Discussão:Afro-brasileiros/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Reorganizar posição das tabelas[editar código-fonte]

Estou sentindo que as tabelas estão mto juntas. Mexi nas fotografias, colocando as fotografias iniciais à esquerda, o que não atrapalha a apresença da INFOCAIXA. As tabelas precisam de um cuidado especial. Estão muito próximas e atrapalhando a formatação do texto, principalmente em monitores Wide. Abraços --Mago® (discussão) 19h47min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

Essas tabelas são confusas, desnecessárias. Apenas carregam o artigo e o deixam lento. Deveríamos sumir com elas. Opinoso (discussão) 22h25min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Poucos descendentes de africanos?[editar código-fonte]

Gostaria de saber porque o usuário Quissamã continua escrevendo a frase "Em relação à grande quantidade de escravos que aqui chegaram, a sociedade brasileira têm até poucos de seus descendentes".

No cabeçário do artigo, consta a informação, com fonte: "86% dos brasileiros têm algum grau de ascendência africana". Num país de 190 milhões de habitantes, dos quais 86% têm recentes antepassados africanos, desde quando isso é pouco? O que seria muito? 100% da população?

Além do mais, a fonte apresentada em nenhum momento afirma nada sobre "poucos descendentes". Gostaria que o usuário Quissamã parasse de fazer pesquisa inédita por aqui: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita e leia: Wikipedia:Assumir a boa-fé.

Muito me espanta o usuário Quissamã, que no passado se mostrava tão preocupado com a veracidade dos artigos, colocando "carece de fontes" em todos os lugares, atualmente tenha optado por fazer pesquisa inédita ou colocar uma fonte qualquer e inventar uma informação sem pé nem cabeça. Opinoso (discussão) 21h51min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Mais calma nessa discussão. Vamos ponderar. Não deixemos que a discussão de idéias vá para o lado pessoal com ofensas e difamações. Vamos conversar numa boa, ver o que é melhor e achar um consenso. O caso é interessante aqui, pois não se trata de um usuário sério contra um que pratica vandalismos ou é fundamentalista. São 2 usuários sérios que estão numa espécie de discordância fundamental. Temos que desatar esses nós. Como? Na pesquisa por informações comprovadas, críveis e fiáveis. Contra fatos não existem argumentos. Não me cabe aqui dizer quem tem razão. Procurem chegar a um denominador comum e não deixem os gênios ultrapassarem o convívio cívico. O que posso adiantar, e não sei se isso pode ajudar, é que a pessoa é negra perante a lei quando se auto declara negra, e branca também, porque em realidade somos a mistura das 3 raças. A genética já destronou essa bobagem de raças. Na verdade, raça é um conceito totalmente ultrapassado. Daqui a alguns anos ninguém irá discutir mais questões pré-históricas como essas de cor de pele. Nossos genes possuem as 3 raças. E você pode se considerar o que quiser, tanto que isso é que serve de critério para ingresso por meio de cotas nas universidades. Abraços do Junius (discussão) 02h12min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)

Concordo inteiramente com você, Junius. Estou batendo palma de pé. Mas, infelizmente, tem gente tentando dividir os brasileiros entre "afro-brasileiro", "ítalo-brasileiro" e outras bobagens pela Wikipédia. Infelizmente, tem gente que não percebeu que todo mundo é igual. A humanidade nas questões morais caminha a passo de tartaruga. Opinoso (discussão) 03h08min de 13 de Setembro de 2008 (UTC)
É, Opinoso, mas dê tempo ao tempo. Nem todo mundo chegou a essa conclusão. Estamos "avant la letre", ou seja, antes do tempo. Não podemos querer que a humanidade pense como a gente ainda. Vá devagar! Não provoque guerras, não podemos impor nosso modo de pensar pela força! Abraços do Junius (discussão) 16h00min de 14 de Setembro de 2008 (UTC)

Fontes:

Jurema Oliveira (discussão) 07h16min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Há um colossal erro nessa página, a inclusão dos pardos como afro-brasileiros é erronea, pardos são mestiços, da mesma forma que não são brancos ou índios por possuírem ancestrais desses grupos, não são afro-brasileiros por possuírem ancestrais desse grupo, a população considerada afro-brasileira oficialmente é a população classificada pelo IBGE como "preta", a classificação "negra" do IBGE é uma classificação socio-econômica, não racial. o comentário precedente não foi assinado por CEBR (discussão • contrib.) Leslie Msg 04h10min de 6 de outubro de 2009 (UTC)

Fontes? Leslie Msg 04h10min de 6 de outubro de 2009 (UTC)

