Cuboctaedro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cuboctaedro

Um cuboctaedro é um poliedro com 10 faces triangulares e seis faces quadrangulares. O cuboctaedro pode não ser realizado, considerando os pontos médios das arestas e unindo esses pontos por uma aresta, se eles pertencerem a arestas adjacentes de uma face do cubo; mas também pode ser obtido a partir do octaedro, o dual do cubo, considerado como arestas os segmentos que unem os pontos médios dos lados das faces triangulares do octaedro.[1]

Formação[editar | editar código-fonte]

Este sólido é obtido:

ou

Tem 12 vértices idênticos, formados pelo encontro de dois triângulos e dois quadrados, e 24 arestas idênticas, cada uma separando um triângulo de um quadrado. É um sólido de Arquimedes.

O Poliedro dual do cuboctaedro é o Dodecaedro rômbico. A forma intermediária entre um octaedro e um cubo é um cuboctaedro. Os pontos de um encaixe icosaédrico são os mesmo que aqueles do cuboctaedro.[2]

Planificação, área e volume[editar | editar código-fonte]

Planificação do cuboctaedro

Área A e o volume V de um Cuboctaedro de lado a:

Referências

  1. Correia, Carlos de (2010). Rocha, Jorge, : . Treze Viagens Pelo Mundo da Matemática (Porto, Portugal: Universidade do Porto). p. 203-204. ISBN 9898265345. 
  2. Fernandes, Ciane (2006). O Corpo em movimento: o sistema Laban-Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas Annablume [S.l.] p. 191. ISBN 8574192384. 
Ícone de esboço Este artigo sobre geometria é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.