Saltar para o conteúdo

Dino Linardi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Dino Linardi
Nome completoDino Linardi
Nascimento23 de maio de 1982 (43 anos)
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil
Gênero(s)Rock and roll, blues-rock, Hard rock, acid rock, rock psicodélico, blues
OcupaçãoMúsico
Instrumento(s)Guitarra, vocais
Modelos de instrumentosFender, Gibson, Dino-Neville Plexi Guitar
Período em atividade2000-presente
Outras ocupaçõesCompositor
Gravadora(s)Substancial Music, Independente
Afiliação(ões)Dino Linardi, Golpe de Estado, JUX, Johnny Brechó
Página oficialdinolinardi.com.br

Dino Linardi (Belo Horizonte, 23 de maio de 1982) é um guitarrista, cantor e compositor brasileiro.

Atualmente em projeto-solo, guitarrista e vocalista autodidata, Dino está presente na cena autoral underground desde 2002.

Dino foi vocalista da consagrada banda Golpe de Estado (ao lado de Hélcio Aguirra, Nelson Brito e Roby Pontes) no período de 2010 a 2015. Com a banda realizou diversas apresentações e lançou o "oitavo" disco do Golpe de Estado, o "Direto do Fronte" (com participação de Dinho Ouro Preto na faixa "Rockstar", de autoria de Dino Linardi), gravado no renomado estúdio Mosh em São Paulo. Também é fundador da banda underground independente Johnny Brechó e integrou o breve Projeto de blues-rock intitulado “Jux” ao lado dos renomados nomes do Blues nacional, os guitarristas Celso Blues Boy e Big Joe Manfra.

Em 2002, ainda cursando a faculdade de artes, fundou a banda independente Johnny Brechó com a qual seguiu até o final de 2010, com dois CD´s independentes lançados além de alguns singles, completando 8 anos desse projeto que manteve-se em hiato após sua entrada na banda Golpe de Estado naquele mesmo ano. Em 2008 conhece o maior bluesman brasileiro, Celso Blues Boy, com quem cria forte e intensa amizade. Esse contato gerou um disco que não foi finalizado (nunca lançado) por meio do projeto intitulado "Jux", juntamente com o guitarrista Big Joe Manfra, acompanhados por Fábio Mesquita no baixo e Márcio Saraiva na bateria. O projeto não teve continuidade por conta do falecimento precoce do bluesman em 2012.

Em 2010, ainda com a banda Johnny Brechó, Dino é chamado para integrar a consagrada banda paulistana de Hard rock Golpe de Estado (famosa por canções como "Noite de Balada", "Paixão", "Nem Polícia, Nem Bandido", "Caso Sério", "Real Valor", entre outras, além de dividir o palco com os internacionais Deep Purple, Jethro Tull e Nazareth em locais como Pacaembu, Olympia, Ginásio do Ibirapuera, entre outros). No ano seguinte, em 2011, ao lado do guitarrista Hélcio Aguirra, do baixista Nelson Brito e do baterista Roby Pontes, Dino grava o "oitavo" disco da banda Golpe de Estado no estúdio Mosh em São Paulo (O disco intitulado "Direto do Fronte" é lançado em Setembro de 2012). Logo após o lançamento, o disco tem boa aceitação do publico, da crítica especializada, e a música "Rockstar" (com participação de Dinho Ouro Preto e autoria de Dino), consolida-se como destaque do álbum e ganha um clipe.

Em 2011 Dino inicia seu projeto-solo juntamente com os conceitos sonoros e visuais que sempre aplicou à banda Johnny Brechó. Natural de Belo Horizonte-MG, tem influências que vão do Blues e do Rock de Freddie King e Albert King à Jimi Hendrix, Stevie Ray Vaughan e Celso Blues Boy, passando pelo som mágico do Clube da Esquina (justificando sua "mineridade") e o groove de Roberto Carlos na fase 70. Dino toca suas músicas autorais em meio a versões "groovadas" e “roqueiras” de Freddie King, Albert King, Jimi Hendrix, Celso Blues Boy, Roberto Carlos, Stevie Ray Vaughan, Beatles, Stevie Wonder, Bob Dylan, Lô Borges, Jeff Beck entre outros. O artista costuma levar equipamentos em acrílico que constrói (amplis, bateria, guitarra, etc.), além de palco conceitual personalizado com luzes, tapetes e panos coloridos. Com personalidade, unindo o "antigo" ao "novo", também gosta de equipamentos diferenciados e tem preferência por guitarras antigas e amplificadores valvulados. Sendo assim, escolhe mantér o ar "vintage" às suas apresentações.

Além de músico, tbm é artista-gráfico. É fundador dos grupos de arte urbana, "Projeto Rock The Arts!" em 2009 e "Projeto Bloo" em 2015, ambos reunindo diversas vertentes de arte em apresentações coletivas, promovendo assim interação artística. Dino já se apresentou em palcos como o CitiBank Hall, Coca-Cola Music Fest (Belo Horizonte), Teatro Odisseia e Rock na Areia - Rádio 89Fm (Rio de Janeiro), Virada Cultural SP, SESC´s e Centro Cultural São Paulo, Funarte-Sp, entre outros. Já foi destaque no site Trama Virtual, MySpace, apresentou-se nos programas Jornal da TV Record (Heródoto Barbeiro), Todo Seu (Ronnie Von) e Papo de Amigos (Amanda Françoso) na TV Gazeta, entre outros. Teve entrevistas veiculadas em emissoras como: TV Cultura, TV Record, Play TV e Rede Minas, jornais e guias como Folha de S.Paulo, O Estado de S. Paulo, Jornal da Tarde entre outros. Além de músicas executadas em rádios como Oi FM, Rádio 107,3 (antiga Brasil 2000), Kiss FM, Rádio Record, entre outras.

Referências

Ligações externas

[editar | editar código]