Discussão:João Pessoa/Arquivo/1

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Índice de Gini[editar código-fonte]

De acordo com os dados mais recentes de 2003 do índice Gini do IBGE, que é o órgão que o governo responsabiliza pelas pesquisas relacionadas à população, João Pessoa não é a capital nordestina com menor desigualdade e sim Aracaju:

Índice de Gini das capitais nordestinas

1) Aracaju --- 0,47 Limite inferior 0,45 í Limite superior 0,50 2) Salvador --- 0,49 Limite inferior0,46 í Limite superior 0,52 3) São Luís --- 0,49 Limite inferior 0,47 í Limite superior 0,50 4) Teresina --- 0,50 Limite inferior 0,48 í Limite superior 0,51 5) João Pessoa --- 0,50 Limite inferior 0,48 í Limite superior 0,52 6) Recife --- 0,49 Limite inferior 0,47 í Limite superior 0,51 7) Fortaleza --- 0,51 Limite inferior 0,49 í Limite superior 0,53 8) Maceió --- 0,52 Limite inferior 0,50 í Limite superior 0,54 9) Natal --- 0,53 Limite inferior 0,50 í Limite superior 0,56

http://www.ibge.gov.br/cidadesat/link.php?uf=se Dados retirados do site do IBGE, espero atenciosamente à correção.

Mas a pesquisa que revela João Pessoa como a Capital menos desigual do Nordeste é do IPEA e data de 2005, Conforme mostrado no seguinte site - http://www.pnud.org.br/pobreza_desigualdade/reportagens/index.php?id01=1667&lay=pde

  • ta, mas são dados de 2000 - os dados de aracaju são de 2003; quem sabe se alguem não passou aracaju nesses 10 anos?..o tour geneve tambem fica em aracaju?ou o extremo leste?ou um dos centro historicos mais antigos e bem preservados?ou quem sabe a maior reserva de mata nativa cercada por area urbana do mundo?hahaha..faz-me rir..a principal cidade da nova holanda do norte (friederickstaadt e seu fort margareth) tambem ficava em aracaju..lmao; vai ver que a aliança franco-poti tambem era em aracaju

População de joão pessoa[editar código-fonte]

  • A bastante controvercias em relação a população de João Pessoa já que a população do bessa está sendo contado como população de Cabedelo. A população real de João Pessoa é 1.217.598. Por favor ninguem retire essa edição.


    • Tem coisa errada nessa informacao sobre a populacao de JP. Atualmente, a populacao oficial de JP é de quase 800 mil hab, algo como 780 mil ou menos. Entao, para 1.218.000 hab ha uma diferenca de cerca de 450 mil hab, supostamente sendo do Bessa e se essa populacao tivesse sido atribuída à Cabedelo isso significa que essa cidade teria muito mais de 500.000 hab, uma cidade maior do que Campina Grande e quase do tamanho de JP, o que nao corresponde à realidade. Aliás, por que nao mudam o nome da cidade de Joao Pessoa, um nome pouco assimilavel e pouco memorizavel para a maioria da populacao brasileira e estrangeira, para um nome nao composto e mais simpatico, simples e sonoro como os de Recife, Fortaleza, Maceió, Natal, etc?

a cidade já teve infinitos nomes foi muito invadida por potencias ocidentais e sofre uma crise de identidade até no nome

nunca vi ny mudar o nome pra York ou nova Amsterdam pra amsterdam

  • Certo, o nome nao precisa ser necessariamente nao composto, como existe Porto Alegre, Sao Paulo, Cape Town, etc, mas seria mais simples e mais assimilavel com um nome so bem escolhido e bem que poderia ser melhor do que os esquisitos João Pessoa ou Parahyba. E ninguem fala e pouca gente sabe que é Nova Amsterdam, so se fala em Amsterdam, tal o poder de um nome só.
    • Mesmo composto, acho que um nome bom para essa cidade é Cabo Branco.

Divisão Municipal[editar código-fonte]

  • Ao dividir os bairros por zonas tomando por base pontos cardeais, o que foi utilizado com o epicentro? sugiro que seja tomado a mata do buraquinho como centro e dela traçar um X para determinar as zonas, do jeito que está não há coerência**
    • Por que não?
    • Eu utilizei a informação desta seção para criar a Predefinição Predefinição:BairrosJoaoPessoa, peço que se caso cheguem a um consenso da informação correta me informem para que eu a corrija.Nhdezoito 03:40, 29 Abril 2007 (UTC)
  • Nesta seção é informado que a população de Mangabeira é de 70 mil habitantes, porém eu tenho dúvidas se esta informação é correta.

