Discussão:J. K. Rowling

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 25 de novembro de 2017 de Felipe da Fonseca no tópico Pseudônimos
Estrela de artigo destacado J. K. Rowling é um artigo destacado; o que significa que o artigo (ou uma versão anterior) foi identificado como um dos melhores artigos produzidos pela comunidade da Wikipédia. Apesar disso, se puder atualizar ou melhorá-lo, por favor, faça-o.
Etapas passadas por este artigo
Data Processo Resultado
12 de dezembro de 2007 Candidato a artigo destacado Promovido
6 de maio de 2011 Revalidação de artigo destacado Despromovido
31 de março de 2017 Candidato a artigo destacado Promovido
Estatuto atual: Artigo destacado


creio que ela tenha lido Senhor dos Anéis e gostado, pois consta na sua biografia que ela o adorava e andava sempre com ele

  • Por favor, assinem seus comentários (basta digitar ~ quatro vezes).
Bem, a biografia de Sean Smith sobre J. K. Rowling realmente diz que ela leu SdA durante a adolescência (tanto que o livro já estava até gasto de tanto se usado), mas uma fonte mais confiável, uma entrevista de JK com a revista TIME, diz que ela não chegou a terminar a trilogia. Como a biografia não é oficial, é mais fácil que ela esteja errada. FlipDarius 18:15, 2 Abril 2006 (UTC)

Kathleen! No!![editar código-fonte]

Acredito sinceramente que tenha lido sim a trilogia brilhante de J.R.R. Tolkien, mais nao
vejo isso como um indicio de influencia, sao obras que apresentam pontos de intersecçao
quando analisadas no seu teor fantastico, no entanto, sao bastante dispares no todo ...Alias a experiencia que possibilita o nascimento de grandes obras literarias se concretiza
com o estudo arraigado e sem preconceitos de muitas e muitas obras! (Danilo BP - ponci_88@hotmail.com)

No!
-Joanne Rowling: Yes! :-)
-Joanne Kathleen Rowling: NO!  :-(
Here. Evilphoenix 14:01, 11 Abril 2006 (UTC)

Imagem suspeita[editar código-fonte]

Retirei uma imagem muito suspeita de ser protegida pro copyright: 100px. FlipDarius 18:16, 1 Maio 2006 (UTC)

Eu traduzi o sumário "Caridade". Se alguém se disponibilizar a traduzir um pouco dos outros, deixe aqui e vamos acabando aos poucos. Rafael Andrade Ribeiro 02:52, 9 Agosto 2006 (UTC)

Traduzi e completei a parte de livros.--Rafavalentine 01h39min de 19 de Julho de 2007 (UTC)

A JOANNE ROWLING[editar código-fonte]

PARABÉNS J.K. HOJE É O SEU DIA, FELIX FELICIS PARA VOCÊ!

Herenvaryar ( Mensagens | Contribuições ) 14h12min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

J.K. Rowling[editar código-fonte]

Caros colegas, proponho mover o verbete Joanne Rowling para J. K. Rowling, nome pelo qual a autora é mundialmente conhecida. Opiniões? Mschlindwein msg 22h12min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Prefiro deixar na forma completa. Não é a mais conhecida, mas é a mais completa Alegre Sladed 22h22min de 31 de Julho de 2007 (UTC)
Slade, o nome da pessoa está completo na primeira frase do artigo. Compara com Pelé. Mschlindwein msg 22h27min de 31 de Julho de 2007 (UTC)
Move !!--João Carvalho deixar mensagem 22h32min de 31 de Julho de 2007 (UTC)
Concordo Dantadd 23h05min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Eu sei que isto acontece em vários artigos, como o do Pelé ou o do atual papa... ainda prefiro a forma completa, mas se moverem tb não vejo problemas. Sladed 23h14min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Sob iniciais já existem (corretamente, no meu entender) P. D. James, D. H. Lawrence, F. Scott Fitzgerald, M. Night Shyamalan... Quem mais? Mschlindwein msg 23h30min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Penso que os seguintes também deveriam ser movidos pela mesma razão (todo mundo os conhece pelas iniciais):

Mais algum? Mschlindwein msg 23h30min de 31 de Julho de 2007 (UTC)

