Discussão:Afro-brasileiros/Arquivo/1/Arquivo 1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

alguem poderia judar a corrigir os erros de portugues.Pontos e acentos. Mateuszica 14:40, 28 Junho 2006 (UTC)

Se é para "traduzir" um artigo desse jeito é melhor não fazer. --Dantadd 10:06, 30 Junho 2006 (UTC)

Coloquei uma tabela como sugestão, se não for aceita é só reverter. Caso seja aceita, falta colocar na tabela os itens faltantes. Jurema Oliveira (discussão) 05h37min de 5 de Dezembro de 2007 (UTC)

Crazyaboutlost e suas guerras de dição: vandalismo puro[editar código-fonte]

Alguém precisa dar um basta neste Crazyaboutlost, um vândalo que cria guerras de edições, apaga contribuições alheias e traz hackers para vandalizar a Wikipédia.

Ninguém cria acusações sem ter razões. Crazyaboutlost está conhecido, não apenas na Wikipédia, mas em outros sites por seu vandalismo. Vários usuários já reclaram sobre sua conduta.

Isso é caso de bloqueio definitivo. Opinoso (discussão) 19h15min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

A única coisa que fiz foi corrigir uma substituição de termo que o usuário fez, mudança esta que alterou o sentido da frase.Crazyaboutlost discussão 19h18min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)
Não, você está tentando criar uma guerra de edições. Você está aqui para criar intrigas, mais nada. Não sou usuário de "achismo", apenas me atrevo a escrever sobre assuntos que tenho algum domínio.

Ao contrário de você, contribuo para a Wikipédia.

Reverter informações corretas e de boa fé é VANDALISMO PURO da sua parte. Mas a casa uma hora cai, e a sua já está caindo. Opinoso (discussão) 19h26min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Que bom que tens domínio de tantos assuntos. Porém, devemos inserir fontes para dar confiança ao que dizemos. Favor ler wikipedia:verificabilidade.Crazyaboutlost discussão 19h29min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Este artigo, escrito POR MIM, apresenta todas as fontes. Corrigi um termo para se de adequar à sua fonte. Porém, você é um usuário vândalo e não se deu ao trabalho de ler a fonte. Preferiu iniciar uma guerra de edições.

Alguém precisa bloqueá-lo. Opinoso (discussão) 19h37min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)


Na fonte não se usa o termo inserido por você. E, em tempo, os artigos na wikipédia não têm donos.Crazyaboutlost discussão 19h42min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)


Artigo não têm donos, portanto, você NÃO PODE APAGAR INFORMAÇÕES DE BOA FÉ.

É vandalismo. Vá ler sobre as condutas da Wikipédia. Opinoso (discussão) 19h45min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Boa fé não basta. Precisamos de fontes. Favor ler wikipedia:verificabilidade.Crazyaboutlost discussão 19h54min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Segue quote de verificabilidade: 1. Os artigos deverão conter somente material que tenha sido publicado em fonte reputada.

2. Os usuários que adicionem novo material deverão citar uma fonte reputada. Se tal não acontecer, qualquer editor poderá remover o material introduzido.

3. A obrigação de providenciar uma fonte reputada cabe ao editor que deseje introduzir novo material e não aos editores que desejem remover esse mesmo material.

Crazyaboutlost discussão 20h00min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

A palavra originalmente usada no texto de referência foi acima. Se todo problema era esse, já corrigi. - Al Lemos (discussão) 11h09min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)



Nilo Peçanha e Miguel Couto Filho[editar código-fonte]

Nilo Peçanha pode ser sido "branqueado" pela história oficial. Basta olhar no tópico Nilo Peçanha para ver que, nas fotos domésticas, ele era bem mais escurinho. Há, nas citações, até referências de Gilberto Freyre ao "mulatismo" de Nilo Peçanha.

Miguel Couto Filho, não sei se era mulato. Só sei que defendia teses como a proibição de imigração de japoneses. Seu pai, Miguel Couto, fazia o mesmo. Seria ele como o barão de Cotejipe, mulato enobrecido que foi contra a Abolição?

Seriam eles aceitos nas cotas de universitários?

Bem, Machado de Assis "era branco" e aparecia "branqueado" nas fotos, até que pesquisas recentes comprovaram que era filho de um mulato e uma lavadeira portuguesa.

--Quissamã (discussão) 21h45min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)



A wikipédia é uma enciclopédia, caso ainda não tenha percebido, e as fontes devem ser baseadas em fatos, e não em opiniões de terceiros acerca de fatos não confirmados. Leia: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita.

Por favor, também leia: Wikipedia:Assumir a boa-fé.

Você está tentando, a todo custo, colocar o ex-presidente Nilo Peçanha nesse artigo. Isso é claramente uma tentativa afrocentrista da sua parte, que está tentando, de todas as maneiras, inventar que o Brasil já teve um presidente de origem africana.

Além de ser uma atitude de má-fé da sua parte, é enganosa. Não existe nenhuma prova que o ex-presidente Nilo Peçanha fosse, de fato, de origem africana. Não existem documentos que comprovem que ele fosse filho, neto ou tivesse antepassados escravos. Tudo que existe são opiniões alheias, que o chamavam de "mulato". Mas isso era, provavelmente, uma tentativa de denegrir a imagem dele, muito mais do que um fato compravado.

Como não existem documentos que comprovem algum origem africana na família de Nilo Peçanha, ele não pode ficar nesse artigo, baseando-se apenas em comentários ou meras opiniões de Gilberto Freyre.

Sobre seu comentário de Machado de Assis ser "branco" apenas comprova a sua total alienação acerca da vida desse escritor ou de qualquer assunto afro-brasileiro. Sempre foi sabido que Machado era neto de escravos e que ele foi um grande ícone a favor da Abolição da Escravatura. Isso sempre foi sabido, não é nada de "pesquisas recentes".

Machado nunca escondeu suas origens africanas. Muito pelo contrário. Em todas as palestras a favor da Abolição da Escravatura, Machado dava seu apoio e sentava na primeira fila.

Você é que deveria se atualisar mais sobre a biografia de Machado de Assis e que o fato dele ter sido um mulato sempre foi sabido desde os primeiros textos que ele escreveu em jornais cariocas.

