Cordierite

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cordierite
(cordierita, iolite)
Cordierite
Cordierite procedente de Itália
Categoria silicatos
Cor azul, azul fumado, lilás azulado, esverdeado, castanho amarelado, cinzento, incolor, preto. Incolor a castanho claro em folhas finas.
Fórmula química (Mg,Fe)2Al4Si5O18
Propriedades cristalográficas
Sistema cristalino ortorrômbico - bipiramidal; Grupo espacial: C ccm
Hábito cristalino pseudo-hexagonal prismático, maciço
Propriedades ópticas
Transparência transparente a translúcida
Índice refrativo nα = 1,527 - 1,560 nβ = 1,532 - 1,574 nγ = 1,538 - 1,578; os índices aumentam com o conteúdo de ferro
Pleocroísmo X = amarelo claro, verde; Y = lilás, azul-lilás; Z = azul claro
Propriedades físicas
Densidade 2,57 a 2,66
Dureza 7 a 7,5
Fratura subconcoidal
Tenacidade frágil
Outras Pode ser confundido com o quartzo, mas pode ser diferenciado pelo pleocroísmo. Distingue-se do corindo pela diferença de dureza.[1][2][3][4]
Estrutura cristalina da cordierite.

Cordierite (ou cordierita ou iolita) é um ciclossilicato de ferro, magnésio e alumínio que dá origem a um mineral com fórmula (Mg,Fe)2Al4Si5O18, onde pode haver proporções variáveis entre ferro e magnésio. Existe uma solução sólida entre a cordierite rica em ferro (sekaninaite) e a cordierite rica em magnésio. A indialite é o seu polimorfo a alta temperatura, isoestrutural com o berilo.[5][1]

Descrição[editar | editar código-fonte]

De acordo com a Classificação de Strunz, a cordierite pertence à classe "09.CJ - Ciclossilicatos com ligações simples para 6 [Si6O18]12- (sechser-Einfachringe), sem aniões complexos isolados" em conjunto com os seguintes minerais: bazzite, berilo, indialite, stoppaniíte, sekaninaíte, combeíta, imandrite, kazakovite, koashvite, lovozerite, tisinalite, zirsinalite, litvinskite, kapustinite, baratovite, katayamalite, aleksandrovite, dioptase, kostylevite, petarasite, gerenite-(Y), odintsovite, mathewrogersite e pezzottaíta.

A cordierite foi descoberta em 1812 e foi descrita pelo mineralogista francês Jean-André-Henri Lucas (1780-1825) em 1813.[6] O seu nome foi dado em reconhecimento do engenheiro, geólogo e mineralogista francês Louis Cordier (1777-1861),[2] que fez a primeira descrição com o nome "dichroíte". As amostras provinham do Cabo de Gata, em Espanha, que não foi aceite como local do topótipo.

Ocorrência[editar | editar código-fonte]

A cordierite é normalmente encontrada em rochas argilosas que sofreram metamorfismo regional ou de contacto. É especialmente frequente em rochas corneanas provenientes do metamorfismo em rochas pelíticas. Existem dois tipos de associações minerais onde a cordierite ocorre:

Também pode ser encontrado associado a outros minerais, como granada ou antofilite.[4][7][7] A cordierita também é encontrada em alguns granitos, pegmatitos, noritos e outras rochas formadas a partir de magmas grabóides. Os produtos de alteração incluemmicas, clorite e talco.

Gemologia[editar | editar código-fonte]

A iolite é uma variedade transparente frequentemente utilizada como pedra preciosa. O nome "iolite" vem da língua grega e significa "cor lilás". Outro nome antigo é "dichroíte", que em grego significa "pedra de duas cores", em referência ao seu acentuado pleocroísmo.

Foi também designada por safira de água e bússola viking, uma vez que os vikings a utilizavam como bússola.[8] Isto era feito determinando a direção das ondas de luz polarizadas. A partir dos ângulos da luz com o mineral, era possível saber a posição do Sol em caso de nevoeiro ou nuvens, que no norte da Europa são muito frequentes.[9]

As cores da iolite vão do azul safira ou azul lilás ao cinzento amarelado ou azul celeste. Por vezes, esta variedade é utilizada como substituto de safiras mais baratas. Outro nome para a iolite é steinheilite, em homenagem a Fabian Steinheil, o governador militar russo da Finlândia, que a descreveu como um mineral distinto do quartzo.[10]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b «Cordierite» (PDF). Handbook of Mineralogy. RRUFF™ Project 
  2. a b «Cordierite».
  3. Webmineral data.
  4. a b Dana, James Dwight; Klein, Cornelis; Hurlbut, Cornelius S. Manual of Mineralogy. 20th.
  5. Webmineral data.
  6. Lucas, J. A. H., 1813. XIII. Cordierite (f.). (Iolithe (m)) — Tableau Méthodique Espèces Minérales, D’Hautel, Paris: 219—222 .
  7. a b Klein, Cornelis.
  8. Guillot, Agnès; Meyer, Jean-Arcady.
  9. ; Bowling, Sue Ann«Polar Navigation and the Sky Compass Arquivado em 27 de abril de 2012, no Wayback Machine.».
  10. Sowerby, James.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]