Rádios e TVs[editar código-fonte]

Há algum tempo tinha visto neste artigo um tópico com todas as rádios e TVs da cidade. Porque foi retirado? Foi movido pra algum outro artigo? o comentário precedente não foi assinado por Brunocf (discussão • contrib.) 12:10, 16 Outubro 2006 (UTC)

Caso acesse o histórico do artigo, verá que a retirada foi neste momento: [1]. A justificativa131420]. A justificativa está ali, e eu icativa está ali, e eu também concordo com esta. Atenciosamente, Bruno Slessa 12:10, 16 Outubro 2006 (UTC).

Caros, não poderia incluir uma listagem com os caixas 24 h da cidade e onde eles funcionam? Para quem é turista é um sufoco encontrar um caixa eletronico apos as 22:00hs, p. ex, existe o do HU.


Concordo com a remoção no iten(9.3), foi direcionado para um artigo principal, para "limpar" a vizualização do (artigo João Pessoa). Sugiro o mesmo para os intens 7.1; 7.2; 7.3; 7.4 e 7.5, alguns estão com referencia a propaganda de particulares(Ex.: fest verão). quanto ao do caixas eletronicos é uam ótima ideia, mas como o idealizador disse se é turistico, deve estar na wikitravel
- então fica a proposta: redirecionar os itens acima citados e incluir um novo item(7.6) referente a terminais de saque. obs.: em 15 dias irei fazer as alterações caso niguem se manifeste



Será que é válido colocar num artigo enciclopédico o telefone de aeroporto, rodoviária e coisa e tal? Eu acho que não… '''''Galabriel''''' 13:22, 13 Janeiro 2007 (UTC)

Definitivamente não é. Dantadd¿Por qué no te callas? 21h29min de 26 de Janeiro de 2008 (UTC)

eu não acredito!!![editar código-fonte]

o que fizeram com a página. Antes ela estava perfeita, mas agora tiraram um trabalho feito nela de mais de 2 meses. Eu to muito irado PBJP Arthur J@Mp@ (discussão) 01h37min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não acredito 2[editar código-fonte]

Bem, claramente a skyline da cidade não mostra nada muito arborizado, certamente as cidades mais arborizadas do Brasil são: Curitiba, Vitória e Belém, removerei tal trecho até aparecerem fontes e fontes fiáveis, não qualquer blogzinho não.

As tabelas sobre o clima na cidade também serão removidas, são de contesto duvidoso e não possuem fontes.

Atenção Paraibanos, não quero guerra de edições apenas colaboro para todos os artigos sobre estados brasileiros!

Outra coisa, o artigo é mal feito, tem muitos erros ortográficos, mais atenção!

Ne8rd (discussão) 01h03min de 24 de Abril de 2008 (UTC)

Durante a Eco 92, a conferência da ONU sobre o meio ambiente, João Pessoa recebeu o título de segunda cidade mais verde do mundo. Segundo um cálculo baseado na relação entre número de habitantes e área verde, a cidade perderia apenas para Paris.
fonte: http://www.brazilexplore.com/onlinemagazine/ed26/default.asp?section=turismo.htm Ramonne Discussão 19h21min de 24 de Abril de 2008 (UTC)
  • mais baboseira..aquelas fotos são de um pedaço da cidade chamado zona leste; que outra cidade tem no seu centro geodesico uma reserva de floresta nativa do porte da mata do buraquinho no mundo inteiro?nenhuma..o central park em manhatan parece bem inferior em largura e não parece mata nativa

Terceira capital de estado mais antiga do Brasil???[editar código-fonte]

Contesto tal informação de que João Pessoa seja a 3ª capital de estado mais antiga do Brasil, eu poderia até concordar que seria a 4ª, embora seja necessário verificar.

Certo é que Salvador-BA foi fundada em 1549 por Tomé de Sousa, São Paulo-SP foi fundada em 1554 por José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, Rio de Janeiro-RJ foi fundada por Estácio de Sá em 1565.