Lamentável ver um brasileiro que não sabe nada sobre Machado de Assis. É medonho. Opinoso (discussão) 22h18min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)


E, por favor, evite usar termos patéticos como "escurinho" para tentar incluir Peçanha nesse artigo. Leia umas 3 ou 4 vezes: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita.

Se você acha Nilo Peçanha "escurinho" ou outro adjetivo ridículo, não nos interessa. O que interessa é: existem fontes que comprovem que o ex-presidente tinha alguma ascendência africana? Não.

Não se pode basear em aparência física ou em conclusões pessoais. O fato de Nilo Peçanha ter ou não a pele mais escuro não acarreta a ninguém a conclusão de que ele tinha algum sangue africano e muito menos que a foto dele deveria ficar estampada num artigo "afro-brasileiro".

Mesmo se caso peçanha tivesse alguma origem africana, não há a mínima necessidade de colocar uma foto dele nesse artigo, porque ele nunca se apresentou como afro-brasileiro, muito pelo contrário, há quem o acusasse de "esconder a sua suposta mãe mulata".

O que existem são meras expeculações. Portanto, Peçanha está fora desse artigo.

Ademais, entra outra discussão: quem é afro-brasileiro? Ter algum sangue africano? Ser totalmente africano em sua ascendência? Ser predominantemente? O que faria de Peçanha um afro-brasileiro, sendo que ele nunca disse que descendia de escravos e, supostamente, tinha vergonha e escondia a tal mãe mulata? Por que ele, então, deveria ficar nesse artigo?

Deveríamos colocar a foto de Fernando Henrique Cardoso estampada nesse artigo? Talvez, porque FHC já declarou que sua trisavó era negra e sua bisavó, mulata. [1]

FHC virou "afro-brasileiro" agora? Dá para fazer uma ponte com um outro usuário, nesse caso "neerlando-centrista" que designava Chico Buarque como "neerlando-brasileiro" porque se descobriu que ele teve um antepassado holandês remontando a mais de 400 anos atrás.

Por favor, é preciso ter um pouco de bom-senso.

São questões diversas. Fato que não há como comprovar origens africanas em Peçanha, o que já o exclui desse artigo. O fato dele não se ter jamáis em sua vida se apresentado como um "afro-brasileiro" e, supostamente, ter vergonha de suas supostas origens africanas, dão combustível a que ele não apareça nesse artigo. Opinoso (discussão) 22h21min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)


E, por favor, evite entrar em visões afrocentristas ou em tentivas frustradas de inventar um presidente "negro" para o Brasil.

Os negros brasileiros não precisam exibir um presidente para serem valorizados. Opinoso (discussão) 22h35min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)



Primeiramente, acho que você me acusou de má-fé e outras coisas. Apesar de tudo, até que o considerei mais educado desta vez.
De tudo que já li, muitos citam o Nilo Peçanha como mulato, até o Gilberto Freire. Há 3 referências de citações deste fato ao lado do nome do Nilo Peçanha. Não vi ninguém até agora que dissesse o contrário. Os contemporâneos que não o chamavam de mulato, calaram-se sobre o assunto. Ele nunca precisou esconder a mãe mulata pois ela era tão branca quanto a portuguesa mãe de Machado de Assis.
Quanto ao Machado de Assis, a "prova" dos seus antepassados africanos é bem recente, você é que não sabe. Ele nunca se apresentou como mulato, sabia que as portas se fechariam se o fizesse. Como Machado de Assis nunca assumiu as origens africanas, então, pelo seu raciocínio, ele também nunca deveria ser colocado na lista. Ser abolicionista não é nenhuma prova. O branquelo Joaquim Nabuco era abolicionista e o mulato barão de Cotejipe era contra a abolição. Nilo Peçanha foi abolicionista também.
Não é você quem tem o poder de decidir se o Nilo Peçanha vai ou não ficar neste artigo. A questão principal é que não acho que você tenha as qualificações necessárias para decidir tal questão. Seu comportamento e seus conhecimento o comprovam.
Finalmente, ajude a redação dos artigos sobre psiquiatria, talvez assim você possa ter paz consigo mesmo.
--Quissamã (discussão) 23h17min de 17 de Agosto de 2008 (UTC)


Nilo Peçanha nunca disse ser "mulato", "afro-brasileiro" ou "descendente de africanos". Ele nunca se apresentou como tal, nunca se viu como tal. Não há certidão de nascimento disponível de algum antepassado dele escravo. Tudo o que há são comentários de outras pessoas que o chamavam "mulato". Isso não comprova nada acerca de ascendência do ex-presidente.

Como já disse, não se pode basear na aparência física, pois fotos são enganosas e, pelas fotografias, Nilo Peçanha passaria despercebido sob o sol forte do Algarve, Sul de Portugal, onde as pessoas têm a pele mais morena, ou mesmo na Sicilia, sul da Itália, ou na Grécia.

Nilo Peçanha, tendo ou não sangue africano, não se encaixa nesse artigo, pois nada indica que ele realmente fosse descendente de africano, e ele não têm traços africanos visíveis para expeculações.

Já Machado de Assis, obviamente, estava evidente que tinha sangue africano, pelo tom escuro de sua pele, o cabelo, etc. Ele não se parece com nenhuma população da Europa, nem mesmo com os tipos mais morenos que se encontra no extremo Sul de Portugal durante o verão.

Machado de Assis nunca foi branco, nem aqui, nem na China.

Sempre souberam que era de origem mulato, ele nunca escondeu isso. Você que está inventando que pesquisas recentes que descobriram ser ele neto de escravos. Desde o tempo da minha tataravó, quando ele escrevia em jornais cariocas, era sabido. No caso de Machado, basta olhar para a cara dele. No caso de Peçanha, isso não é possível.

Machado de Assis NUNCA conseguiria esconder suas origens africanas, porque ele tinha claros traços negros.

Você tem que provar o que diz. Prove que a ascendência africana de Machado foi pesquisa recente.

Prove que Peçanha tinha sangue africano.

Depois, prove que Peçanha se encaixa nesse artigo, afinal, ele nunca se viu como um "afro-brasileiro". Se ele nunca se viu como um descendente de africanos, não vai ser você que vai decidir que ele deve ficar nesse artigo.

