Crash Nitro Kart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Crash Nitro Kart
Desenvolvedora(s) Vicarious Visions
Universal Interactive
Publicadora(s) Vivendi Universal Games
Konami (Japão)
Sierra Entertainment (algumas edições)
Escritor(es) Dan Tanguay (roteiro cinemático)[1]
Artista(s) Charles Zembillas (design de personagens)[1]
Joe Pearson (design de background)[1]
Compositor(es) Ashif Hakik
Todd Masten[1]
Motor Intrinsic Alchemy
Havok Physics
Plataforma(s) PlayStation 2

GameCube
Xbox
Game Boy Advance
N-Gage
Zeebo

Série Crash Bandicoot
Data(s) de lançamento Consoles e Game Boy Advance
  • AN 11 de novembro de 2003
  • EU 28 de novembro de 2003
  • JP 8 de julho de 2004 (PS2 & GC)
N-Gage
  • AN 28 de julho de 2004
  • EU 30 de junho de 2004[6]
Mobile
  • AN 20 de setembro de 2004[7]
Gênero(s) Corrida, combate de veículos
Modos de jogo Um jogador
Multijogador

Crash Nitro Kart (Crash Bandicoot Bakuso! Nitro Kart no Japão) é o sexto jogo da série Crash Bandicoot, assim como o segundo jogo de corrida da mesma série. Foi lançado para PlayStation 2, GameCube, Xbox, Game Boy Advance e N-Gage em 11 de novembro de 2003 e desenvolvido pela Vicarious Visions, porém seria desenvolvido pela Traveller's Tales e sua subdivisão Traveller's Tales Oxford no princípio. É considerado uma sequência indireta a Crash Team Racing. Os Bandicoots, Crash, Coco, Crunch e Aku Aku estavam cuidando de seus afazeres quando são abduzidos por uma luz branca. O mesmo acontece com o Dr. Neo Cortex e seus capangas. Eles então veem que foram abduzidos pelo rei alienígena Velo, que deseja vê-los correrem, senão a Terra será destruída. Cabe aos terráqueos salvarem seu planeta.

Jogabilidade[editar | editar código-fonte]

Sendo quase idêntica a de CTR, o jogador corre contra outros personagens, que podem ser controlados pelo computador ou por outros jogadores. Há várias caixas espalhadas pelas pistas, que quando quebradas garantem armas. Se o jogador coletar dez frutas Wumpa, as armas ficarão mais poderosas. Muitas pistas contém obstáculos, que se não forem evitados, poderão paralisar o jogador por um tempo. Uma das novidades é o modo "Team Frenzy", que permite os jogadores correrem como se fizessem parte de um time. Uma vitória de qualquer membro do time significa uma vitória para o time todo. Adicionalmente, se o jogador ficar perto de um membro do time por tempo suficiente durante as corridas ganhará armas ilimitadas por um curto tempo.

No modo "Aventura", o jogador poderá escolher entre o Time Bandicoot e o Time Córtex. O jogador deverá viajar por quatro mundos, coletando três troféus em cada mundo ganhando as corridas lá. Cada mundo também possui um chefe, que deve ser derrotado ao pegar os troféus. O chefe lhe dará uma chave se derrotado e coletando todas as quatro permitirá a derrota do chefe final. O jogador também deverá coletar outros itens, como relíquias, obtidas terminando a corrida antes do tempo mostrado na tela, as Moedas CNK, obtidas coletando as letras C, N e K de uma fase e chegando em 1º lugar numa corrida gemas, obtidas ganhando corridas especiais.

No modo "Batalha", os jogadores se enfrentam num certo número de competições. Estas batalhas tomam lugar em arenas especiais. O "Editor de Arenas" permite o jogador mudar as arenas colocando caixas e outros objetos em qualquer lugar da arena.

Modos de corrida[editar | editar código-fonte]

Crash Nitro Kart apresenta seis modos de corrida: Aventura, Corrida Contrarrelógio, Volta Contrarrelógio, Corrida, Corrida em Equipe e Torneio. O Modo Aventura é um jogo de um jogador no qual o jogador deve correr através de todas as pistas e arenas no jogo e recolher o máximo de troféus, relíquias, Chaves, Moedas CNK e Gemas. O objetivo do Modo Aventura é ganhar todas as corridas dos cinco mundos diferentes e ganhar a liberdade dos personagens do Imperador Velo XXVII. O mundo hub do jogo é o Coliseu de Velo, a partir do qual o jogador pode acessar qualquer um dos cinco outros mundos através de portões especiais. A maior parte destas portas estão inicialmente bloqueadas; o jogador deve completar as corridas de um mundo para ter acesso ao outro mundo. Ao vencer uma corrida, o jogador receberá um troféu e, quando o jogador receber todos os três troféus em um mundo, o jogador será capaz de correr contra o campeão do mundo que o jogador está, que atua como um personagem chefe. Se o jogador conseguir derrotar o campeão desse mundo, ele lhe dará uma chave. Isso permite que o jogador acesse o próximo mundo.

