Dead Combo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Dead Combo
Dead Combo @ Festival M.U.N.D.O.jpg
Dead Combo no Festival M.U.N.D.O. em Viana do Castelo
Informação geral
País Portugal Portugal
Gênero(s) Fado
Rock
Pop rock
World music
Jazz
Blues
Neofolk
Período em atividade 2002 - actual
Gravadora(s) Dead & Company
Transformadores
Rastilho Records
Universal Records
Integrantes Tó Trips
Pedro V. Gonçalves
Página oficial Deadcombo.net

Dead Combo é uma banda portuguesa cujas principais influências musicais são o Fado, o Rock, as bandas sonoras dos Westerns, bem como música da América do Sul e de África.

Biografia[editar | editar código-fonte]

A banda é constituída por dois membros apenas: Tó Trips (guitarras) e Pedro V. Gonçalves (contrabaixo, kazoo, melódica e guitarras).

Os membros conheceram-se em 2001, quando no final de um concerto, Tó pediu boleia a Pedro sem saber que este não tinha carro. Foram então ambos a pé até ao Bairro Alto e, no meio da conversa, surgiu a ideia de gravarem um álbum em tributo ao génio da guitarra portuguesa, Carlos Paredes.

A pouco e pouco foram surgindo os Dead Combo, sendo 2002 referido pela banda como o ano definitivo da sua formação. Em 2004 viriam a lançar o seu álbum de estreia, cuja sonoridade inovadora foi recebida com entusiasmo pela crítica portuguesa.

Em 2005, Charlie Gillet fez uma selecção dos "Melhores de 2005". Nessa lista constam os Dead Combo com o seu álbum de estreia Vol.1.

Em 2006 lançam Vol. 2 - Quando A Alma Não É Pequena e em 2007 Guitars From Nothing.

Os Dead Combo compuseram a banda sonora original para o filme "Slightly Smaller Than Indiana" de Daniel Blaufuks.

Com Lusitânia Playboys, em 2008 chegam definitivamente ao reconhecimento do público. Em 2011, Lisboa Mulata marca uma nova abordagem dos Dead Combo, pois é um álbum bastante mais ecléctico, apelando ao ritmo e influências de África.

Em 2012, abrem-se novas portas aos Dead Combo. Dão um grande concerto na Aula Magna. Aparecem no programa culinário de Anthony Bourdain sobre Lisboa e, consequentemente, entram no top 10 do iTunes americano. São convidados a actuar na estreia de Cannes do filme "Cosmopolis", realizado por David Cronenberg e produzido por Paulo Branco.

Regressam aos discos em Março de 2014 com "A Bunch of Meninos".

Álbuns [1][editar | editar código-fonte]

Álbuns Ao Vivo[editar | editar código-fonte]

DVD[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dead Combo.net Arquivado em 23 de novembro de 2009, no Wayback Machine. Discografia de Dead Combo
Flag of Portugal.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.