Ser um "afro-brasileiro" é muito mais do que ter uma tataravó negra. É se sentir como tal. Peçanha nunca se sentiu. Ele, apesar da origem humilde, obviamente, estava mais ligado à aristocracia brasileira de origem portuguesa, do que com a população miserável ex-escrava.

Meu caro, os negros brasileiros não precisam de exibir presidente. O legado africano para o Brasil é muito, mas muito mais profundo do que um suposto presidente "negro" de cabelos lisos. Opinoso (discussão) 00h05min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)

86% da população brasileira tem mais de 10% de sangue africano. Ou seja, 86% tem, ao menos, um bisavô puramente africano.

Caso fôssemos incluir nesse artigo qualquer um que, supostamente, tivessem origens africanas, ficaríamos 2 meses listando os nomes. Dos nossos presidentes, provavelmente apenas Geisel ou Costa e Silva não seriam listados, pois ambos eram filhos de imigrantes. Do resto, a maioria era de origem aristocrata, com suas bisavós e tataravós mulatas, fruto da "miscigenação" nada amigável que fez parte da História brasileira.

Aliás, olhando a foto do ex-presidente Costa e Silva, alguém mal-informado como você ia gritar que ele era "mulato", pelo seu tom de pele morena. Ele é até bem parecido com o seu "afro-brasileiro" favorito, Nilo Peçanha. Seriam irmãos? Mas não se deixe enganar pela aparência: os pais de Costa e Silva vieram direto da Madeira, em Portugal.

E Lula? Ele não parece se encaixar muito bem em nenhuma população européia. Deveríamos expecular que Lula é mulato?

E Fernando Henrique Cardoso, tataraneto de uma negra? É um afro-brasileiro por causa de seus 6.25% de genes africanos herdados da falecida tataravô?

Talvez nos Estados Unidos FHC estaria dando palestras sobre como ser um presidente negro". Mas no Brasil ou em qualquer país um pouco menos racista e segregacionista, isso é ridículo.

E nossa ginasta Daiane dos Santos, mais européia que africana? Deveríamos colocar a foto dela num fictício artigo "euro-brasileiro"? Por que Peçanha, que parecia um português, teria a cara estampada no artigo intitulado afro-brasileiro, e Daiane dos Santos, mais européia que africana, não seria bem aceita em um euro-brasileiro?

Por que Peçanha, de aparência branca, poderia ficar nesse artigo, e Daiane, de aparência negra, seria excluída de suposto artigo "euro-brasileiro"?

Afrocentrismo, racismo, One-drop rule tupiniquim? Fica no ar a pergunta.

Meu colega, sem afrocentrismo por aqui. Seja neutro nas suas contribuições. Caso não consiga, faça um esforço.

Talvez você precisa de um oculista por dizer que Machado de Assis passava como "branco". Ou melhor, precisa viajar para a Europa e ver o que é "branco". Opinoso (discussão) 00h05min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


E para concluir, o Brasil usa, desde o primeiro censo de 1870, o critério de "auto-classificação racial". Ninguém, a não ser o próprio Nilo Peçanha, poderia dizer se ele era "afro-brasileiro" ou não. O que importa é como ele se via, como ele se apresentava, como se sentia.

Mas é sabido que ele nunca disse a ninguém que era descendente de africanos. Ele nunca levantou bandeira nenhuma em relação à população negra. E nunca se provou que ele tivesse algum ascendente africano.

Como no critério de auto-classificação Peçanha nunca declarou fazer parte da população "afro-brasileira", ele não é um afro-brasileiro e não deve entrar no artigo. Opinoso (discussão) 00h49min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)



Quanto a Machado de Assis, saiba que ele foi registrado como branco na certidão de óbito. E nunca era visto com os parentes mulatos que tinha por lado de pai.
Há algo muito pior com o Miguel Couto Filho. O sujeito, como o pai, defendia a eugenia racial do Brasil pelo braqueamento com imigrantes europeus. Não sei de onde tiraram o fato de ele ser afro-brasileiro. Vai manter ou vai tirar, já que você sente-se o dono do artigo.
Você fala muito e diz pouco. Tampouco sequer parece ser alguém com conhecimentos de antropologia. Não vi sua crítica às referências citadas. Poderia fazê-la sem divagar pelo óbvio?
--Quissamã (discussão) 01h48min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


Machado de Assis, em sua certidão de óbito, foi classificado como "branco" pelo prestígio social que alcançou. Naquela época, e ainda hoje, pessoas mestiças com maior prestígio social são vistas como "brancas" pela sociedade. Há diversos trabalhos do IBGE que mostram que muitos brasileiros pardos se auto-classificam como brancos nos censos quando têm alto nível social. Quando Machado morreu, há décadas atrás, isso era ainda mais evidente. O "branco" no óbito dele foi um reflexo dessa ligação íntima na sociedade brasileira de "brancura" com status social.[2]

Agora, alegar que Machado se passava como branco, além de ser uma total falta de respeito com a figura do Machado, pois ele nunca escondeu ser mulato, demonstra sua sua total falta de conhecimento, beirando o anedótico, pois Machado de Assis era, fisicamente, um óbvio mulato.

"E nunca era visto com os parentes mulatos que tinha por lado de pai."

Essa sua frase é insana. Você por acaso viveu ao lado de Machado de Assis para saber se ele freqüentava a casa dos parentes dele?? Onde estão suas fontes, meu caro? Por que tenta denegrir a imagem de Machado por aqui?

Atitude péssima da sua parte.

Está no artigo: "passou a infância na chácara de D. Maria José Barroso Pereira, viúva do senador Bento Barroso Pereira, na Ladeira Nova do Livramento, (como identificou Michel Massa), onde sua família morava como agregada, no Rio de Janeiro".

Em nenhum lugar diz que ele "escondia" a família por vergonha. Isso é outra tese fajuta da sua cabeça.

Machado de Assis se passava por branco? Talvez você devesse fazer uma viagem, um tour pela Europa para aprender que cara tem o povo de lá. Ou, se não tiver condições de ir à Europa, simplesmente evite escrever bobagens sobre assuntos que se encontram fora da sua realidade.