Logo, se João Pessoa foi fundada em 1585, sob o nome de Cidade de Nossa Senhora das Neves, é no mínimo a quarta capital de estado mais antiga do Brasil.

Fonte utilizada: http://pt.wikipedia.org/wiki/Século_XVI http://pt.wikipedia.org/wiki/João_Pessoa o comentário precedente não foi assinado por 189.43.59.63 (discussão • contrib.) Kleiner msg 23h57min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)

João Pessoa já nasceu com o estatuto de cidade desde o século XVI. São Paulo só foi elevada da categoria "vila" à categoria "cidade" no século XVIII. Kleiner msg 23h57min de 9 de fevereiro de 2009 (UTC)
  • sim, há muitos invejosos sofismadores que vem com essa de mais antiga..um povoado e uma vila são sub-cidades..são paulo quando era vila era meia duzia de tabas..jp fundada como sede de capitania real com investimento pesado da metropole era muito superior a sp em infra-estrutura por séculos

Que foto você escolhe para a foto principal do artigo de João Pessoa?[editar código-fonte]

Concordo, a atual não me parece problemática… Se houver foto mais adequada, por favor indique-a para nós aqui, talvez possamos mudar de opinião… =) Kleiner msg 18h06min de 28 de fevereiro de 2009 (UTC)

Discordo A imagem João Pessoa Vista do Bessa.JPG é muito mais interessante. Acredito que a maioria das pessoas nem saiba o que é a estação Cabo Branco. Se ainda fosse uma foto do Tambaú, que é muito mais conhecido, faria sentido. E esta foto da estação nem está muito boa. Está escura demais. O céu está bonito, mas quase nada se vê da arquitetura. FlaviaC 11h00min de 6 de abril de 2009 (UTC)

Você tem razão, a Estação Ciência Cabo Branco é relativamente nova, de 2007, projetada por Oscar Niemeyer (sendo especialista no assunto, acho que vc já sabia disso, hehehehehe)… Mas ao menos pelos pessoenses, já foi adotada como cartão-postal da cidade, junto com o Hotel Tambaú e o Farol de Cabo Branco (construções modernas mais famosas da cidade)… =) Kleiner msg 13h47min de 6 de abril de 2009 (UTC)

Discordo a imagem atual não é boa, prefiro a anterior ou esta [2] Jack Bauer00 msg 12h02min de 6 de abril de 2009 (UTC)

Sim, a do Hotel Tambau está excelente, dá até pra ver onde eu moro, vizinho ao segundo prédio da Av. Nego, ahehuehuhhaeuhaeu… Bem, falando sério, entre as fotos no Commons, é a que melhor representa João Pessoa, pois mostra um dos mais famosos cartões-postais da cidade (Hotel Tambaú) e uma boa parte de um dos bairros mais conhecidos e turísticos (Tambaú). Também mostra a Feirinha e o Mercado de Artesanato, uma parte do bairro de Manaíra, e lá no fundo, as duas margens do Rio Jaguaribe… A foto do Bessa só mostra um monte de prédios, sem nada que faça distinção da cidade em relação ao outras com prédios residenciais de médio e grande porte…

Alguém se opõe à foto de Tambaú (até pensei em propô-la quando a vi pela primeira vez no artigo, algumas semanas atrás, mas acabei esquecendo… =P)? Kleiner msg 13h42min de 6 de abril de 2009 (UTC)

  • Nem preciso dizer que apoio completamente o que o Jack e a Flávia disseram, não é? É óbvio que uma imagem geral, como esta ou esta, representam de fato toda a cidade de João Pessoa, visto que a maioria dos brasileiros não reconhecem a cidade pela Estação Cabo Branco. Ainda prefiro a imagem que eu estava tentando colocar, mas vou acatar a decisão da maioria. Infelizmente a página está bloqueada para usuários registrados graças a atitude infantil do usuário Kleiner, que insistiu em criar uma guerra de edições. No mais, tenho dito. Cumprimentos. Heitor pois não? 16h50min de 6 de abril de 2009 (UTC)

