Discussão:Distribuição de renda

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Texto INCORRETO[editar código-fonte]

O texto nada tem a ver com o título do artigo. O título se refere à "Distribuição de renda" o que nos leva a acreditar que será abordado de forma genérica e e englobando modelos de VARIOS países, definições de autores, surgimento do termo e outras coisas relacionadas, mas o que vemos é um artigo falando sobre a distribuição de renda NO BRASIL. Isso não serve, nem é esclarecedor. É totalmente partidário e tendencioso e que nada tem a ver com a politica da wikipédia.

Solicito remoção do artigo ou reparação do título.


Texto tendencioso[editar código-fonte]

Galera, sem querer ser chato, mas só bati o olho nesse artigo e já o considerei tendencioso para uma enciclopédia. Só vi o trecho "Modelo concentrador" e já achei a primeira afirmação bem pessoal.
Não vou mudar o artigo pois se for mudar vou só apagar na verdade, e não me considero no direito. Mas ao menos aquela tag indicativa de texto tendencioso deveria ser adicionada.
--Tiago Rinck Caveden 20h29min de 19 de Novembro de 2007 (UTC)

Fiz ajustes e expansões no texto (acrescentei a seção "Gastos sociais no Brasil"). Estava realmente tendencioso, mas não por causa das informações, simplesmente factuais, mas pelas expressões superlativas e opinativas que as acompanhavam, que retirei. Apesar de não discordar das informações restantes na seção "Modelo concentrador", adicionei a tag de "sem-fontes", pois acho necessário que ao menos tal seção esteja mais bem trabalhada de forma a esclarecer melhor o que se quer dizer com modelo concentrador, ou com fontes que possibilitem a verificação das informações. Acrescentei biografias recomendadas para que os interessados no tema possam ler e, futuramente, expandir o artigo. Depois dos ajustes, retirei a tag de "parcial", que não me parece mais necessária. Cordialmente. Marcelobbr 16h42min de 14 de Dezembro de 2007 (UTC)

Tendencioso ? Por quê ?[editar código-fonte]

Fez bem, o artigo nunca foi parcial, mas não se enquadra nos cânones neoliberais de certos editores da Wikipédia Pt.
As fontes - POF/IBGE (microdados). Elaboração: IPEA, a partir de GAIGER, 2008 - foram acrescentadas, embora o problema seja de conhecimento notório até no reino mineral. Os números são estarrecedores: no Brasil os POBRES (tecnicamente o 'décimo mais pobre') pagam 32,8% de seus rendimentos em impostos, enquanto os RICOS ('décimo mais rico') pagam 22,8%, o exato oposto do que deveria ser. Isso sem se levar em conta eventuais sonegações que, ao menos empiricamente, são mais fáceis de serem perpretradas pelos ricos que pelos pobres. 200.171.131.22 (discussão) 23h29min de 23 de Junho de 2008 (UTC)