Você deveria fazer algum esforço e fazer algumas pesquisas, antes de escrever anedotas por aqui e ser motivo de chacota. Você, concerteza, faltou às aulas de Literatura acerca de Machado, pois em qualquer escola decente os professores enfatizam as origens de Machado.

Um texto para derrubar sua tese hilariante:

"O atestado de óbito, segundo ela, é um dos exemplos flagrantes deste processo. Segundo Simone, as elites intelectuais da época em que viveu Machado - entre meados do século XIX e início do século XX - não admitiam que o maior nome das letras nacionais fosse de origem africana já que as ideologias racistas em plena voga na época mostravam o negro adaptado para o trabalho manual e incapaz para o trabalho intelectual".[3]


Para derrubar a sua tese patética de que foi recentemente descoberto que ele era mulato, vou transcrever uma carta de Joaquim Nabuco a José Veríssimo, falando justamente da "raça" do escritor:

"Mulato, ele foi de fato, um grego da melhor época. Eu não teria chamado Machado de Assis de mulato e penso que nada lhe doeria mais do que essa síntese. (...) O Machado para mim era um branco e creio que por tal se tornava; quando houvesse sangue estranho isso nada alterava a sua perfeita caracterização caucásica. Eu pelo menos só via nele o grego" (Joaquim Nabuco, em carta a José Veríssimo, após a morte de Machado de Assis)".[4]


Essa carta data de 1908, ou seja, 100 anos atrás e, pelo óbvio, as pessoas sabiam muito bem que Machado era mulato.

Se, para você, 100 anos é uma "pesquisa inédita", que idade há de ter uma pesquisa para ser "velha"?

Por favor, não me faça rir.

E na carta fica óbvio que Machado, pelo status social que alcançou, passou a ser tratado como "branco", embora deixe claro que todos sabiam a ascendência mulata dele. Bastava olhar para o rosto do escritor.

Uma outra prova que a "mulatice" de Machado não é nada de pesquisa inédita: um texto de 1933, mais de 70 anos atrás:

"Era miúdo de figura, mulato de sangue, escuro de pele, e usava uma barba curta e de tonalidade confusa, que dava ares de antigo escravo brasileiro, filho do senhor e criado na casa de boa família. Era gago de boca, límpido de espírito e manso de coração. E tornara-se pelo estudo e pelo trabalho o mais belo nome, e a glória pura e mais legítima, das letras nacionais".

Meu caro, se você faltou às aulas de Literatura sobre Machado de Assis e nem ao menos sabia da origem humilde e escrava dele (o que muito me assusta, pois qualquer pessoa mais ou menos alfabetizada sabe disso) é problema seu. Agora inventar que isso foi descoberto recentemente, é não querer admitir seu erro ao matar aulas de Literatura. E, faz o favor, não vandalize o artigo. Nilo Peçanha nunca se auto-classificou afro-brasileiro, portanto, ele não o era. Isso é vandalismo claro, pois você está fazendo pesquisa inédita, ato não permitido por aqui. Já te pedi para ler 4 vezes: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita

O Brasil não precisa de presidente negro, já te ensinei isso. O legado negro vai muito mais que um pseudo afro-brasileiro de nome Nilo Peçanha. Vai colocar foto do Olodum, das baianas, de vatapá, de acarajé. Isso sim é bonito.

Foto fajuta de presidente "afro-brasileiro" com cara de lisboeta? Sem essa!

Já o alertei e você continua a incluir Nilo Peçanha por seu bel prazer. Deveria ser bloqueado por isso. Opinoso (discussão) 15h17min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


Para acabar logo com essa novela afro-brasileira, abri uma Mediação]. Opinoso (discussão) 15h55min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


Muita falação, pouco conteúdo.
Eu só disse que na certidão de óbito de Machado de Assis está escrito que ele era branco. Não fui eu quem o disse. E o Joaquim Nabuco, como você mostrou, tinha receio em mencionar que ele era mulato. Coisas da época. Para você saber, ninguém me disse nas aulas de Literatura, nem estava escrito nos livros da minha época, que o Machado de Assis era mulato. Aprendi depois que passaram a ensinar isto.
O critério a ser utilizado somente poderá ser o comentário registrado de pessoas da época. Sugiro que você prove que Evaristo de Moraes, Evaristo de Moraes Filho e Miguel Couto, que também estão na lista, eram descendentes de africanos. Miguel Couto talvez seja como o Nina Rodrigues, um mestiço que defendia a eugenia racial eo embranquecimento do Brasil.
Não sei se você entende o conceito de pesquisa inédita. Espero encontrar nesta mediação as pessoas inteligentes e com conhecimentos do assunto que estão fazendo falta.
--Quissamã (discussão) 17h26min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)


Meu caro, existem diversos vândalos na Wikipédia que escrevem coisas arbitrária. Eu já vi um trecho que dizia que "Xuxa descobriu o Brasil" há tempos atrás.

Se essas pessoas foram colocadas lá, eu não tenho nada a ver com isso. Vá você fazer as pesquisas para saber se eram "afro-brasileiros" ou não.

Admita que você 'tá por fora do contexto desse artigo, pois chegou ao fundo do poço de me perguntar em minha página de discussão "quem disse que Machado era mulato"?

Lamentável. Caso não saiba, existem o "google", "yahoo" e outros sites de pesquisa para você ler, antes de escrever abobrinhas por aqui.

E não vandelize mais esse artigo até que se toma uma decisão na Mediação. Opinoso (discussão) 22h24min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)



Darei a sua opinicidade o valor que ela merece.
--Quissamã (discussão) 23h31min de 18 de Agosto de 2008 (UTC)
Para quem entende que a História oficial branqueava os mulatos que se destacavam.


De novo você tentando fazer pesquisa inédita?? Você não tem cacife para decidir se Peçanha era mulato ou não, olhando fotos preto-e-branco do homem. Sua opinião aqui é dispensável. Pela milésima vez, leia: Wikipedia:Nada de pesquisa inédita.

Machado parece claramente um mestiço de negro nas fotos. Apenas uma pessoa, como você, que nunca viu um europeu na vida, levantaria a hipótese anedótica que Machado se passava por branco.

No caso de Peçanha, pelas fotos não dá para concluir nenhuma ascendência africana nele. Quem conhece os portugueses sabe muito bem que Peçanha passaria despercebido numa praia do Algarve.