Personagens[editar | editar código-fonte]

O jogo conta com a participação de 21 personagens, sendo que a maioria deve ser destravado durante o jogo ou só é jogável para a versão GBA. Somente seis personagens são jogáveis no modo "Aventura" e são divididos em dois times: o Time Bandicoot, formado por Crash Bandicoot, Coco Bandicoot e Crunch Bandicoot e o Time Córtex, formado por Dr. Neo Córtex, N. Gin e Tiny Tiger. Em todas as corridas (menos os chefes), dois personagens de cada time competem entre si.

Dois times adicionais competem entre os dois times nas corridas, sendo que os dois não são jogáveis no modo "Aventura", porém nos outros modos. O time Oxide é composto por Nitros Oxide, seus capangas Zam e Zem e Velo. O time Trance é formado por N. Trance, Polar, Dingodile e Pura. Tanto N. Oxide quando N. Trance são habilitáveis desde o início do jogo, mas Zam, Zem, Polar e Dingodile devem ser habilitados ganhando os diamantes roxo, verde, azul e vermelho respectivamente no modo "Aventura". Os chefes Krunk, Nash, Norm, Geary, são somente jogáveis na versão para GBA, e o próprio Imperador Velo XXVII, também é somente jogável na versão para GBA, e apenas Velo Real é jogável; ele é habilitado ao completar o jogo com os dois times.

Assim como os três membros principais, cada time contém um quarto membro que não participa das corridas até que sejam usados. Com exceção de Velo, nenhum deles aparece no modo "Aventura". Pura é jogável fazendo 50 turbos seguidos com algum membro do Time Bandicoot. Crash Falso é habilitável fazendo a mesma coisa com um membro do Time Córtex. Como em CTR, N. Tropy é habilitável vencendo seus fantasmas no modo de "Contra-relógio". Pura passa a ser jogável no time do N. Trance, Crash Falso passa a ser jogável no time do Crash, N. Tropy passa a ser jogável no time do Cortex, enquanto Velo é jogável no time de Oxide.

Como em CTR, Aku Aku serve de conselheiro para o Time Bandicoot e Uka Uka para o Time Cortex. Uma outra máscara que lembra Velo serve como conselheiro para os times de Oxide e Trance. A versão para Game Boy Advance também possui o dragão Spyro (substituindo Pura) como personagem jogável completando o jogo com o Time Bandicoot.

Equipes do jogo[editar | editar código-fonte]

Equipe Bandicoot

  • Crash Bandicoot (Líder).
  • Coco Bandicoot.
  • Crunch Bandicoot.
  • Crash Falso. (Não jogável no modo Aventura)

Equipe Cortex

  • Dr. Neo Cortex (Líder).
  • N. Gin.
  • Tiny Tiger.
  • Dr. N. Tropy. (Não jogável no modo Aventura)

Equipe Trance (Não jogável no modo Aventura)

  • N. Trance (Líder).
  • Dingodile.
  • Polar.
  • Pura.
  • Spyro. (Na versão para GBA, substituindo Pura)

Equipe Oxide (Não jogável no modo Aventura)

  • Nitros Oxide.
  • Zam.
  • Zem.
  • Velo Real (Líder).

Equipe Championship (Apenas para a versão GBA, tambem não é jogável no modo Aventura)

  • Terra Championship (Krunk).
  • Barin Championship (Nash).
  • Fenomena Championship (Norm e Big Norm).
  • Teknee Championship (Geary).
  • Galaxy Championship (Imperador Velo, Líder).

Referências

  1. a b c d Instruction Booklet, pp. 23-24.
  2. «Crash Nitro Kart for PlayStation 2 - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009. 
  3. «Crash Nitro Kart for Xbox - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009. 
  4. «Crash Nitro Kart for GameCube - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009. 
  5. «Crash Nitro Kart for Game Boy Advance - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009. 
  6. «Crash Nitro Kart for N-Gage - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009. 
  7. «Crash Nitro Kart for Mobile - Crash Nitro Kart». GameSpot. Consultado em 7 de outubro de 2009.