade de Arequipa, no Peru, tem uma sequência tradicional de chupes que são servidos em dias específicos da semana. Às sextas-feiras, o chupe fica sem carne por causa das tradições religiosas do país.

Referências

  1. James, Alvah (fevereiro de 1904), «Over the Andes and Down the Amazon», Field and Stream, 10: 849 
  2. Allen, Nellie Burnham (1918). Geographical and Industrial Studies. Boston, Massachusetts: The Atheneum Press, Ginn & Company. p. 296. chupe. 
  3. Curtis, William Eleroy (1900). Between the Andes and the Ocean. Chicago, Illinois: Herbert S. Stone & Company. pp. 318–319. chupe.