Mas isso não importo, pois são opiniões, baseadas em fotografias.

O que importa é: existem fontes mostrando que Peçanha era ou se via como um afro-brasileiro? Não. Portanto, colocá-lo nesse artigo, contra a própria vontade dele, é vandalismo da sua parte.

Nem sei porque você ainda não foi bloqueado. Opinoso (discussão) 15h29min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)



Como já disse na mediação, aceito que pessoas com erudição e bom comportamento apaguem assuntos controversos dos artigos da Wikipedia. Por outro lado, é inaceitável que se apaguem linhas e fotos desta discussão para favorecer pontos de vista e deturpar opiniões, como certa pessoa faz.
Cada vez mais dou às opiniosicidades desta pessoa a importância que elas têm.
--Quissamã (discussão) 16h00min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)


Isso não é uma guerrinha para, no final, ver quem vence. Eu não estou aqui para brincar de mudar o artigo. Ao contrário de você, estou visando a crebilididade dele.

Se não há provas que Peçanha era ou se sentia "afro-brasileira", não há justificativa para colocar a foto e o nome dele na categoria de "políticos afro-brasileiros". Isso é incoerente com os preceitos da Wikipédia. É pesquisa inédita. Você está baseando suas idéias em observações pessoais. Isso não é válido.

A não ser que você traga uma fonte, do próprio Peçanha afirmando ser "afro-brasileiro", "negro", "mulato", "forro", seja lá o que for, ele não pode ficar no artigo.

Assuma um pouco mais de respeito consigo mesmo, e vise a credibilidade da Wikipédia. Muitas pessoas fazem pesquisas sérias nesse lugar. Alguém pode ler escrito aqui que Peçanha era um afro-brasileiro, acreditar nisso, escrever isso num trabalho de escola e se dar mal no final com uma nota baixa do professor.

Você está querendo promulgar a idéia de que o Brasil já teve um presidente "negro", mas isso nunca foi verdade. Nenhum historiador sério nunca escreveu nada sobre isso. Você está inventando essa informação. A não ser que você seja um historiador de renome, que estudou a fundo a biografia de Peçanha, o que não parece ser o caso.

Onde vai parar a credibilidade da Wikipédia se um estudante ler, acreditar e depois sair prejudicado? Pense bem nas suas atitudes. Não há provas da africanidade de Peçanha. Você pode prejudicar muito a Wikipédia com essa sua brincadeira de inventar informações a seu bel prazer.

Péssima atitude. Opinoso (discussão) 16h28min de 19 de Agosto de 2008 (UTC)



Excelente o artigo As duas cores de Machado de Assis indicado pelo Opinoso. Todos deveriam lê-lo e compreendê-lo antes de debater este tópico.

--Quissamã (discussão) 16h33min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)



A definição da lei pode servir para quem está vivo, mas não para os mortos. Machado de Assis nunca disse ou sugeriu ser mulato! Até Joaquim Nabuco censurou José Veríssimo por escrever que Machado de Assis era mulato (veja a referência citada acima pelo famigerado Opinoso). Machado de Assis era o tipo de pessoa que o Luís Gama ironicamente chamava de irmão quando encontrava na rua. Coisas da época. Isto não muda o fato que Machado de Assis foi ... mulato ou afro-brasileiro.
--Quissamã (discussão) 14h48min de 24 de Agosto de 2008 (UTC)

Quadro inicial[editar código-fonte]

Quem é que cuida dos quadros pré-definidos que aparecem no canto superior direito?

--Quissamã (discussão) 18h59min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Quem quiser. Fiz a predefinição para ser editada, quem quiser mudar esteja a vontade. Jurema Oliveira (discussão) 20h22min de 26 de Agosto de 2008 (UTC)

Mais Referências fornecidas por Anônimo[editar código-fonte]

Como contribuição:

In Nilo Peçanha, presidente da República: Durante sua presidência, seus retratos eram retocados para que não transparecessem suas feições marcadamente negras.

Painéis resgatam negros ilustres, 'branqueados' pela história

Por fim, lembremos que não devemos cometer anacronismos, ou seja, as atitudes dos homens (e mulheres) mudam de acordo com o tempo e se inserem na época em que vivem/viveram!

Como exemplos: até os anos 1990, o uso de tatuagens era muito restrito, pois relacionava-se à contravenção. O uso de calças compridas, pelas mulheres, decorreu da inserção delas nas fábricas durante a Segunda Guerra Mundial. Isso para não falarmos no uso de brincos pelo segmento masculino, tido como comportamento feminino até tempos atrás.

Artigo sem fonte alguma, confuso ao extremo[editar código-fonte]

Esse artigo está repleto de passagens duvidosas, sem nenhuma fonte. Dentre as quais obsurdos:

  • Afirma que a cantora Clara Nunes era branca (?). Deve ser tão branca como o Machado de Assis que, de acordo com alguns "cientistas", se passava como "branco" para enganar os seus semelhantes.
  • Afirma que "somente 10% dos escravos eram mulheres", mas em outra parte do artigo consta que "No período 1837-1840, os homens homens (?) constituíam 73,7% e as mulheres apenas 26,3% da população escrava".
  • "Em relação à grande quantidade de escravos que aqui que (?) chegaram, a sociedade brasileira têm até poucos de seus descendentes".

Mas que absurdo é esse? Logo no cabeçário do artigo afirma que "86% dos brasileiros têm mais de 10% de genes africanos". Como pode dizer que há poucos descendentes de africanos no Brasil? O Brasil tem mais gente com sangue africano que qualquer país da África.

  • "Durante os séculos XVII e XVIII, os negros foram a grande maioria da população brasileira"

Negros nunca foram a grande maioria. Eles foram a maioria nesses séculos, em torno de 60%, mas jamáis a grande maioria

  • "Durante o período colonial, os escravos eram a quase totalidade da mão-de-obra da economia do Brasil".

Que absurdo essa mentira. E os portugueses pobres, que atuavam nos engenos nordestinos? E os criadores de gado do Sul do Brasil (homens livres, em sua maioria)? E os portugueses que formaram grande número de comerciantes durante o Ciclo do Ouro? E os índios, que foram escravos aos milhares em regiões mais pobres, como Maranhão e São Vicente?

