Naughty Dog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Tipo Subsidiária da Sony Interactive Entertainment
Indústria Jogos eletrônicos
Fundação 27 de setembro de 1984
Fundador(es) Andy Gavin
Jason Rubin
Sede Santa Mônica, Califórnia,
 Estados Unidos
Presidente Evan Wells
Christophe Balestra
Empregados 200–500
Holding SIE Worldwide Studios (2001–presente)
Website oficial NaughtyDog.com

Naughty Dog, LLC (anteriormente conhecido como Jam Software antes de renomear em 1989 ) é um estúdio americano de jogos com sede em Santa MonicaCalifórnia. Fundado por Andy Gavin e Jason Rubin em 1984 como uma desenvolvedora independente, o estúdio foi adquirido pela Sony Computer Entertainment em 2001. Gavin e Rubin produziram uma sequência dos jogos mais bem sucedidos, incluindo Rings of Power e Way of the Warrior no início dos anos 90. Este último - um orçamento muito baixo, mas ainda plausível - levou a Universal Interactive Studios a assinar com a dupla para um contrato de três títulos e financiar a expansão da empresa.

De longa data, o designer de game americano e produtor Mark Cerny convenceu Naughty Dog a concentrar os seus novos recursos na criação de um personagem baseado na temática de jogo de plataforma que explora plenamente as capacidades 3D de novos sistemas. Em última análise, o que levou ao lançamento de Crash Bandicoot para o PlayStation em 1996. A Naughty Dog desenvolveu três Crash Bandicoot ao longo de vários anos. Depois de desenvolver Crash Team Racing, a empresa começou a trabalhar em Jak e Daxter para o PlayStation 2 .

Em 2004, Rubin, que se tornou o presidente da empresa, deixou a empresa para trabalhar em um novo projeto chamado Iron and the Maiden.  Além de sua equipe de jogo inhouse, a Naughty Dog é também o lar da equipe de ICE,  um dos grupos de tecnologia central da SIE Worldwide Studios.  O primeiro título da empresa para o PlayStation 3Uncharted: Drake's Fortune, foi lançado em 2007, com uma trilogia sendo concluída em 2016.

A Naughty Dog era conhecida por ter uma história de desenvolvimento de um jogo de cada vez, e também uma franquia por console; Uma tendência controversa que foi criticada por fãs. Isso durou até que a Naughty Dog anunciou a da propriedade intelectual para o PlayStation 3 chamado The Last of Us, que estava em desenvolvimento por uma equipe secundária no estúdio e lançado em 2013 para a aclamação universal, sendo chamado pelos críticos de um dos Os maiores jogos de todos os tempos .

História[editar | editar código-fonte]

Os estudantes do ensino médio Jason Rubin e Andy Gavin, depois de ter experimentado o Lisp e C ++, uniram-se para criar uma produtora de jogos de vídeo game e fundou "Software Jam" em 1984. Rubin e Gavin escolheram para criar o software para o Apple II e decidiram criar um jogo de esqui para o seu segundo título. Durante a produção do jogo, Gavin acidentalmente copiou os jogos bootleg sobre a única cópia do jogo de esqui que eles tinham. Rubin então criou um novo jogo de esqui chamado Ski Crazed (originalmente intitulado Stud Ski ). Gavin reprogramou o jogo para jogar mais rápido. O jogo foi mais tarde pego e publicado pela Baudville, que comprou o jogo da Jam Software por US $ 250. Rubin e Gavin criaram um jogo de aventura gráfica para o Apple IIGS intitulado DreamZone, que foi lançado em 1988 e portado para o Atari ST, e computadores pessoais . 

Em 1989, Rubin e Gavin lançaram um jogo intitulado Keef the Thief, que foi publicado pela Electronic Arts para o Apple IIGS, Amiga e IBM PC Compatible. Para fazer um novo começo e para dissolver a sua relação com Baudville, Rubin e Gavin renomearam a Jam Software como Naughty Dog em 9 de setembro de 1989. A Naughty Dog também criou e desenvolveu Rings of Power, que foi publicado pela Electronic Arts para a Sega Genesis em 1991. Rubin e Gavin juntaram-se ao título pelo programador Vijay Pande, que mais tarde se tornaria mais conhecido por orquestrar o projeto de pesquisa de doença através da computação distribuída conhecida como Folding @ home na Universidade de Stanford . 

Em 1994, Rubin e Gavin produziram o título multiplayer 3DO Interactive Way of the Warrior e apresentaram-no a Mark Cerny de Universal Interactive Studios. Cerny ficou satisfeito com Way of the Warrior e assinou com a Naughty Dog um contrato com a Universal Interactive Studios para mais três jogos. Rubin e Gavin inventaram um plano para criar uma imagem tridimensional de ação - jogo de plataforma. Uma vez que o jogador seria forçado a olhar constantemente para trás do personagem, o jogo foi em tom de brincadeira com o codinome " sonic Ass Jogo 's".

