Cláudio Abrantes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Claudio Abrantes
Deputado distrital do Distrito Federal Distrito Federal (Brasil)
Período 1º de janeiro de 2019 até a atualidade
Dados pessoais
Nome completo Francisco Claudio de Abrantes
Nascimento 28 de dezembro de 1968 (50 anos)
Catolé do Rocha, Paraíba
Nacionalidade Brasileiro
Partido PDT
linkWP:PPO#Brasil

Francisco Claudio de Abrantes (Catolé do Rocha, 28 de dezembro de 1968) é um político brasileiro filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Atualmente, é deputado distrital do Distrito Federal.[1]

Antes de se dedicar à política, Claudio Abrantes foi secretário escolar, professor da rede pública e policial civil, atuando na Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O político também é ator, tendo atuado em mais de dez peças de teatro, algumas com público considerável. O papel que deu a ele notoriedade, no entanto, foi o de Jesus Cristo, na Via Sacra do Morro da Capelinha, em Planaltina. Abrantes deu vida a Jesus nas edições de 1992 a 2002.

Também consta em sua biografia o fato de ser um engajado motociclista. Sua paixão pelas motos e pela estrada tem quase três décadas. Claudio Abrantes é membro do motoclube Legião da Capital.

Sua primeira campanha eleitoral foi disputada em 2006, mas não foi eleito nas urnas. Ficou na suplência e assumiu uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal nos últimos nove meses de mandato. Nas eleições seguintes, em 2010, no entanto, Claudio Abrantes conquistou seu espaço. Em 2014, foi suplente novamente, tendo entrado na CLDF em 2015, com oito meses transcorridos de mandato. Destacou-se no parlamento do DF por ser um dos poucos deputados ficha limpa. Em 2018, no PDT, Claudio Abrantes teve 14.238 votos, e foi eleito um dos deputados distritais de Brasília.

Sua atuação como parlamentar tem um perfil multifacetado, de modo que ele atua por vários segmentos da sociedade, sobretudo nas forças de segurança. Entre esses segmentos destacam-se policiais civis, policiais militares, bombeiros, concursados, motociclistas, artistas, profissionais da saúde e da educação, pessoas com deficiência, entre outros. Apesar de possuir trabalho por todo o DF, por ser um deputado distrital, tem inúmeras realizações por Planaltina, cidade onde mora e onde construiu sua vida.


Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um político brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.