  • "A participação dos mulatos na vida intelectual e política brasileira diminuiu abruptamente nos meados do século XX enquanto começam a se destacar os descendentes de imigrantes europeus e sírio-libaneses recém-chegados".

Cadê a fonte para essa informação sem pé nem cabeça??

Enfim, dezenas de afirmações categórias, bem mentirosas, repletas de erros de ortografia e digitação, sem fontes. Favor apresentar as fontes. E, por favor, revisar o texto que acabou de escrever. Não custa nada apertar "mostrar previsão" e ler, a procura de erros. Ninguém merece um artigo do início ao fim com erros de digitação e concordândia. Opinoso (discussão) 22h48min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)



Caro Usuário: Opinoso. Ficou zangado com o [carece de fontes?] no artigo de Imigração italiana no Brasil? Ou será que foi por causa da Wikipedia inglesa en:Italian Brazilian? Ou seria ainda o en:Nilo Peçanha? Ou o Nilo Peçanha no qual nem tive oportunidade de rever o texto com as nova informações que constam na Wikipedia inglesa? Não vou mexer neste artigo por enquanto. Deixo como contribuição ao seu suicídio intelectual. Melhor assim, pessoas poderão rir mais e ficar felizes.

--Quissamã (discussão) 00h16min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

Caro Usuário: Opinoso. Como você disse, são dezenas de afirmações "categórias" (sic) que certamente você não estudou na literatura escolar de segundo grau, talvez por falta de oportunidade. Só tenho resposta para uma:

A cantora Clara Nunes era bem mais clara do que o Nilo Peçanha, a quem todos chamavam de mulato. Se ela não fosse branca, seria chamada de Morena Nunes ou de Negra Nunes. Claramente sabe-se que todos a chamavam de Clara Nunes.

--Quissamã (discussão) 00h53min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)


Apresente rápido as fontes, ou as informações marcadas por "carece de fontes" serão removidas, de acordo com as normas da Wikipédia. Opinoso (discussão) 14h54min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

"Se estiver em condições de providenciar informação útil para inserir na Wikipédia, sinta-se à vontade para o fazer. No entanto, tenha em vista que informação que seja inserida e que não seja suportada por referências fiáveis poderá ser removida por qualquer editor. A responsabilidade de encontrar e inserir fontes e referências está nas mãos de quem insere a informação num artigo. Sempre que possível, as fontes deverão ser providenciadas. (...) "Por vezes é preferível não acrescentar informação do que acrescentá-la sem que tenha referências". [5]

Leia com atenção e não volte a cometer os mesmos erros!!! Obrigado. Opinoso (discussão) 15h20min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)


Caro Usuário: Opinoso. Acho que a maior parte das informações nas quais foi colocado o [carece de fontes?] não foram obtidas por mim. Estou esperando que os autores se manifestem. Se eles demorarem, você deve mesmo apagar.

--Quissamã (discussão) 18h21min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)


=> *Afirma que "somente 10% dos escravos eram mulheres", mas em outra parte do artigo consta que "No período 1837-1840, os homens homens (?) constituíam 73,7% e as mulheres apenas 26,3% da população escrava".

Caro Usuário: Opinoso. Nada há contradição. Uma pate refere-se a escravos traficados, outra refere-se à população de escravos no Brasil. Inseri uma fonte no qual Manolo Florentino cita a relação de 1 mulher para cada 8 homens traficados (12,5% de mulheres). Praticamente todo historiador sério cita relações de 3 homens escravos para cada mulher escrava. Deixo ao seu intelecto inferir a razão das proporções nos escravos traficados e nas populações de escravos serem diferentes.

--Quissamã (discussão) 17h31min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)


=>*"Em relação à grande quantidade de escravos que aqui que (?) chegaram, a sociedade brasileira têm até poucos de seus descendentes".

=>Mas que absurdo é esse? Logo no cabeçário do artigo afirma que "86% dos brasileiros têm mais de 10% de genes africanos". Como pode dizer que há poucos descendentes de africanos no Brasil? O Brasil tem mais gente com sangue africano que qualquer país da África.

Caro Usuário: Opinoso. Se você acha que uma população em que apenas 25% das pessoas são mulheres vai ter tantos descendentes quanto uma em que 50% ou mais são mulheres, então você acredita em formas de reprodução "não-ortodoxas". Foi inserida a referência de um modelo demográfico que, se você quiser, poderá estudar.

--Quissamã (discussão) 17h38min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)


=>*"Durante o período colonial, os escravos eram a quase totalidade da mão-de-obra da economia do Brasil".

=>Que absurdo essa mentira. E os portugueses pobres, que atuavam nos engenos nordestinos? E os criadores de gado do Sul do Brasil (homens livres, em sua maioria)? E os portugueses que formaram grande número de comerciantes durante o Ciclo do Ouro? E os índios, que foram escravos aos milhares em regiões mais pobres, como Maranhão e São Vicente?

Caro Usuário: Opinoso. Primeiro, a palavra escravos inclui pessoas de origem africana e os índios, que foram escravos aos milhares em regiões mais pobres, como Maranhão e São Vicente, como você bem citou? Segundo, criação de gado e comércio nunca foram atividades que demandassem muita mão-de-obra em relação à plantações de cana-de-açúcar ou mineração de ouro com tecnologia de Serra Pelada. Apesar disto, até a criação de gado do Rio Grande do Sul teve os seus Negrinhos do Pastoreio. Que escravos foram a quase totalidade da mão-de-obra da economia colonial é algo tão conhecido que é loucura ou tolice discutir, a não ser que você tenha pesquisas inéditas sobre a quantidade de comerciantes durante o Ciclo do Ouro e portugueses que trabalhavam nos engenhos nordestinos. Você pode mudar o texto para grande maioria e assim saciar sua sede de precisão, mas acho que não aplaca seus sentimentos.

--Quissamã (discussão) 18h10min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

---

Bom, para quem já disse que o grandioso Machado de Assis era um ser que "escondia sua família mulata e se passava por branco", nada me espanta que diga que Clara Nunes era branca, assim como Nilo Peçanha mulato. Enfim, barbaridades.