Duas fonte: http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4003156-EI306,00-Negro+e+uma+construcao+social+afirma+especialista+do+IBGE.html

http://www.revistadehistoria.com.br/v2/home/?go=detalhe&id=485 o comentário precedente não foi assinado por CEBR (discussão • Contributions/CEBR|contrib.]]) Leslie Msg 04h10min de 6 de outubro de 2009 (UTC)

O dito acima serve como justificativa para todas as edições feitas na página.o comentário precedente não foi assinado por CEBR (discussão • contrib.) Heitor discussão 02h31min de 8 de outubro de 2009 (UTC)

  • Retirei o trecho "O Brasil foi a última nação ocidental a abolir a escravidão", pois segundo o antropólogo Kabengele Munanga a Arábia Saudita a aboliu a escravidão em 1962. fonte http://www.aomestre.com.br/ent/e_kabengele.htm (último parágrafo).
detalhe: a humanidade é mestiça!!! os movimentos negro no Brasil há décadas prova de diversas formas a dificuldade da pessoa negra assumir sua identidade por conta de todas as dificuldades óbvias do dia-a-dia que a exclui, por isso alisam o cabelo, procuram negar ao máximo o seu fenótipo.o comentário precedente não foi assinado por Banto Palmarino (discussão • contrib.) ~~
A Arábia Saudita não é considerado um país ocidental. Heitor discussão 19h24min de 27 de dezembro de 2009 (UTC)
Cuba não é considerado um país ocidental. Heitor discussão 18h43min de 6 de janeiro de 2010 (UTC)
'Pera lá! Que a Arábia Saudita não é um país ocidental até concordo, mas querer dizer o mesmo de Cuba é absurdo! Todos os países da América são ocidentais por definição. Favor indicar uma fonte que diga o contrário de Cuba. —capmo (msg) 23h11min de 14 de março de 2010 (UTC)
  • esse artigo sofisma a palavra pardo como se todo mestiço fosse negroide; até um municipio do PI de maioria mameluca colocam como "zambos" e "mulatos"..se até a Dayanne dos Santos é mais europeia que africana mesmo sendo afro-brasileira, por que o Nilo Peçanha é descrito como afro-brasileiro..?o uma gota ja chegou ao brasil? o comentário precedente deveria ter sido assinado por 187.114.196.25 (discussão • contrib.)

A nova versão da página corrige todos os erros que causaram reclamações aqui e outros e se adequa às classificações e nomenclaturas oficiais.--CEBR (discussão) 03h09min de 22 de setembro de 2010 (UTC)

Não houve qualquer discussão a respeito da movimentação do título da página, portanto solicitei sua movimentação para o título anterior. Se quer desenvolver mudanças tão radicais, deve ao menos consultar outros editores. RafaAzevedo disc 04h00min de 22 de setembro de 2010 (UTC)

Não há nada de absurdo nas mudanças e refletem dados oficiais, portanto, não há essa necessidade, aliás, qual é a sua ressalva a essa mudança, amigo?--CEBR (discussão) 17h16min de 22 de setembro de 2010 (UTC)

Mudança do nome do artigo para Brasileiros pretos[editar código-fonte]

Embasado na terminologia oficial usada pelo governo brasileiro e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística sugiro que o nome deste artigo seja mudado de "Afro-brasileiros" para "Brasileiros pretos", sendo "Afro-brasileiro(s)", "Brasileiro(s) negro(s)" e termos similares redirecionados para cá. O termo "Afro-brasileiro" não é usado oficialmente no Brasil quando se trata de assuntos de cor de pele e raça e reflete uma visão importada dos Estados Unidos da América e incompatível com esse caso. A parte do novo nome do artigo que diz "Brasileiros" se refere ao fato de estes seres humanos "pretos" não serem todos o seres humanos "pretos" existentes, e sim os seres humanos "pretos" que são brasileiros. Já a parte do novo nome do artigo que diz "Pretos" se refere ao fato de oficialmente esses brasileiros serem chamados de "pretos" e de terem se auto-declarado "pretos" em levantamento do IBGE. Vale a pena ressaltar que o artigo "Brasileiros brancos" é nomeado usando o mesmo critério e seu nome nunca foi contestado.

Sendo assim, declaro a minha intenção de fazer essa mudança ao artigo e convido todo mundo a expor suas opiniões quanto a isso. Peço também que os que discordarem expliquem porque discordam e porque acham algum outro termo, ao invés de "Brasileiros pretos", mais apropriado para nomear este artigo.

Convido a opinar em especial os usuários que desfizeram a mudança de nome feita por mim (embasada na explicação dada acima) anteriormente.

Ressalto também que outras pessoas que postaram nesta página já expressaram uma opinião sobre esse artigo que aparentemente converge com a apresentada por mim.