Perfeito, também concordo com os três casos acima. Eu adicionaria mais um para mover: John Ronald Reuel Tolkien. Dantadd 23h35min de 31 de Julho de 2007 (UTC)
  • Concordo e porque não, para alguma coisa servem os redireccionamentos. PatríciaR msg 23h46min de 31 de Julho de 2007 (UTC)
  • Concordo Bisbis 05h55min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Concordo para todos os casos, deve ficar o nome por que se é mais conhecido. Manuel Anastácio 07h39min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)
  • Concordo com todos. Lusitana 09h09min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

Se tornar mais fácil a vida de quem nos visita e pesquisa, ok. Lijealso ? 11h39min de 1 de Agosto de 2007 (UTC)

  • Concordo com o caso da J.K.Rowling. Agora do Tolkien, acho que deveríamos deixar o nome inteiro. Inclusive Tolkien é um dos artigos no qual eu mais trabalhei, para não dizer que persigo alguém (e que plagio frases também, hehehe!) Acho que o nome deve ficar inteiro e facilitar a pesquisa por meio de redirects. Herenvaryar Discussão
Herenvaryar, concordas com a Rowling mas não com o Tolkien?? Qual a diferença (fora o fato que tu trabalhaste no Tolkien, é claro...)?
Ah não Mschlindwein, nenhuma diferença. É só que muitos não sabem que J.K.Rowling se chama Joanne, por isso eu acho que é válido colocar o nome pela qual ela é mundialmente conhecida. Quanto ao John Tolkien, ele é chamado por muitos fãs só de Tolkien, por isso deixar John Ronald Reuel Tolkien é mais apropriado (para mim claro), mas como aqui é a Wikipedia, eu não vou me opor se vocês resolverem mudar só para J.R.R.Tolkien. Tanto faz mesmo, é só uma preferência! Falou! Herenvaryar Discussão

Feito. Bom, movi os artigos para os novos títulos. O H. G. Wells foi mais trabalhoso, já que tive de fundir os históricos de H. G. Wells e de Herbert George Wells, pois foi feita uma redireção do primeiro (bem mais antigo) para o segundo (bem mais recente), como pode ser verificado aqui. Finalmente, o verbete final faz justiça aos editores "esquecidos" que trabalharam em H. G. Wells antes da redireção, e o histórico está completo. Saudações, muito obrigado pela discussão. Mschlindwein msg 18h39min de 4 de Agosto de 2007 (UTC)

Que giro, isto parecia uma discussão de há uns dois anos atrás eheheh A velha guarda juntou-se e o nível subiu drasticamente [venho da Esplanada....]. Bom, parabéns a todos, e só queria dizer que também concordo com a mudança eheh -- Nuno Tavares 22h08min de 20 de Agosto de 2007 (UTC)


É tempo de mudar[editar código-fonte]

Bom, passo para comunicar que, em virtude do meu aniversário de um ano na Wikipedia, vou fazer uma singela auto-homenagem. O artigo da J.K.Rowling foi reestruturado, bastante alterado por mim, e espero que a mudança um tanto brusca não desagrade a ninguém. Afirmo que o texto é inteiramente meu (não é copiado de nenhum lugar), e que venho trabalhando nele há algum tempo. Usei todas as informações mais relevantes que o artigo anterior oferecia, ou seja, não excluí nada essencial, e acrescentei bastantes coisas. Omiti, por exemplo, a parte sobre Televisão. Ainda precisa de mais imagens. Espero sinceramente que ninguém fique desgostoso. É óbvio que se não agradar o botão de reversão está à disposição, e a acresção de coisas é sempre bem-vinda. Obrigado mesmo.


Herenvaryar ( Mensagens | Contribuições ) 20h33min de 13 de Setembro de 2007 (UTC)

Gravura s.f. (do grego graphein, inscrever, através do francês gravure) 3. Imagem de caráter artístico, impressa em geral sobre papel, através de uma matriz ou chapa trabalhada em relevo, em cavado ou em superfície - 4. Qualquer ilustração impressa. (Grande Enciclopédia Larousse Cultural)

Herenvaryar 19h14min de 4 de Dezembro de 2007 (UTC)

RESPOSTA À PERGUNTA[editar código-fonte]

Digam-me: como é que se admite que esta, perdoe-me Camões por trata-la como tal, "escritora", que se percebe devido aos seus sete livros que tratam acerca do mesmo assunto (um jovem aprendiz, que, no entanto, consegue enfrentar o suposto pior de todos os feiticeiros), sem imaginação e, meramente para não pronunciar o quanto sua escrita é, no mínimo, horrenda, digo eu que sua escrita não mostra relevância alguma, possui uma página cujo tamanho é, ou mais de, o triplo da de William Shakespeare e da de Edgar Allan Poe.