A produção do jogo começou em 1994, durante o qual Naughty Dog expandiu seu número de funcionários e inventou uma ferramenta de desenvolvimento chamada "Goal Oriented Object LISP", para criar os personagens e a jogabilidade. Os cartonistas Charles Zembillas e Joe Pearson foram recrutados para criar os personagens do jogo, o que resultou no personagem titular Crash Bandicoot . Após 14 meses de desenvolvimento, o jogo foi mostrado à Sony Computer Entertainment, que assinou em seguida para publicar o jogo. Crash Bandicoot foi mostrado ao público pela primeira vez na E3 e passou a se tornar um dos títulos mais vendidos no console PlayStation, vendendo mais de 6,8 milhões de cópias. 

Naughty Dog continuou a desenvolver mais dois jogos Crash Bandicoot, como um spin-off Crash Team Racing kart jogo de corrida. Até então o estúdio estava mirando desenvolver jogos para a Sony e não ser mais restringida pela Universal Interactive. Desde que Universal segurou os direitos para a série Crash Bandicoot, a Naughty Dog não poderia desenvolver jogos futuros por direito próprio. O estúdio seria comprado pela Sony para evitar uma repetição enquanto se concentrava no desenvolvimento do primeiro jogo da série Jak e Daxter. Os jogos de Jak e de Daxter encontraram o sucesso similar como os jogos de Crash Bandicoot. Durante o desenvolvimento dos jogos Jak 3 e Jak X: Combat Racing, Rubin e Gavin lentamente fizeram a transição de Evan Wells e Christophe Balestra para se tornarem co-presidentes de Naughty Dog quando os fundadores deixassem o estúdio.

Em 2007, a Naughty Dog começou a trabalhar na série Uncharted, e fez sua primeira aproximação aos mundos e aos caráteres realísticos, ao contrário de suas séries de Crash Bandicoot e de Jak e de Daxter , que caracterizaram mundos fantásticos ajustados em um ajuste fictional. A franquia de Uncharted foi elogiada para sua qualidade cinematográfica e proficiência técnica, e vendeu quase 17 milhões de cópias no mundo inteiro desde abril de 2012. 

Durante os Spike TV Video Game Awards de 2011, a Naughty Dog revelou uma nova propriedade intelectualThe Last of Us, descrita como um "jogo de ação e aventura pós-apocalíptico em terceira pessoa", seguindo a situação de uma adolescente, Ellie e do adulto Joel, em uma cenário pós-apocalíptico nos Estados Unidos invadido com seres humanos infectados com uma doença reminiscente da infecção causada por Cordyceps unilateralis. The Last of Us recebeu a aclamação universal no seu lançamento. 

Em 2012 e 2013, a Naughty Dog se juntou à Mass Media Inc. para lançar a coleção Jak e Daxter. A coleção contém a qualidade de alta definição da trilogia original PlayStation 2 e foi lançado para PlayStation 3 e PlayStation Vita, respectivamente.

Damon Shelton de Naughty Dog apresentaram a técnica de captura de movimento usada no The Last of Us na GDC 2015.

Em 14 de novembro de 2013, durante a PS4 All Access, a Naughty Dog revelou dois teaser trailers. O primeiro revela u, DLC single-player do jogo The Last of Us (Primeira DLC feita pela Naughty Dog), Left Behind, estrelado por Ellie e Riley, uma menina que conheceu Ellie durante os eventos dos 'American Dreams' prequel da série de quadrinhos. O segundo teaser revelou o primeiro título de PlayStation 4 do estúdio, o próximo jogo da série Uncharted, tornando a primeira série a se espalhar por duas gerações de console doméstico (excluindo os remakes de HD).

Em 23 de novembro de 2013, Corrinne Yu, principal arquiteto de motores gráficos da produtora de desenvolvimento da Halo 4 da Microsoft, 343 Industries, anunciou que se juntou a Naughty Dog. Em 07 de dezembro de 2013, durante a primeira edição do Pico 's VGX premiação, Naughty Dog ganhou o premio de Estúdio do Ano por seu trabalho em The Last of Us . 

Em 4 de Março, 2014, o principal escritor da série Uncharted, Amy Hennig deixou o estúdio, com o diretor de Uncharted 3 Justin Richmond  e com o artista principal do jogo The Last of Us Nate Wells que saiu logo depois. Mais tarde, foi revelado que The Last of Us seria lançado no PlayStation 4 como uma versão remasterizada. 

Em de dezembro de 2016, durante a PlayStation Experience, a Naughty Dog revelou o trailer de The Last of Us Part II, a continuação de The Last of Us.