Engraçado. Você se auto-entitula "cientista" e nunca foi à Europa? Nada contra quem não foi, mas eu pensei que os cientistas iam pesquisar por si próprios, viajavam, se inteiravam da diversidade. Mas você deve estar num patamar mais elevado da ciência. Deve aprender fazer ciência por osmose: as informações vêm até você, e não você até elas. Isso é cientista? O conceito mudou? Estou desatualizado então!

Só quem nunca pisou no Velho Continente poderia cometer a gafe de levantar a hipótese de Machado e Clara Nunes se passarem por brancos...

Se um dia você desistir de fazer "ciência por osmose" e ir à Europa, não se conterá de vergonha por dizer que Machado de Assis e Clara Nunes eram eram brancos.

---

"A cantora Clara Nunes era bem mais clara do que o Nilo Peçanha, a quem todos chamavam de mulato. Se ela não fosse branca, seria chamada de Morena Nunes ou de Negra Nunes. Claramente sabe-se que todos a chamavam de Clara Nunes. "

Que isso? Que tese nova é essa? Clara era o nome de batismo da cantora. O que o nome tem a ver com raça dela (?).

Se eu colocar o nome da minha filha de Clara, e ela for negra, quem vai me impedir? E se eu colocar Bruna (morena em italiano) e ela for loira? Se eu colocar Preta e ela for asiática? O nome tem que condizir com as características físicas da pessoa? Onde está essa norma no Código Civil? Ou será mais uma invenção mirabolante do grandiosos "cientista"?

Cadê seus livros, cientistas? Por que não usa seus livros publicados e lidos em todo o mundo como fontes? Afinal, você me disse ser um cientista de primeira linha e, como todos, deve ser dezenas de livros publicados! Posso lê-los?

Licença, cientista, vou beber um copo d'água para não enfartar de rir...


Caro Usuário:Opinoso.
Repito. A Clara Nunes sempre foi chamada de Clara por todos. Ninguém a chamava de Morena Numes nem Preta Nunes nem Formosa Nunes. Logo, ela era clara. É tão óbvio. Pergunte a qualquer um. Coloque em discussão para ver a opinião dos que escrevem na Wikipedia.
Se não estiver convencido, faça um favor, apague a Clara Nunes, tá. Eu não mexo. Poderia ter também corrigido umas palavras repetidas que haviam no texto, mas era melhor discutir, né?
Você perde mais tempo na discussão do que produzindo textos.
--Quissamã (discussão) 00h40min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Barbaridade, tchê:

"Caro Usuário: Opinoso. Nada há contradição. Uma pate refere-se a escravos traficados, outra refere-se à população de escravos no Brasil. Inseri uma fonte no qual Manolo Florentino cita a relação de 1 mulher para cada 8 homens traficados (12,5% de mulheres). Praticamente todo historiador sério cita relações de 3 homens escravos para cada mulher escrava. Deixo ao seu intelecto inferir a razão das proporções nos escravos traficados e nas populações de escravos serem diferentes".

Sim, mas vc escreveu 10% e não 12,5%. Inventou número e não colocou fonte. Assim compromete a credibilidade da Wikipédia! E não citou que, no Brasil, a média era de 3 homens para 1 mulher. Omitindo informações importantes, apenas compromete a profundidade do artigo.

Mea culpa. Errei por 2,5%. Se não encontrar a fonte desta informação serei banido da Wikipedia?
Só para reforçar: os historiadores citam valores próximos de 3 homens para 1 mulher na população escrava residente no Brasil do início do século XIX.
--Quissamã (discussão) 02h15min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

"Caro Usuário: Opinoso. Se você acha que uma população em que apenas 25% das pessoas são mulheres vai ter tantos descendentes quanto uma em que 50% ou mais são mulheres, então você acredita em formas de reprodução "não-ortodoxas". Foi inserida a referência de um modelo demográfico que, se você quiser, poderá estudar".

Estou removendo a fonte que você colocou, pois em nenhum momento ela afirma que "pela quantidade de escravos que o Brasil recebeu, o número de descendentes é pequeno". Isso você está inventando mentira. Nada menos que 86% dos brasileiros possuem mais de 10% de genes africanos. É descendente pra burro. Ou você está apenas contanto as pessoas com fenótipo claramente negro como "descendente"?

O fato de ter tido menos mulheres não quer dizer nada. Os negros não tinham filhos somente entre si. Mesclaram-se com os brancos e índios, equilibrando o número. A população "branca" do Brasil (50% da população) tem 28% de marcadores genéticos vindos de mulheres negras. Portanto, sua tese de que havia poucas mulheres e, por consegüinte, poucos descendentes, é completamente fajuta.

Se até a população "branca" é altamente descendente de mulheres africanas, entre a população "negra" e "mestiça", obviamente, o número é muito maior.

É, cientista...você está precisando descansar...Já está errando nas suas pesquisas científicas! Isso é inadimissível para um cientista do seu gabarito!

E eu, que de acordo com você sou: ÍTALO-LUSO-AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRO? Não entro nessa ciranda de "afrodescendente"? Claro que entro, eu também quero participar!

Afinal, se Nilo Peçanha também entrou (presidente negro? Uau, levantou nosso auto-estima!), também estou querendo. Sou um ÍTALO-LUSO-AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRO, mas prefiro o afro porque o presidente Nilo Peçanha era afro-brasileiro e isso levantou minha auto-estima...kkkkkk


Caro Usuário:Opinoso. A frase não diz que há poucos descendentes. Ela diz que:
Em relação à grande quantidade de escravos que aqui chegaram, a sociedade brasileira têm até poucos de seus descendentes.
Não sei se você pode entender , mas ...
--Quissamã (discussão) 00h29min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Caro Usuário:Opinoso. Quando remover uma referência de que não gostou, verifique se ela também é usada em outros locais.
--Quissamã (discussão) 00h31min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Algum dia, certamente, um artigo com o nome do ÍTALO-LUSO-AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRO estará nas categorias [Italo-brasileiros, Luso-brasileiros, Afro-brasileiros e Mocorongos-brasileiros.
--Quissamã (discussão) 02h15min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)




"Caro Usuário: Opinoso. Primeiro, a palavra escravos inclui pessoas de origem africana e os índios, que foram escravos aos milhares em regiões mais pobres, como Maranhão e São Vicente, como você bem citou? Segundo, criação de gado e comércio nunca foram atividades que demandassem muita mão-de-obra em relação à plantações de cana-de-açúcar ou mineração de ouro com tecnologia de Serra Pelada. Apesar disto, até a criação de gado do Rio Grande do Sul teve os seus Negrinhos do Pastoreio. Que escravos foram a quase totalidade da mão-de-obra da economia colonial é algo tão conhecido que é loucura ou tolice discutir, a não ser que você tenha pesquisas inéditas sobre a quantidade de comerciantes durante o Ciclo do Ouro e portugueses que trabalhavam nos engenhos nordestinos. Você pode mudar o texto para grande maioria e assim saciar sua sede de precisão, mas acho que não aplaca seus sentimentos."

