Comparação entre denominações cristãs

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.
Question book-4.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Dezembro de 2008). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Este verbete apresenta um quadro comparativo das doutrinas das principais denominações cristãs existentes.

Denominação Hierarquia Sacramentos Salvação Escrituras Particularidades
Catolicismo[1] O papa é a autoridade máxima. Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Casamento, Ordem e Extrema Unção Pela fé e pelas obras Bíblia, incluindo livros deuterocanônicos Utiliza o latim como língua liturgica oficial, mas as missas podem ser celebradas em outros idiomas
Espiritismo Não há. Somos todos criaturas de Deus, em diferentes níveis evolutivos. Estudar e seguir a doutrina para aperfeiçoamento da alma, do procedimento moral e da conduta. Pela prática da caridade e evolução espiritual através da reforma íntima Evangelho de Cristo e Obras de Kardec Creem em Deus, praticam os ensinamentos de Cristo; creem na vida eterna e na reencarnação. Seguem "De graça recebestes, de graça dai", sem fazer alarde.
Igreja Ortodoxa Descentralizada, mas geralmente representada pelo Patriarca de Constantinopla. Batismo, Eucaristia, Penitência, Crisma, Casamento, Ordem, Extrema Unção, Jejum e Doações Pela fé e pelas obras Bíblia, incluindo livros deuterocanônicos Sempre utiliza a língua vernácula nas missas
Luteranismo Descentralizada Batismo e Eucaristia Pela fé Biblia, incluindo apenas livros protocanônicos A Bíblia pode ser livremente interpretada
Anabatistas Descentralizada Não há sacramentos, Batismo e Ceia do Senhor (como memorial) como ritos comunitários Pelo arrependimento e contrição Biblia, com ênfase no novo testamento A Bíblia pode ser livremente interpretada. São nestorianos.
Anglicanismo O arcebispo da Cantuária é o símbolo de unidade mundial, porém cada província nacional é plenamente independente e há uma boa divisão de poder para com as dioceses. O nível de centralização é moderado(moderação é uma forte característica anglicana) Batismo e Eucaristia[2] Porém aceitam os outros 5 como ritos sacramentais ou sacramentos menores (penitência, casamento, crisma(confirmação), ordens e Unção dos Enfermos) Pela fé, somente[3] Bíblia, aceitando os livros deuterocanônicos com restrições (especialmente entre os setores mais protestantes)[4] Não há nenhuma língua litúrgica oficial.[5]
Presbiterianismo Descentralizada Batismo e Eucaristia Pela predestinação Bíblia, apenas livros protocanônicos
Igreja Batista Descentralizada Não há sacramentos, Batismo (voluntário) e Ceia do Senhor (como memorial) como ritos comunitários Pelo arrependimento e contrição Biblia, com ênfase no novo testamento A Bíblia pode ser livremente interpretada. Prega a separação entre igreja e estado. É Democrática em suas decisões.
Adventismo O presidente da Associação Geral dos Adventistas do Sétimo Dia é a autoridade máxima, e é escolhido por voto. Batismo, Eucaristia ou Santa-Ceia e Lava-pés Pelas obras e pela fé Bíblia e Obras de Ellen G. White Santificam o Sábado como dia de descanso, separação entre Igreja e Estado, pregam a mortalidade da alma, e a volta eminente do Senhor Jesus Cristo
Metodismo Descentralizada Batismo e eucaristia. Realizada em três passos: Graça Previniente, Conversão e Santificação. Bíblia.
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) O Profeta e Presidente da Igreja, é líder espiritual para o mundo todo, até mesmo para os não membros. Batismo, confirmação, sacramento, ordenação ao sacerdócio e casamento eterno. Baseada na expiação de Jesus Cristo. Fé, arrependimento e batismo são os primeiros princípios e ordenanças do evangelho. Bíblia, Livro de Mórmon, Doutrina e Convênios e Pérola de Grande Valor e revelação moderna recebida através do profeta. Acreditamos em revelação moderna. Somos todos filhos iguais de Deus, que nos ama de igual maneira. Cremos que as famílias podem viver juntas por toda a eternidade.
Cristadelfianos Descentralizada Batismo Pelo batismo e prática dos valores de Cristo. Bíblia, com exclusão explícita de todas as demais escrituras. Rejeitam o princípio da Trindade e advogam o nestorianismo.
Testemunhas de Jeová Centrada no Corpo Governante e em suas corporações afiliadas. Congregações locais possuem autonomia financeira. Batismo Pela fé, e pela Obra de evangelização Bíblia, com exclusão dos livros apócrifos. Usam a Tradução do Novo Mundo. Divulgam o Nome Jeová, rejeitam a Trindade, acreditam no paraíso na terra como esperança. A única data religiosa que comemoram é o Memorial da Morte de Cristo, são neutros na política, e conhecidos pela evangelização de casa em casa.
Pentecostalismo Descentralizada Batismo e congregação Pela fé Bíblia, com com ênfase no novo testamento Tem como ponto-chave o "batismo no Espírito santo" e a glossolalia, além de pregar dons de cura e o falar em línguas estranhas
Sociedade dos Amigos (Quaker) Descentralizada Não há Pela fé Bíblia São pacifistas e pregam o modo de vida simples, sem ostentações.
Cristianismo Rosacruz Não há Iniciação Universal, através de reencarnações sucessivas Novo Testamento e Conceito Rosacruz do Cosmos São trinitários, nestorianos, reencarnacionistas, evolucionistas e adotam uma dieta vegetariana. São estruturados em escolas, em vez de igrejas.
Racionalismo Cristão Não há Não há Universal, através de reencarnações sucessivas Não há São reencarnacionistas, evolucionistas e negam a divindade de Jesus, considerando-o como "o ser humano mais perfeito de todos".
Igreja Universal do Reino de Deus Personalista, o bispo Edir Macedo é a autoridade máxima Batismo, Santa-Ceia e Congregação Pela fé, somente. Bíblia Seguem a teologia da prosperidade.

Referências

  1. Sucessão Apostólica da Igreja Católica e Os Papas
  2. "São dois os sacramentos instituídos por Cristo nosso Senhor no Evangelho, isto é, o batismo e a ceia do Senhor" (Os 39 Artigos da Religião, art. XXV). Cf. MORE, Paul Elmer e CROSS, Frank Leslie. Anglicanism: The Thought and Practice of the Church of England, p. 414 (1957).
  3. "Somos reputados justos perante Deus, somente pelo mérito do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo pela Fé, e não por nossos próprios merecimentos e obras." (Os 39 Artigos da Religião, art. XI). Cf. ZAHL, Paul F. M. The Protestant Face of Anglicanism, p. 76 (Wm. B. Eerdmans Publishing, 1998).
  4. "E os outros Livros (como diz Jerônimo) a Igreja os lê para exemplo de vida e instrução de costumes; mas não os aplica para estabelecer doutrina alguma; http://regiao1.ieab.org.br/rps/teologico/39_artigos_de_religiao.pdf". (Os 39 Artigos da Religião, art. VI). Cf. MORE, Paul Elmer e CROSS, Frank Leslie. Anglicanism: The Thought and Practice of the Church of England, p. 180.
  5. "Onde o idioma local não era o inglês, o Livro de Oração Comum foi traduzido" (SYKES, Stephen e BOOTY, John E. The Study of Anglicanism, p. 57 (SPCK/Fortress Press, 1988)).
Ícone de esboço Este artigo sobre cristianismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.