Filosofia do desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

A Naughty Dog é conhecida por sua maneira única de lidar com o desenvolvimento do jogos, porque o estúdio não tem um produtor em qualquer uma das suas equipes.  A cultura de trabalho em Naughty Dog é muito diferente de muitos outros estúdios; Há menos gerência intermediária; Keith Guerrette, produtor de efeitos especiais do estúdio, disse: "Isso vem com muitos prós e contras, mas eu acho que é definitivamente um dos nossos maiores pontos fortes. Olhando para o resto da indústria, isso é algo que nós falamos um pouco, as empresas que estão fazendo coisas realmente inovadoras, são todos aqueles que não têm a gestão, como o lado do negócio, diretamente injetado na empresa. A Sony nos colocou nesta situação fantástica, onde não temos que ter qualquer produtor, não temos quaisquer interações com a Sony em tudo sobre os desenvolvimentos. " A Naughty Dog também tem total liberdade em basicamente todos os aspectos do design do jogo, e isso também significa que a Sony Computer Entertainment, a empresa-mãe, não impede o estúdio de qualquer implementação de elementos do jogo. 

ICE Team[editar | editar código-fonte]

A Naughty Dog é o lar da ICE Team, um dos grupos de tecnologia central da Sony World Wide Studios. O termo ICE originalmente significa ''I'nitiative for a Common Engine' que descreve o propósito original do estúdio. A Equipe ICE centra-se na criação de tecnologias de núcleo gráfico para todo mundo da Sony partindo de títulos publicados, incluindo componentes de baixo nível de motores de jogos, dutos de processamento gráfico, ferramentas de suporte e gráficos de perfis e ferramentas de depuração. A Equipe ICE também suporta terceiros desenvolvedores com um conjunto de componentes de motores, e uma análise de gráficos, perfis, e ferramenta de depuração para o RSX. Ambos permitem que os desenvolvedores obtenham melhor desempenho dos hardwares da PlayStation. 

Jogos desenvolvidos [editar | editar código-fonte]

Como subsidiária da Sony Computer Entertainment, a Naughty Dog é mais conhecida pelo desenvolvimento de jogos para família de consoles PlayStation, incluindo o Crash Bandicoot série original PlayStationJak e Daxter no PlayStation 2 ; Uncharted e The Last of Us na PlayStation 3 e PlayStation 4 . Antes disso, eles também desenvolveram jogos como Dream Zone , Keef the Thief , Anéis de Poder e Way of the Warrior .

Parcerias com outros desenvolvedores [editar | editar código-fonte]

Jogos de Insomniac [editar | editar código-fonte]

Desde trabalhar juntos no mesmo prédio no Backlot Universal Interactive Studios, Naughty Dog e Insomniac Games tiveram uma relação próxima. Produtor Mark Cerny tem trabalhado extensivamente com ambas as empresas. Eles fizeram tipos semelhantes de jogos. Por exemplo, no final dos anos 90, a série Crash Bandicoot da Naughty Dog e a série Spyro the Dragon do Insomniac concorreram no PlayStation como jogos de plataformas pesadas de personagens com ambientes imaginativos. Com o lançamento do PlayStation 2, as duas séries foram deixadas nas mãos pela Universal, e ambos os desenvolvedores continuaram em competição amigável após a criação de suas novas franquias emblemáticas ( Jak e Daxter e Ratchet & Clank , respectivamente). Em 2004, Vicarious Visions reconheceu os laços estreitos entre as franquias Crash e Spyro, desenvolvendo os jogos crossover Crash Bandicoot Purple: Rpg's Rampage e Spyro Orange: The Cortex Conspiracy .

Com o lançamento do PlayStation 3, os desenvolvedores mudaram o foco, com a série de ação e aventura da Naughty Dog Uncharted e da Insomniac a série Resistanceficção científica first-person shooter, embora que a Insomniac continuou a trabalhar sobre o Ratchet and Clank. Ambas, a Naughty Dog e a Insomniac afirmaram que eles não têm planos para fazer um jogo juntos, mesmo que, com a Activision Blizzard segurando os direitos de publicação tanto para o Bater Bandicoot e Spyro o dragão caracteres, tem havido um par de cruzamento jogos lançados entre Os dois, enquanto a Sony lançou PlayStation Move Heroes e PlayStation All-Stars Battle Royale , ambos os jogos do PlayStation 3 que contou com personagens criados por Naughty Dog e Insomniac no mesmo jogo, bem como personagens criados por Sucker Punch Productions .

Ready at Dawn [editar | editar código-fonte]

Didier Malenfant, desenvolvedor da Naughty Dog, deixou a empresa em 2003 para formar uma nova empresa de desenvolvimento, Ready at Dawn, com ex-membros da Naughty Dog e da Blizzard Entertainment. Além disso, Ready at Dawn desenvolveu Daxter para o PSP que foi produzido por Naughty Dog.

Jogos de alto impacto [editar | editar código-fonte]

Naughty Dog compartilhou sua biblioteca de ativos com os Jogos de Alto Impacto para desenvolver Jak e Daxter: The Lost Frontier . A empresa também é composta de ex-membros do Naughty Dog, bem como ex-membros do Insomniac Games.

Jogos de Mídia de Massa [editar | editar código-fonte]

Naughty Dog ajudou a Mass Media Games a trazer a coleção Jak e Daxter para a PS3, que consistia nos 3 primeiros títulos da série remasterizada em 3D e HD (720p) com suporte a troféus.

Jogos desenvolvidos[editar | editar código-fonte]

Referências

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre empresa e/ou corporação de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.