A não ser que traga fonte afirmando que "escravos eram quase totalidade da mão-de-obra", o "carece fontes" continuará por lá. Não vou trazer pesquisa dos portugueses, porque esse artigo (que era bom) já foi destruído com essas informações mentirosas, sem nexo e aquelas tabelas malucas. Você está querendo pintar nesse artigo: "os africanos, os inocentes que só fizeram trabalhar, os portugueses, os monstros que ficavam de papo para o ar".

Até porque, já me fartei de ficar aqui lhe dando aula de História de graça. Eu quero receber para isso...não quero nenhum "cientista" ganhando conhecimento via "osmose" às minhas custas...kkkk

Não vou entrar nesse afrocentrismo medonho e nessa falta de auto-estima melancólico. Tô fora! Opinoso (discussão) 23h20min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)


AFROCENTRISMO: "O afrocentrismo, neologismo formado pelas palavras África e centro, empregado com o sentido de indicar convergência para a África ou temáticas pró-africanas, constitui-se em um movimento político, com fundamento pseudo-histórico. A principal finalidade do afrocentrismo é a de divulgar e incentivar o nacionalismo e o orgulho étnico entre os afro-americanos como uma arma de efeito psicológico contra o racismo universal".

Afrocentrismo é sinônimo de baixo auto-estima e problemas de auto-aceitação. Qualquer fanatismo, para mim, deveria ser combatido e quem sofre disso, procurar ajuda para se curar. Inventar presidente e pintar os africanos como "coitadinhos" e "salvadores da pátria" em artigos da Wikipédia é um sintoma desse mal. Quem precisar de ajudar para se livrar desse mal, tenho nome de especialistas.. Opinoso (discussão) 23h33min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)


Volta mestre Opinoso! Conte-nos por osmose quem era a maioria dos trabalhadores brasileiros no período colonial!

--Quissamã (discussão) 02h15min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)


Caro Usuário:Opinoso. Há algumas tags de [carece de fontes?] que você colocou em fatos óbvios para quem estudou História do Brasil até a oitava série ou que são plenamente desenvolvidos em outros artigos da Wikipedia. É como se fosse escrito: Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil em 1500[carece de fontes?].

Vou deixar como está a fim de auxiliar seu suicídio intelectual público na Wikipedia. Caso queira, poderá prosseguir na sua missão removendo a informação e o respectivo [carece de fontes?].

--Quissamã (discussão) 01h01min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)


Acredito que quem nunca leu Machado de Assis e ainda se diz um "cientista" é quem comete o suicidio intelectual. Até porque, nunca me disse cientista, não sou ridículo de dizer isso. Erro, mas admito o erro quando o percebo, afinal, eu sou ÍTALO-LUSO-AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRO e minha família me ensinou que "errar é humano" e que cientista não escreve na Wikipédia. kkkk.

Em relação à sua frase anedótica "Há algumas tags de carece de fontes que você colocou em fatos óbvios para quem estudou História do Brasil até a oitava série ou que são plenamente desenvolvidos em outros artigos da Wikipedia" --- não parece muito condizir com a sua realidade. Afinal, qualquer brasileiro que estudou até a oitava série teve aulas acerca da vida de Machado de Assis. E você simplesmente nem sabia quem foi esse escritor, então você não estudou até a oitava série!!

Até porque ninguém estuda na escola se Clara Nunes era branca ou decora a porcentagem de mulheres negras entre os escravos. A não ser que a escola seja um lixo.

Mas como eu sou ÍTALO-LUSO-AFRO-INDÍGENA-BRASILEIRO, vou rezar para que, no futuro, todos os brasileiros consigam pelo menos chegar até a oitava série e descobrir quem foi Machado de Assis. Vou para a igreja rezar, até mais! Opinoso (discussão) 15h00min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

E porque você continua a inventar a nova tese anedótica de que "Brasil tem poucos descendentes de africanos"?? A fonte que você colocou em nenhum momento afirma nada semelhante a isso. Mais uma vez, você inventando teses.

Qual será a próxima? Xuxa Meneghel é afro-brasileira? Gostou da minha idéia? Vá lá fazer suas pesquisas científicas, se deleitar sobre a árvore genealógica de Xuxa Meneghel. Quem sabe você não encontra uma tatatatatataravó negra de Xuxa, assim você pode colocá-la na categoria afro-brasileiro e levantar sua auto-estima. Claro, porque assim como Nilo Peçanha, que foi um presidente (negro) importantíssimo e lembrado com emoção pelo povo brasileiro, a Xuxa é o maior ícone da cultura nacional (assim como Tiazinha). Se ela for negra, mais ainda, pois ainda levanta auto-estima de muitos cientistas.

Dá, licença, vou ali rir e já volto. Opinoso (discussão) 15h05min de 12 de Setembro de 2008 (UTC)

Exagero de imagens[editar código-fonte]

O artigo está sufocado por imagens. Elas esmagam o texto. Imagens devem ser mandadas para o Commons. Wikipédia é para escrever, imagens são apenas algumas. Opinoso (discussão) 22h47min de 8 de Setembro de 2008 (UTC)


Há sentimentos que sufocam e esmagam mais do que as imagens. Deve doer, né.
--Quissamã (discussão) 00h45min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

Apenas discuta o conteúdo do artigo, sem ofensas aos usuários presentes. Caso contrário, o "usuário" Quissamã poderá ser bloqueado por ataques pessoais. Opinoso (discussão) 14h51min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)

Ah, é? --Quissamã (discussão) 18h22min de 9 de Setembro de 2008 (UTC)