É triste ver um editor que supus um dia poder ser um bom administrador permanecer com tal comportamento em uma discussão, chamando de infantil a atitude de pedir que se discuta no local apropriado antes de promover uma alteração polêmica em um artigo. Ao invés disso, preferiu simplesmente ignorar, sem argumentar racionalmente, minha resposta sobre a imagem do Bessa, onde claramente não há nada que diferencie João Pessoa de qualquer outra cidade de médio ou grande porte do país (fora um pedacinho da pista do Aeroclube). É triste também vê-lo ignorar sem argumentar a opinião de alguém que conhece e mora na cidade sobre a relevância de uma foto em relação à outra… Mas de tudo isso, o mais triste é vê-lo ignorar a minha disposição em discutir fotos alternativas (demonstrada no início deste tópico há mais de um mês), preferindo impor seu POV provocando uma guerra de edições desnecessária, quando poderia apenas ter visitado a discussão, proposto, talvez ouvindo um ponto de vista diferente, escolhendo todos juntos uma foto melhor e por fim, promovendo uma alteração que torne a discussão digna de referência para futuras alterações… Kleiner msg 19h31min de 6 de abril de 2009 (UTC)

Triste, meu caro Kleiner, é ver um editor experiente como você escrever um comentário infeliz como este acima. Teria vindo de bom grado apresentar meus argumentos nesta página se você já o tivesse feito, pois, cá entre nós, o que está escrito no início deste tópico está longe de ser considerado um argumento. Triste é ver um editor como você usando um apoio passado a minha candidatura a administração como arma para julgar minhas atuais atitudes. Por fim, mais triste ainda é perceber que, tanto eu quanto você, entramos em uma briga sem propósito onde ninguém vai sair ganhando. Quanto às imagens, já expus minha opinião no comentário acima. Cumprimentos. Heitor pois não? 19h59min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Arma? Citei o apoio ao pedido de administração apenas para mostrar minha decepção, já que não houve mudança de comportamento, como um dia julguei ter havido.
Cá entre nós, aquilo no início não é argumento pois não havia o que argumentar. Pediram uma opinião sobre qual foto ficar, e o usuário Yah e eu falamos qual achávamos melhor, só isso. O argumento deveria ser iniciado caso alguém discordasse, tal como fez a FlaviaC hoje. Meu argumento foi: Citação: «entre as fotos no Commons, é a que melhor representa João Pessoa, pois mostra um dos mais famosos cartões-postais da cidade (Hotel Tambaú) e uma boa parte de um dos bairros mais conhecidos e turísticos (Tambaú). Também mostra a Feirinha e o Mercado de Artesanato, uma parte do bairro de Manaíra, e lá no fundo, as duas margens do Rio Jaguaribe… A foto do Bessa só mostra um monte de prédios, sem nada que faça distinção da cidade em relação ao outras com prédios residenciais de médio e grande porte…». Se isso não é argumento, o que seria? Já você preferiu dizer simplesmente que preferia a outra foto…
O bom, não apenas para você ou para mim, mas sim para todos (agora e posteriormente), seria você dizer porque a foto do Bessa (que abrange os prédios de Manaíra, em sua maior parte) é preferível, em sua opinião. Simplesmente jogar a decisão para outros faz parecer que você considera esta discussão desnecessária. Que a qualquer momento que alguém quiser, pode-se mudar a foto principal do artigo para a que preferir… Kleiner msg 20h14min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Sim Kleiner, arma! Esse comentário, sobre seu apoio a minha candidatura, foi infeliz e desnecessário e sua decepção com meu comportamento pouco me importa, visto que não te devo satisfações sobre a minha conduta como editor.
Não estava me referindo a sua mensagem depois que a Flavia veio dar a sua opinião. Você estava me cobrando argumentos sendo que nem tinha iniciado uma discussão sobre o tema. Como já disse, se você tivesse aberto um tópico sobre nossa pequena discussão teria vindo de bom grado argumentar, como estou fazendo agora.
Não venha dar lições de moral em mim, não estava me referindo a essa discussão em si, estava me referindo aos prejuízos que esta guerra de edições poderá causar em nossa relação enquanto wikipedistas, se é que ela um dia existiu. Não estou jogando a decisão para os outros, visto que já expus minha opinião, só disse que vou acatar o que a maioria decidir. Uma pena que você tenha levado nossa discussão até este ponto degradante, mas fazer o que?! Coisas da vida. Cumprimentos. Heitor pois não? 20h40min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Tá bom, pense como quiser. Pela segunda vez foge do assunto, preferindo fazer ataques pessoais em vez de responder racionalmente à questão da foto proposta por mim ou simplesmente não postar. Essa é minha última resposta a você, se gosta de ter a última palavra em alguma coisa, fique à vontade… Kleiner msg 20h48min de 6 de abril de 2009 (UTC)
A-MEI a foto como Tambaú e a cidade! E concordo que a foto que eu havia escolhido anteriormente não diferencia João Pessoa de nenhuma outra cidade, é só um monte de prédios e nada mais. Realmente adorei a Hotel Tambau.jpg!!! Alegre FlaviaC 21h56min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Realmente a foto é muito boa Flávia, quanto a você Kleiner, você simplesmente não entendeu nada do que escrevi, lamentável! Heitor pois não? 22h03min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Heitor, já não passou da hora de parar? FlaviaC 22h20min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Você acha Flavia? Que coisa não?! Heitor pois não? 22h26min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Ué… Não lhe deu meda, naõ? Tristeza FlaviaC 22h48min de 6 de abril de 2009 (UTC)
Desculpe decepcioná-la, mas não. Não foi dessa vez "Flávinha"… Heitor pois não? 22h53min de 6 de abril de 2009 (UTC)