--CEBR (discussão) 21h42min de 22 de setembro de 2010 (UTC)

A Wikipédia não é uma entidade estatal nem tem qualquer relação com o governo brasileiro, de modo que não se pauta por denominações oficiais. RafaAzevedo disc 22h33min de 22 de setembro de 2010 (UTC)

Obviamente a Wikipédia não é uma entidade estatal, mas, de fato ela se pauta pelas melhores e mais confiáveis informações disponíveis, e nesse caso essas informações vem do IBGE/governo. O nome "Brasileiros pretos" embasa-se nisso, em que o nome Afro-brasileiro embasa-se? Simplesmente no fato de ter sido colocado primeiro? Isso não é embasamento.

Se você for em qualquer artigo feito de maneira séria desse tipo você verá que é embasado nesse tipo de dados importantes feitos pelo governo de determinado país. --CEBR (discussão) 13h28min de 26 de setembro de 2010 (UTC)

Não havendo mais manifestações contrarias, com todo o respeito, e embasado nas questões que já declarei, mudarei o nome do artigo. --CEBR (discussão) 20h20min de 9 de outubro de 2010 (UTC)

  • Discordo Nem todos os brasileiros descendentes de africanos são "pretos". Pelo contrária, a maioria é mestiça. Afirmar que apenas pretos são ou cultuam uma ascendência africana é errado. O termo "afro-brasileiro" é bem melhor, pois engloba tanto negros como mestiços descendentes de africanos. E o termo "preto" é muito pesado e tem conotação pejorativa no Brasil. Ninguém usa esse termo de forma corriqueira no Brasil, o termo correto é "negro". Xuxo (discussão) 00h55min de 10 de outubro de 2010 (UTC)
  • Discordo Concordo com o Xuxo, o termo "afro-brasileiro" é realmente melhor. Muitos mulatos no Brasil e até mesmo os ditos "pardos" se autodeclaram como "afro-brasileiros" ou "afro-descendentes" e não como "pretos". Nanny321 Msg 18h41min de 10 de outubro de 2010 (UTC)

Bom, mudei pois RafaAzevedo discordou e depois que eu respondi não disse mais nada, só se manifestou agora, muito tempo depois. Quanto a base para a mudança, é o IBGE, qual é a base baseada no princípio da auto-declaração expressada pelo povo para manter o nome afro-brasileiro?

Não há afirmação alguma de que só os pretos cultuam a ascendência africana, um número indefinido de brasileiros cultua essa descendencia e não existem dados sobre esse número, fato que alias, corretamente, nunca deixa de ser mencionado quando se fala de raças no Brasil. Agora, temos que respeitar a auto-identificação oficial de cada indivíduo, e os individuos ao se identificarem se disseram pretos, não se disseram afro-descendentes. O proprio uso do termo afro-descendente é muito pouco disseminado em favor dos termos "negro" e "preto". Apesar do que alguns podem achar, preto é o termo mais politicamente correto e seu uso pelo IBGE é embasado em uma linha de pensamento muito proeminente.

O termo afro-brasileiro não pode englobar mestiços (pardos) porque essas pessoas não se declararam afro-brasileiras e não são necessariamente afro-brasileiras, pois podem ser descendentes, por exemplo, de índios e brancos, como é o caso da maioria do nosso povo na Região Norte, considera-las afro-brasileiros constitui um dano direto ao direito dessas pessoas.

Se o termo Brasileiros pretos soa tão ruim para vocês, o que acham do termo Brasileiros negros?

--CEBR (discussão) 12h50min de 12 de outubro de 2010 (UTC)

Como expresso pelo usuário CEBR, o termo afro-brasileiros claramente não pode incluir os brasileiros pardos, e sendo "brasileiros negros(pretos)" a terminologia oficial adotada pelo IBGE e, logo, pelo governo brasileiro, para classificar a população de acordo com a etnia, fica claro que o nome do artigo deveria ser tal, de modo a conferir maior credibilidade e coerência ao artigo, já que já há na wikipédia artigos nomeados "brasileiros brancos" e "brasileiros pardos", que seguem os critérios sugeridos pelo usuário que trouxe tal discussão a esta pagina.

--07luiz (discussão) 13h38min de 14 de outubro de 2010 (UTC)

Seguindo a linha da coerência, sugiro que leiam o artigo da wikipédia "Demografia do Brasil"(Link), no qual a classificação é a utilizada pelo IBGE, e fez referência ao grupo étnico em questão como "brasileiros negros". Visando, como supracitado, manter coerência, a mudança do nome do artigo é o mais sensato. Alguma divergência?

