Darcy Silveira dos Santos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Canário
Informações pessoais
Nome completo Darcy Silveira dos Santos
Data de nasc. 24 de maio de 1934 (84 anos)
Local de nasc. Rio de Janeiro, Flag of Brazil (1889–1960).svg Brasil
Informações profissionais
Posição Ponta-direita
Clubes profissionais
Anos Clubes Jogos e gol(o)s
19551959
19591962
19621963
19631968
19681969
Brasil America
Espanha Real Madrid
Espanha Sevilla
Espanha Real Zaragoza
Espanha Real Mallorca

028 0(5)
030 0(5)
117 (35)
Seleção nacional
1956 Brasil Brasil 007 0(2)

Darcy Silveira dos Santos, mais conhecido como Canário (Rio de Janeiro, 24 de Maio de 1934), é um ex-futebolista brasileiro naturalizado espanhol.[1]

Carreira[editar | editar código-fonte]

Canário fez sucesso no futebol espanhol, tendo se naturalizado em sua passagem, mas nunca chegou a defender a seleção espanhola. Defendeu a seleção brasileira em sete partidas em 1956, conquistando dois títulos, mas nunca ganhou espaço, pois Garrincha era o preferido dos treinadores.

Vindo do Olaria, Canário chegou ao America em abril de 1955, e, logo em seu primeiro ano na equipe rubra, foi finalista do campeonato carioca, numa das maiores equipes que o clube já teve. Ainda nesse mesmo ano, participou da conquista de um torneio amistoso no Peru, quando o America venceu o Santos.

Canário permaneceu no America até 1959, e embora as grandes campanhas não conseguiu ser campeão estadual com a camisa rubra. Nunca vestiu a camisa amarelinha numa Copa do Mundo, pois disputava vaga contra Joel, Julinho, Telê e Garrincha. Ainda assim, atuou em sete oportunidades como titular, conquistando cinco vitórias, um empate e uma derrota, marcando sete gols.

Na Espanha, Canário fez sucesso no Real Madrid, onde se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma Copa dos Campeões, juntamente com Didi. Na final contra o Eintracht Frankfurt, Canário esteve presente na maior goleada da história nas finais do torneio, ao lado de del Sol, di Stéfano, Puskás e Gento, que formavam um dos maiores e mais temidos ataques na época.

Apesar de sua passagem vitoriosa pelo clube merengue, Canário teve seu auge atuando pelo Zaragoza, onde fez parte do seleto grupo conhecido como "Los Cinco Magníficos", que era composto pelo próprio, além dos espanhóis Santos, Marcelino, Villa e Lapetra, responsáveis pelas grandes campanhas da equipe na época, conquistando títulos como, a Copa das Feiras de 1964, que foi um dos principais torneios da época.

Se despediu do futebol como jogador profissional em 1969, atuando pelo Real Mallorca. Logo, retornou a Saragoça, onde se concentrou no setor de hotelaria.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Real Madrid
Real Zaragoza
Brasil

Referências

  1. «Canario, Darcy Silveira dos Santos - Futbolista». www.bdfutbol.com. Consultado em 3 de dezembro de 2016 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre um futebolista brasileiro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.