Naughty Dog

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Julho de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Naughty Dog.png
Tipo Subsidiária da Sony Interactive Entertainment
Indústria Jogos eletrônicos
Fundação 27 de setembro de 1984
Fundador(es) Andy Gavin
Jason Rubin
Sede Santa Mônica, Califórnia,
 Estados Unidos
Presidente Evan Wells
Christophe Balestra
Empregados 200–500
Empresa-mãe SIE Worldwide Studios (2001–presente)
Página oficial NaughtyDog.com

A Naughty Dog, Inc. é uma empresa desenvolvedora de videogames fundada por Andy Gavin e Jason Rubin em 1986 e situada na cidade de Santa Mônica, na Califórnia. Foi comprada pela Sony em 2001. A empresa é famosa por ter criado as séries Crash Bandicoot, Jak and Daxter e Uncharted. Ela tambem é famosa por abandonar suas franquias quando elas estão no auge da fama, tendo abandonado Crash Bandicoot e Jak and Daxter. Mais recentemente, o estúdio lançou o universalmente aclamado videogame The Last of Us, tendo recebido o prémio "Estúdio do ano 2013" pela Spike Video Game Awards como resultado.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Chamada primeiramente de "JAM", Gavin e Rubin a fundaram com apenas 16 anos. O primeiro jogo da empresa foi então Ski Crazed para o Apple II, e dois anos depois deste jogo, a empresa também criou Dream Zone e Keef the Thief para o Apple IIGS, e então mudou o seu nome para Naughty Dog.

Os programadores da Naughty Dog são conhecidos por dominar a plataformas UNIX sob RISC e levar os consoles PlayStation ao limite. Ele trabalharam extensivamente com NeXT o que lhes conferiu grande domínio do hardware do PlayStation, PlayStation 2 e PlayStation 3.

Jogos desenvolvidos[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Studio of the Year - VGX». Spike (em inglês). Consultado em 06/03/2014 

Ver Também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre empresa e/ou corporação de jogos eletrônicos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.