Eu também conheço a cidade e sei que a foto Hotel Tambaú é a que melhor a representa. Muito bem, parece que a maioria gostou dela, espero que o caso esteja encerrado. --Jack Bauer00 msg 01h02min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Tendo todos os participantes desde a proteção da página manifestado aprovação à foto de Tambaú, vou pedir a desproteção e depois mudar para a foto escolhida. Kleiner msg 01h39min de 7 de abril de 2009 (UTC)
Feito! Kleiner msg 02h10min de 7 de abril de 2009 (UTC)

Atualmente está tendo muita mudança anônima por IP’s da foto principal da pagina de João Pessoa, esta sendo o mesmo IP das duas ultimas modificações. (187.45.85.66) ou bloqueia este IP ou protege a foto principal de mudanças… Creio que mais pra frente precisa de uma modificação da foto principal… --Pitter7 msg 14h20min de 26 de junho de 2009 (UTC)

Poluição demais[editar código-fonte]

O artigo está deveras poluído. O mais gritante são aquelas tabelas com relação de rádios e TVs, além da tabela muito feia com um histórico de população. Pretendo em meu tempo livre dar uma arrumada na pagina, nao estou trabalhando em nenhum outro verbete. Se não houver manifestação em contrário no próximo fim de semana humildemente pretendo dar uma arrumada aqui.--AVSilva (discussão) 14h42min de 23 de agosto de 2009 (UTC)

Bom, fiz uma limpeza geral no site hoje, removi algumas informações duplicadas como a relação de emissoras de radios (acessivel agora atraves de link), lista de população x ano, lista de bairros (já tem uma lista no rodapé do artigo), corrigi algumas palavras grafadas erroneamente. Pretendo terminar até o fim de semana, estou fazendo uma pesquisa no Arquivo do Estado para colocar mais informações com fontes e fotografias, principalmente antigas. O trabalho nao terminou, falta conserta muita coisa, existem muitos ponteiros desorganizados ainda.

E por favor: evitem abusar de listas e tabelas, concentrem-se em texto. --AVSilva (discussão) 01h55min de 20 de janeiro de 2010 (UTC)

"cidade mais verde"[editar código-fonte]

-- talvez tenha sido a segunda, em 1992. Hoje, certamente não é!

A única cidade brasileira a figurar na lista das 15 mais verdes do mundo é Curitiba.

Eis a lista:

E as 15 cidades são:


1. Reykjavik, Iceland

2. Portland, Oregon, U.S.

3. Curitiba, Brazil

4. Malmö, Sweden

5. Vancouver, Canada

6. Copenhagen, Denmark

7. London, England

8. San Francisco, California, U.S.

9. Bahía de Caráquez, Equador

10. Sydney, Australia

11. Barcelona, Spain

12. Bogotá, Colombia

13. Bangkok, Thailand

14. Kampala, Uganda

15. Austin, Texas, U.S.

Fonte: http://vivoverde.com.br/as-15-cidades-mais-verdes-do-mundo/

abraços!

