Cunha Porã

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cunha Porã
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Cunha Porã
Bandeira
Brasão de armas de Cunha Porã
Brasão de armas
Hino
Lema Morada do Verde
Gentílico cunha-porense[1]
Localização
Localização de Cunha Porã em Santa Catarina
Localização de Cunha Porã em Santa Catarina
Localização de Cunha Porã em Santa Catarina
Cunha Porã está localizado em: Brasil
Cunha Porã
Localização de Cunha Porã no Brasil
Mapa
Mapa de Cunha Porã
Coordenadas 26° 53' 38" S 53° 10' 04" O
País Brasil
Unidade federativa Santa Catarina
Municípios limítrofes Maravilha, Modelo, Saudades, Cunhataí, Palmitos, Caibi, Iraceminha
Distância até a capital 682 km
História
Fundação 20 de julho de 1958
Administração
Prefeito(a) Luzia Vacarin (PSDB, 2009 – 2012)
Características geográficas
Área total [2] 220,293 km²
População total (Censo IBGE/2010[3]) 10 613 hab.
Densidade 48,2 hab./km²
Clima CFA
Altitude 570 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [4]) 0,824 muito alto
PIB (IBGE/2008[5]) R$ 232 274,326 mil
PIB per capita (IBGE/2008[5]) R$ 21 098,59

Cunha Porã é um município do Estado de Santa Catarina, no Brasil. Localiza-se a uma latitude 26º53'37" sul e a uma longitude 53º10'05" oeste, estando a uma altitude de 570 metros. Sua população estimada em 2007 era de 10 680 habitantes (Dados do IBGE). Possui uma área de 217,87 km². A cidade está localizada às margens da BR-158 e possui boa infraestrutura. Dispõe de dois hotéis, vários restaurantes, igrejas evangélicas e católicas e facilidade de acesso.

Origem e Significado do Nome

O nome foi escolhido em 1928 para uma nova povoação projetada em pelo engenheiro Carlos Culmey, então diretor da Companhia Territorial Sul Brasil, numa região mais ao norte de Palmitos, destinada aos imigrantes protestantes de origem alemã. À época, já se esgotavam os lotes disponíveis em Palmitos. Aos imigrantes alemães católicos eram reservado São Carlos e Saudades e aos de origem italiana, São Domingos, hoje Caibi.

O nome é tupi e significa "mulher bonita", através da junção dos termos kunhã ("mulher") e porang ("bonito")[6].

O mesmo nome, na grafia castelhana Cunhaporá, já havia sido utilizado pelo mesmo engenheiro Culmey numa área de colonização na Argentina (San Alberto), no ano de 1919, portanto seis anos antes de existir a Companhia Territorial Sul Brasil, que só foi criada em 1925.

História

A cidade se formou a partir de migrações de imigrantes de origem alemã, de religião evangélica, provenientes do estado do Rio Grande do Sul, que vieram para esta cidade com o intuito de ocupar áreas de terras bastante férteis que ali existiam.

Apesar do nome de origem tupi-guarani, não existem evidências históricas concretas de ocupação por indígenas antes da colonização.

Muito mais tarde, alguns poucos imigrantes de origem italiana ocuparam outros espaços, tais como Pindorama e Salete.

Atualmente o município tem 30 localidades distribuídas em todo seu interior e tem suas limitações ao Norte com o Município de Maravilha e Modelo, ao Sul com Palmitos, Caibi, Cunhataí e Riqueza, ao Oeste com Iraceminha e ao Leste com Saudades.

Economia

O Município teve um grande crescimento do produto interno bruto nos tempos recentes. A economia do município está alicerçada principalmente na atividade agropecuária, mas conta também com um bem organizado setor têxtil, indústria de madeira, plásticos e mais recentemente uma grande Cooperativa está instalando nesta cidade uma fábrica de ração para Frangos de Corte que irá incrementar ainda mais o produto interno bruto local.

Na agropecuária, destacam-se as atividades de cultivo de milho, fumo, soja e feijão e também a bovinocultura de leite (o município é uma das grandes bacias leiteiras de Santa Catarina), a avicultura de corte e a suinocultura.

Turismo

Apesar da exuberante natureza, o turismo ainda é pouco desenvolvido. O município não conta com infra-estrutura hoteleira (possui apenas dois hotéis), mas a gastronomia é satisfatória. Viajantes de passagem podem se alimentar em vários restaurantes, com pratos típicos a base de peixes ou com um bom churrasco. Na Zona Rural a natureza foi bastante generosa e a paisagem vale a pena ser contemplada. Destacam-se ainda algumas cachoeiras como o Salto do Ledur, no Rio São Domingos e o salto da Candeia, na sanga da candeia, na divisa de Cunha Porã com Caibi. O morro da torre, em dias limpos, também permite uma visão bastante bela. Pode-se observar neste local o município de São Miguel do Oeste e de Cordilheira Alta ao mesmo tempo. Neste local também são realizados vôos livres.

Religião

A cidade originou-se com a vinda de colonos predominantemente alemães de religião evangélica. Desta forma, as igrejas evangélicas tradicionais são bastante marcantes neste local, havendo porém presença de católicos bem acentuada. As principais denominações religiosas presentes nesta cidade são a Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Igreja Católica Apostólica Romana, Igreja Luterana do Brasil - ILB, Igreja Batista Filadélfia (Batista Independente), Igreja Batista Pioneira e Assembleia de Deus além de outras.

Hidrografia

O principal Rio que banha o municipo e o rio São Domingos, uma vez que abastece a cidade e corta o Município praticamente pelo centro. A Oeste, porém, com muito maior volume de águas, passa o Rio Iracema, que divide Cunha Porã de Iraceminha e a Leste o Rio Barra Grande, que divisa com o município de Cunhataí. De grande importância também é o Lajeado Sertão e o Rio Araçazinho.

Referências

  1. Histórico de Cunha Porã no site do IBGE
  2. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  3. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  4. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  5. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  6. http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm

Ver também

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios de Santa Catarina é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.