Ciências socioambientais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Ciências Socioambientais)

As ciências socioambientais ou ciências sociais ambientais são um campo do saber e se constituem em uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar que prioriza o estudo integrado das ciências naturais (como Biologia, Geologia, Geografia, Agricultura e Química), e a chamadas sociais (como Sociologia, História, Antropologia, Arqueologia, Economia, Política, Estatística e Direito) com o objetivo de aprender e compreender o funcionamento da Natureza e sua relação com a humanidade de forma a compreender e desenvolver novas formas interação e preservação do meio ambiente propondo soluções eficientes e justas para os conflitos socioambientais, econômico-ambientais e político-ambientais.

Sua abordagem dinâmica proporciona uma visão holística sobre a interação meio ambiente e sociedade, ou natureza e o Ser humano ajudando a compreender a dinâmica de funcionamento atual da humanidade e sua relação de dependência com o meio ambiente. Nesse sentido as Ciências Socioambientais se propõe a refletir sobre as principais questões ambientais da humanidade e suas possíveis soluções.

Graduação[editar | editar código-fonte]

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No ano de 2010, através do programa REUNI do Governo Federal, foi criado o primeiro curso de graduação em Ciências Socioambientais do Brasil, ofertada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 2017 foi fundado o primeiro curso de graduação em Ciências Socioambientais em uma universidade privada, ofertada pela Pontifica Universidade Católica de São Paulo.

Entretanto existem cursos de graduação e pós-graduação correlatos à formação em ciências socioambientais, chamados de Ciências Ambientais, ofertados pelas seguintes instituições de ensino:

Ver categoria[editar | editar código-fonte]

Categoria:Ciência social ambiental

Referências[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Moran, Emilio F. (2010). Environmental Social Science - Human–Environment Interactions and Sustainability (em inglês). [S.l.]: Wiley-Blackwell 
  • Vaccaro, Ismael; Smith, Eric Alden; Aswani, Shankar, eds. (2010). Environmental Social Science - Human–Environment Interactions and Sustainability (em inglês). [S.l.]: Cambridge University Press 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]