--Betty VH (discussão) 16h47min de 8 de fevereiro de 2010 (UTC)

Betty, o cálculo da ECO-92 é baseado na relação entre número de habitantes e área verde. Já a do Green571 se conta também com a quantidade de habitantes que usam trânsporte público, veículos por habitante, números de ciclovias, emissões de CO2 e etc, em relação a área verde. Ou seja, além da área verde, levou-se em conta o que é feito contra a todos os fatores que causam aquecimento global e que desmatam as áreas. Sendo assim Curitiba é a cidade mais ecologicamente correta do Brasil e não a mais verde. Abraços.

--Gustavo Silva (discussão) 10h09min de 12 de fevereiro de 2010 (UTC)

Alguem pode colocar o indice Gini?[editar código-fonte]

Alguem pode colocar o indice Gini? Pois muitas cidades já têm.

Poderiamos colocar mais informações[editar código-fonte]

Poderiamos colocar mais informações, como o saneamento na cidade, se 100% da população recebe o serviço de água, muitas outras coisas, e era bom uma foto panorâmica também, acho que está muito vazio.

  • só não sei por que tiraram a informação de que se trata do município central de uma das 500 maiores metropoles do mundo!

http://bevoelkerungsstatistik.de/wg.php?x=1132419689&men=gcis&lng=de&gln=xx&dat=32&srt=pnan&col=aohdq&pt=a&va=x

460 João Pessoa 1 081 841 Brasilien

Alguem poderia conseguir pôr alguma panorâmica?

  • por que natal, recife, até campina grande e afins podem se orgulhar da sua posição no mundo e sempre que eu posto isso aqui apagam?quem é o incomodado com nossa cidade?ou só os habilitados pela panelinha da wiki é que o podem fazer?se só entre as 450 já incomoda tanto, imagina só quando crescermos mais..!!

http://www.citymayors.com/statistics/largest-cities-mayors-451.html

Cidades-Irmãs[editar código-fonte]

Afinal, quais são oficialmente as cidades-irmãs de João Pessoa? o comentário precedente deveria ter sido assinado por 186.198.211.202 (discussão • contrib) Marcos fala! 19h14min de 20 de agosto de 2011 (UTC)

== Salvar Artigo ==

  • A página do bairro Intermares está marcada para deleção, alguém poderia ajudar a salvar o artigo???


  • Esclareço que:
  1. retirei esse pedido de ajuda para salvar/melhorar o artigos sobre o bairro de Intermares, à pedido da administração;
  2. pessoalmente entendo que esse pedido não trazia nenhum prejuízo à wikipédia;
  3. mas outro editor fez dois pedidos de bloqueio: 1 e 2;
  4. peço desculpas aos vigilantes dessa página que se sentiram ofendidos pelo pedido.--Raimundo57br (discussão) 22h09min de 5 de fevereiro de 2012 (UTC)

Data de Fundação[editar código-fonte]

João Pessoa não é a terceira, mas a sexta capital mais antiga do país: Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro são mais antigas. Corrigi o dado no artigo.

  • só salvador e rio ganharam status de cidade antes de jp; jp ja era uma feitoria francesa e portanto deve até ser mais antiga que essas duas; além do mais jp foi a única destas fundada por espanhóis e a única destas que fez parte do núcleo da nova Holanda..e isso se nota pelos muitos nomes..se diz nos eua que o texas é o estado das tantas bandeiras, mas jp já teve umas 5 bandeiras fora a municipal e estadual..frança, espanha, Holanda, Portugal e brasil (essa ultima "coincide" com a decadência do peso geopolítico original do nordeste oriental)

João Pessoa é a sexta capital mais antiga[editar código-fonte]

A capital mais antiga do Brasil é Recife (Pernambuco), fundada em 1537, seguida de Salvador na Bahia em 1549, Vitória do Espírito Santo em 1551, São Paulo em 1554, Rio de Janeiro em 1565, portanto João Pessoa é a sexta mais antiga em 1585. Portanto coloquei o correto. (Obs: Não fui eu quem escrevi a discussão acima, foi outro usuário). Ciclope2000 (discussão) 17h53min de 11 de março de 2012 (UTC)

João Pessoa é a terceira sim, pois já foi fundada como CIDADE, e por isso é a 3ª Capital mais antida do País.


