Saltar para o conteúdo

Visão Tattva: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 35: Linha 35:


O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). Na religião Wicca o ar é tido como um dos símbolos do Grande Deus, assim como o incenso e as penas.
O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). Na religião Wicca o ar é tido como um dos símbolos do Grande Deus, assim como o incenso e as penas.




Rasfa ama o gus, xaoxaooaoxaoxoaoxoa <3


=== Água ===
=== Água ===

Revisão das 18h25min de 29 de setembro de 2013

 Nota: Se procura Os Cinco elementos Chineses, veja Cinco elementos (filosofia chinesa).

Segundo a crença pagã, tudo o que foi criado, o macrocosmo e o microcosmo, formou-se através dos cinco elementos.

Akasha

Ver artigo principal: Akasha

O Akasha é o princípio original, espaço cósmico, o éter dos antigos, o quinto elemento cósmico (quintessência), a quinta ponta do pentagrama.

É o substrato espiritual primordial, aquele que pode se diferenciar. Segundo a teosofia, relaciona-se com uma força chamada Kundalini. Eliphas Levi o chamou de luz astral.

No paganismo, o Akasha, também chamado de Princípio Etérico, corresponde ao espírito, à força dos Deuses. É representado no Hermetismo, segundo Franz Bardon, pelo Ovo negro, sendo um dos cinco Tattwas constituintes do Universo.

No Ocultismo, O Akasha é visto como o elemento que deu origem a todos os outros elementos e tudo que existe no universo, Imperator Fenix escreveu em suas monografias que o Akasha é a chave para todos os segredos do universo, tendo ele dado origem a tudo que existe, existiu ou existirá.

Fogo

Ver artigo principal: Fogo

Elemental: Salamandras

O fogo é considerado um símbolo sagrado na maioría das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Xintoísmo e Wicca.

Quase todos os rituais religiosos são realizados na presença deste elemento. Seja em forma de fogueiras, ou mesmo simplesmente representado por uma vela, o fogo possui um misticismo que envolve quase todas as crenças.

Gus ama a rasfa ><

Ar

Ver artigo principal: Ar

Elemental: Silfos ou Sílfides

O ar é considerado um símbolo sagrado na maioria das religiões, incluindo o Hinduísmo, Cristianismo e Wicca.

O ar é um dos "tatwas" (cinco elementos básicos da natureza). Na religião Wicca o ar é tido como um dos símbolos do Grande Deus, assim como o incenso e as penas.



Rasfa ama o gus, xaoxaooaoxaoxoaoxoa <3

Água

Ver artigo principal: Água

Elemental: Ondinas

A Água é considerada um símbolo sagrado na maioría das religiões, representada geralmente em receptáculos (como taças) ou simplesmente por um rio, lago ou mar (nas cerimônias realizadas na natureza). A água possui um misticismo que envolve quase todas as crenças.

Terra

Ver artigo principal: Terra

Elemental: Gnomos

Segundo a mitologia pagã, o elemento terra foi o último dos elementos a se formar, pois pela sua principal característica, a solidificação, ela integra em si o fogo, a água e o ar. Foi essa característica, segundo a crença pagã, que conferiu uma forma concreta aos outros três elementos. É tida como um dos símbolos da Grande Deusa, assim como o pentagrama e o sal.

Breve descrição

De acordo com a doutrina pagã, os quatro elementos mais densos foram originados do princípio akáshico. Por isso o Akasha é o princípio original; correlacionando os Cinco Elementos com o pentagrama, o Akasha seria a 5º ponta do pentagrama (a ponta apontada para cima), aquela que representa o espírito divino, a chamada quintessência.

Todo elemento possui duas polaridades:

Ativa: Plus (Mais - construtiva, criadora, geradora)
Passiva: Minus (Menos – destrutiva, desagregadora, exterminadora).

O maniqueísmo não está presente nas religiões pagãs, não existindo, portanto o conceito de bem e mal definido da mesma maneira como existe hoje na sociedade monoteísta.

Quanto aos cinco elementos citados, deve-se acrescentar que não se tratam de fogo, água, ar e terra comuns (que são tidos apenas como aspectos do plano material denso), mas sim de características universais dos cinco elementos.

Simbolismo

Pentagrama.

Ciências Herméticas

Espírito; representado pelo Ovo negro
Fogo (Tejas); representado pelo Triângulo Vermelho
Ar (Waju); representado pelo Círculo Azul
Água (Apas); representado pela lua Crescente
Terra (Prithivi); representado pelo Quadrado Amarelo

BARDON, Franz - Magia Pratica: O Caminho do Adepto (ISBN 8571871175)