Cinábrio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.
Cinábrio
Cinnabar on Dolomite.jpg
Geral
Categoria Mineral
Fórmula química sulfeto de mercúrio II, HgS
Identificação
Cor Vermelho-amarronzado
Hábito cristalino Romboédrico a tabular. Granular a massivo
Sistema cristalino Hexagonal
Clivagem Prismático, perfeito
Fractura Irregular a subconchoidal
Escala de Mohs Dureza 2-2.5
Brilho Adamantino a fosco
Índice de refração Transparente a opaco
Pleocroísmo N/A
Risca Escarlate
Densidade 8 - 8.2
Fusibilidade  ?
Solubilidade 10−6 g por 100 ml água(1)
Principais variedades
Nenhuma

Cinábrio, cinabre ou cinabarita (sulfeto de mercúrio (II) (HgS), vermelhão nativo) é o nome usado para o sulfeto de mercúrio (II) (HgS), o minério de mercúrio comum. O nome vem do grego, usado por Teofrasto e provavelmente foi aplicado a muitas substâncias diferentes. Acreditam que a palavra vem do persa زینجیفرح (zinjifrah), originalmente significando "sangue perdido de dragão"[1].

Cinábrio foi extraído pelo Império Romano por seu conteúdo e é o principal minério de mercúrio ao longo dos séculos. Algumas minas usadas pelo romanos continuam em operação até hoje. Geralmente é encontrado como um mineral vein-filling, associado com atividade vulcânica e fontes termais alcalinas.

Cinábrio é geralmente encontrado em uma forma massiva, granular ou terrosa, é de cor vermelha viva a cor de tijolo. Entretanto, ocorre ocasionalmente em cristais com um lustre metálico adamantino. Os cristais pertencem ao sistema romboédrico (trigonal), e são geralmente de hábito romboédrico, frequentemente geminado. A geminação do cinábrio é bem distinta e forma um gêmeo de penetração que é marcado com seis arestas circundando a ponta de uma pirâmide. Pode ser interpretado como dois cristais escalaédricos que cresceram juntos, um cristal indo na direção oposta do outro cristal. A dureza do cinábrio é 2 a 2,5 e sua densidade é 8,1.

O cinábrio apresenta uma semelhança marcante com o quartzo em sua simetria e características ópticas. Como o quartzo, exibe polarização circular, e Alfred des Cloizeaux demonstrou que possui 15 vezes o poder de rotação do quartzo. Tem maior poder de refração que qualquer outro mineral conhecido, sendo o índice médio para o comprimento de onda da luz de sódio sendo de 3,08, enquanto o índice para o diamante—uma substância de refração considerável—é apenas de 2,42 e a do GaAs de 3,93. A dureza

O cinábrio pode estar associado ao mercúrio elementar (líquido) e, portanto, de manipulação perigosa.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Wikcionário
O Wikcionário possui o verbete Cinábrio.