––07luiz (discussão) 13h46min de 14 de outubro de 2010 (UTC)

Concordo com o usuário 07luiz. O nome deve ser Brasileiros negros ou Brasileiros pretos. Mas, ressalto que Brasileiros pretos seria o mais apropriado pois preto é o termo usado oficialmente e porque negro é históricamente e etimologicamente considerado potencialmente ofensivo. Além disso, o termo negro não é usado oficialmente ao se falar de cor, raça ou etnia; embora seja muito usado pelo povo em contextos informais. --CEBR (discussão) 18h12min de 14 de outubro de 2010 (UTC)

A raça humana é apenas uma...[editar código-fonte]

A ser assim, brancos, negros, índios, amarelos, aborígenes e esquimós são etnias! o comentário precedente deveria ter sido assinado por 201.78.225.199 (discussão • contrib)

Acho melhor mover a parte do papel africano na escravidão para outro artigo. Ficou incoerente Mano Izaias (Disc \\ Contribs) 17h27min de 30 de junho de 2011 (UTC)

Onde há incoerência? Esse artigo trata de afro-brasileiros e quanto mais informação com relação ao tema, melhor. O papel africano na escravidão é perfeitamente cabível ao tema tratado no artigo. Xuxo (discussão) 03h19min de 13 de julho de 2011 (UTC)
Concordo com o usuário Mano Izaias. Essa seção seria muito melhor aproveitada em um artigo como Escravidão africana e/ou Escravidão no Brasil. Heitor diz aí! 03h43min de 21 de outubro de 2011 (UTC)

Transferência[editar código-fonte]

Acredito que algumas seções desse verbete podem ser transferidas para o verbete Composição étnica do Brasil. Alguém se opõe? Heitor diz aí! 03h17min de 21 de outubro de 2011 (UTC)

afro-brasileiro: etnia, identidade, religião-por Reginaldo Prandi

totalmente parcial[editar código-fonte]

Este texto é totalmente parcial e tem que ser mantido que é parcial. aproveito para registrar que o contribuinte xuxo que coloca textos parciais insiste em defamar dizendo que denunciar a parcialidade é vandalismo. atitude desleal.

Afro-brasileiro, negro, preto[editar código-fonte]

Gostaria de opiniões sobre a inclusão no verbete de uma distinção entre essas palavras. A princípio, acredito que afro-brasileiro, negro e preto são conceitos distintos, referindo-se respectivamente aos aspectos da ascendência, da etnia e da cor da pele. Não digo que isso justifique uma decomposição ou alteração de nome do verbete, apenas considero que isso poderia ser explicitado logo na introdução e possivelmente com uma seção específica. Ainda não fiz a pesquisa de fontes, mas preciso ver p.ex. o que dizem os cadernos de pesquisa do IBGE. Max51diga! 22h41min de 29 de junho de 2013 (UTC)

Claro, se quiser ajuda, estou aqui. Xuxo (discussão) 21h51min de 5 de julho de 2013 (UTC)

Uma fonte [1] Ruth de Souza, Zezé Mota e Taís Araujo. JMGM (discussão) 04h06min de 1 de fevereiro de 2014 (UTC)

No artigo A Cabana do Pai Tomás tem uma linha que fala Tia Cloé foi a primeira protagonista negra na televisão brasileira. A intérprete da personagem, Ruth de Souza, era amiga de Sérgio Cardoso e foi ele quem a indicou para a direção da novela. e neste artigo fala que Taís Araujo é a primeira protagonista. Qual das duas foi a primeira? JMGM (discussão) 04h24min de 1 de fevereiro de 2014 (UTC)

Negro retinto.[editar código-fonte]

Na parte do artigo em que se fala que sé é considerado negro o que tem a cor negra retinta, e isso é visto como resultado da estigmatização dos negros, está a assumir-se como mais lógica a classificação dos Estados Unidos e da sua regra da gota de sangue. Claramente, esta última regra é que tem um fundamento profundamente racista ao considerar a negritude como uma espécie de mancha que polui. Se alguém não é negro retinto, claramente é mestiço e tem ascendência africana e europeia. comentário não assinado de Anton Olivenbaum (discussão • contrib) -- Chronus (discussão) 23h08min de 16 de abril de 2019 (UTC) (UTC)

Por que não afrodescendentes de um modo mais amplo?[editar código-fonte]

Fui usar o termo afrodescendente para Meghan Markle, na wikinotícias, e linkando para cá só tem afro-brasileiros. Afro-brasileiros deveria ser só um capítulo. Talvez o melhor seria usar o termo afrodescendentes com capítulos para Europa, EU, Brasil e etc. Não dá para resumir isto só para o contexto brasileiro. Marcia Beatriz Einsfeld (discussão) 12h15min de 11 de maio de 2020 (UTC)