Diary of a Wimpy Kid (livro)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

nota:se voce proucura se voce procura sobre a serie de livro escrito por jeff kinney veja O Diário de um Banana

Diary of a Wimpy Kid
Diário de um Banana
O Diário de um Banana (PT)
Diário de um Banana (BR)
Autor(es) Jeff Kinney
Idioma Inglês
País  Estados Unidos
Género Juvenil / comédia
Série O Diário de um Banana
Ilustrador Jeff Kinney
Arte de capa Jeff Kinney
Editora Amulet Books[1]
Formato Print (Paperback and Hardcover)
Lançamento 1 de Abril de 2007[2]
Páginas 217
ISBN 978-0-1433-0383-1
Edição portuguesa
Tradução Rita Figueiredo
Editora Vogais & Companhia, Edições Ltda.
Lançamento Abril de 2009
Páginas 223
ISBN 978-989-668-000-8
Edição brasileira
Tradução Anderson Bastos Ribeiro
Editora Vergara & Riba Editoras Ltda.
Cronologia
Diary of a Wimpy Kid: Rodrick Rules

Diary Of A Wimpy Kid (no Brasil, Diário de um Banana; em Portugal, O Diário de um Banana) é um livro escrito e ilustrado por Jeff Kinney, um autor norte-americano, criador e designer de jogos online.[3] A história baseia-se num garoto que no seu dia-a-dia tem que lidar com os seus irmãos Rodrick e Manny, os seus pais e a escola. Para além disso tem o desejo de se tornar famoso e popular. O primeiro livro foi lançado em Abril de 2007 e o segundo em Fevereiro de 2008. Em 2010, produziram o filme do primeiro livro, que estreou a 19 de Março, com Zachary Gordon na personagem principal. O segundo filme estreou dia 25 de Março de 2011. Existe também um jogo chamado Diary Of a Wimpy Kid Cheese Touch Board Game.[4]

Enredo[editar | editar código-fonte]

O livro é uma biografia de um aluno de sexta série chamado Greg Heffley, que vive uma vida meio “anormal” com seus pais e irmãos estranhos. Greg tem um melhor amigo chamado Rowley que às vezes o deixa irritado e constrangido. O principal momento do livro é quando Greg e Rowley vão coletar doces no Halloween, mas por algum motivo aparecem adolescentes e começam a infernizar a dupla. Eles conseguem fugir dos adolescentes e entram na casa da avó de Greg, mas os dois abusam da sorte e começam a caçoar dos adolescentes. Felizmente o bando vai embora e os dois ficam sãos e salvos. Mas nem tudo sai como planejado: o pai de Greg, Frank Heffley, armou uma armadilha para adolescentes que vandalizam casas no Dia das Bruxas, mas, como nada dá certo na vida de Greg, a dupla é pega na armadilha e seus doces se perdem na água que o pai de Greg jogou neles.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gregory "Greg" Heffley é um rapaz norte-americano. Preocupa-se muito em ser popular e tenta sempre se sobressair na escola. Gosta de videogames e quadrinhos. O seu melhor amigo é Rowley Jefferson.
  • Rodrick Heffley é o irmão mais velho de Greg. É um adolescente rebelde que gosta de atormentá-lo e faz parte de uma banda de heavy metal chamada "Fräwda Xeia" (Löded Diper), supostamente "Fralda Cheia" (Loaded Diaper).
  • Manny Heffley é o irmão mais novo. Superprotegido e mimado pelos pais, nunca é castigado, seja o que for que tenha feito. Manny também é um grande queixinhas: conta tudo o que Greg faz para os seus pais.
  • Patty Farrel é uma moça norte-americana. Greg a odeia.
  • Frank Heffley é o pai de Greg. Ele odeia videogames, rock and roll e adolescentes. Frank encoraja os seus filhos a fazer "coisas de macho" como ele.
  • Susan Heffley é a mãe de Greg. Ela é do tipo "mãe-galinha": sempre a querer o bem dos seus filhos, mesmo às vezes envergonhando-os à frente de todos. Susan gosta de todos os géneros de música, inclusive o heavy metal de Rodrick. Ela nos livros aparece sempre de óculos.
  • Rowley Jefferson é o melhor amigo de Greg. Rowley não é muito inteligente e é um bocado infantil. Mas ajuda sempre Greg nos seus planos.
  • Fregley é uma criança com um comportamento estranho, sendo por isso rejeitado na escola. Ele normalmente fica no seu quintal a fazer coisas estranhas, como mostrar a crosta do umbigo a toda a gente. Não pode comer açúcar, senão fica louco – já imobilizou Greg na equipe de luta, no livro e no filme.
  • Chirag Gupta é um amigo "baixinho" de Greg e Rowley que aparece mais no filme do que nos livros.
  • Holly Hils é uma aluna da escola que Greg tenta conquistar várias vezes, embora ela já tenha se mostrado mais interessada em Rowley e tenha confundido Greg com Fregley.
  • O Tio Charlie, segundo Greg, é quem lhe pode dar de presente qualquer coisa que peça, embora tenha decepcionado Greg nas vezes em que apareceu nos livros.

Sinopse oficial[editar | editar código-fonte]

Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental, onde fracotes subdesenvolvidos dividem os corredores com garotos que são mais altos, mais malvados e já se barbeiam. Como Greg diz em seu diário: "Só não espere que eu seja todo 'Querido diário' isso, 'Querido diário' aquilo." Para nossa sorte, o que Greg Heffley diz que fará e o que ele realmente faz são duas coisas bem diferentes. No primeiro livro da coleção, o autor e ilustrador Jeff Kinney nos apresenta um herói improvável e encantador. Um garoto comum às voltas com os desafios da puberdade.[5][6]

Referências

  1. «Diary of A Wimpy Kid details». Amulet Books. 13 de abril de 2007. Consultado em 18 de novembro de 2011 
  2. O livro está nas lojas, April 1, 2007
  3. «Diary of a Wimpy Kid by Jeff Kinney: About the Books». Wimpykid.com. 13 de dezembro de 2007. Consultado em 1 de novembro de 2011 
  4. «Coming Up In Parade, In Newspapers Sunday». Parade.com. 20 de março de 2011. Consultado em 1 de novembro de 2011 
  5. Kinney, Jeff. Diary of a Wimpy Kid: The Ugly Truth. Col: Diary of a Wimpy Kid (series). [S.l.]: Amulet Books  Parâmetro desconhecido |origmonth= ignorado (ajuda);
  6. «Diary of a Wimpy Kid by Jeff Kinney: Author Interview». Wimpykid.com. 13 de dezembro de 2007. Consultado em 1 de novembro de 2011 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um livro é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.