Tentarei, da forma mais cortês possível, responder-lhe. Primeiro, você está confundindo coisas totalmente díspares. Shakespeare, Allan Poe e J.K.Rowling não têm absolutamente nada em comum, e por isso não deveriam ser comparados: como contrastar um autor de peças de teatro, um autor de livros de suspense e terror e uma escritora de fantasia infanto-juvenil? Não, impossível, e ainda mais com um argumento superficial como tamanho de páginas...

Camões há de perdoar-lhe, mas talvez ele diria para você que sim, é uma escritora a pessoa que incentiva milhões de pessoas a ler um bom livro (se estou discutindo Shakespeare e Allan Poe aqui com você é culpa dela, e se hoje eu posso falar sobre Jane Austen, Charles Dickens, Tolkien, Agatha Christie, A.C.Doyle, Kenneth Grahame e tantos outros, coloque na conta dela também).

Outro ponto são os ataques que você faz aos livros. Calma lá! Primeiro, é claro que uma série de sete livros tratará de um mesmo assunto, mas parece que você não os leu com atenção, se é que leu. O "jovem aprendiz" só consegue enfrentar seu inimigo de igual para igual depois de levar muitos tabefes, e todos os que leram o livro com o devido cuidado sabem que não é bem um Vim, vi, venci. Depois, acho que são poucos os que pensam que o livro é sem imaginação. Aliás, já ganhou diversos prêmios justamente por ser original e repleto dela. Quanto à escrita horrenda, isso é subjetivo, não posso argumentar muito, mas quanto a mim, acredito que a escrita dela é totalmente leve, sem rodeios e muito bem-humorada.

Sabe, não é sempre que nós gostamos de uma obra, e você tem todo o direito de reclamar, e perguntar, e receber a resposta, mas talvez esse não seja o local ideal. Por favor, da próxima vez, escolha melhor as palavras e, rogo-lhe, use a página de discussão e não a página do artigo. Muito obrigado!


Herenvaryar ( Mensagens ) 22h28min de 18 de Fevereiro de 2008 (UTC)

ARTIGO DESTAQUE DO DIA, OU DA SEMANA[editar código-fonte]

Prezados wikipedianos mais esperientes... eu gostaria de saber como é feito a escolha do artigo em destaque a entrar naquele dia... eu vi que este foi votado para ser um de destaque em 17 de dezembro, mas pq somente hoje ele entrou on line na pt.wikipedia. Muito obrigado pela atenção. Usuário assíduo da wiki

O artigo em destaque fica na página principal por três dias, e a escolha do artigo é feita por votação nesta página. Se você tiver o direito ao voto pode votar contra ou a favor nos indicados. Depois disso, se eleito destaque, o artigo vai para a lista de espera, daí o grande espaço de tempo entre o fim da votação e o dia em que ele vai de fato à página principal. Espero tê-lo respondido bem. Herenvaryar (discussão) 12h28min de 6 de Março de 2008 (UTC)


A votação para artigo em destaque acima está preservada como um arquivo. Por favor não a modifique: comentários posteriores devem ser feitos na página de discussão apropriada (como nas discussões deste pedido). Nenhuma edição subsequente deve ser feita nesta secção.

Pseudônimos[editar código-fonte]

Prezado ProntComando, olá! Vi que reverteu minha reversão. Veja só, tentarei me explicar: de fato, a autora escreve seus livros de espionagem sob o pseudônimo de Robert Galbraith, mas isto não quer dizer que ela seja conhecida por esse nome. Entende? São coisas diferentes. Agora, se fosse o caso de, como na wiki anglófona, substituir a frase "conhecida por" por "escreve sob os pseudônimos de JK Rowling e Robert Galbraith", aí sim, concordo. Mas da maneira como está não. Inclusive, note que, na infocaixa, o parâmetro preenchido é "pseudônimos" e não "outros_nomes". Abraço. --Caiomarinho (discussão) 12h18min de 25 de novembro de 2017 (UTC)Responder

Acrescento que inclusão de informações devem vir acompanhadas de fontes, no caso, a fonte atesta apenas o uso do pseudônimo e não a notoriedade da biografada pelo nome.--Fonseca 12h26min de 25 de novembro de 2017 (UTC)Responder