Mas o que conta é a fundação do povoado, não a elevação a categoria de "cidade", por exemplo, ninguém considera a fundação de São Paulo em 1711 ou a fundação do Recife em 1823, que, foram as datas que as respectivas "vilas" foram elevadas a "cidades", mas sim em 1554 e 1537, ano de fundação dos povoados que deram origem às cidades. Recife já era capital da capitania de Pernambuco antes mesmo de ser "cidade", Vitória é capital da capitania (atual estado) do Espírito Santo desde 1551, embora só fora elevada a "cidade" em 1823. São Paulo tornou-se capital da Capitania de São Paulo em 1709, dois anos antes de ser elevada a cidade, e Recife tornou-se capital da capitania em 1711, ou seja, São Paulo, Recife e Vitória foram capitais antes mesmo de serem "cidades". Portanto João Pessoa é a sexta capital mais antiga sim, e corrigi o artigo. Patriotadoseculo (discussão) 21h48min de 1 de maio de 2012 (UTC)

  • é a terceira cidade mais antiga; outras capitais nasceram como povoado e vila, pois não eram sedes de capitanias reais e sim de donatários falidos e com status geopolitico ultra-inferior..recife nasceu como povoado e distrito secundario de olinda; são paulo era uma oca nos confins da colonia, ao contrario de jampa que foi a virada espanhola na conquista da costa norte francesa; vitória então era nada, pois a capitania do es só tinha um engenho em 1600 (a pb ja tinha 20).
  • além disso sp antes de ser elevada a vila pos-emboabas era um povoado de são vicente, assim como recife era um povoado da vila de olinda tipo os atuais distritos e bairros; vitoria ibidem frente a vila velha - é como dizer que cabedelo ja existia como entidade geopolitica no xvi, quando na verdade foi parte de jp até o século xx, quando virou cidade autonoma; sem falar que as cidades reais tinham infra-estrutura e traçado urbano planejado superior e por isso mesmo ja nasciam como cidades =/= povoados/vilas (muitas delas meras ocas mal planejadas por algum privado sem os mesmos recursos da coroa) sub-cidades e pre-isso..a poderosa olinda por exemplo na guerra dos mascates contemporanea aos emboabas ainda era vila..nascer sub-cidade/vila/povoado não indica que vc algum dia se tornará cidade, vide o caso de são cristovão-vila velha e outras que até o xix ainda eram meras vilas estagnadas..por isso cidade mais antiga se conta a partir do status de cidade e não do status de sub-cidade/proto-cidade, ate por que antes de virar cidade passou muito tempo insipiente para tal - é um anacronismo por exemplo dizer que a imponencia de urbe de sp ja existia naquela oca primitiva de piratininga no fim da america tuga onde a repartição do norte tinha a sede, principal vila, primeira cidade real fundada por espanhois, principais cidades da nova holanda e a propria nova holanda, etc..esse trecho do ne oriental/setentrional-costeiro-urbanizado sempre incomodou pela geodesia e historia superior e não a toa o cartel merdiatico sempre quer impor a zona da pecuaria-algodão do hinterland central do ne pos-decadencia como imagem padrão para todas as outras sub-regiões do ne..mero despeito e inveja da pior pos-sabotagens do xix-xx/etc..metem que são vicente teve sucesso como capitania com poucos engenhos quando a pb em pouco tempo ja tinha 20, numero que sp jamais alcançou na altura (o proprio es em 1600 só tinha um e ja havia sido conquistado muito tempo antes com muito mais decadas pra atrair colonos, mas a geodesia-bioma inferior e os aimorés tapuias canibais não ajudaram la muito e depois as minas dando prioridade ao contrabando pelo sf e não pela costa ou pelo rio doce..hehe)..metem o mito de que a cana era como o café, exportada sem nenhuma transformação..nada mais falso..a industria da sacarose foi a primeira economia complexa de transformação de um insumo em produto industrializado das americas, não a toa cidades padanicas proibiam a exportação desses equipamentos e tecnicas..enquanto o ne oriental era a região mais dinamica das americas baseada no setor secundario e cia, a america espanhola mesmo com suas construções imponentes e interiorizadas pela propria necessidade em se controlar as jazidas dos imperios nativos se baseavam em extrair lascas do cerro de potosi e cia e a america inglesa pre-andre vidal x nova holanda o que era senão um bando de colonos plantando roçados de subsistencia em ilhotas e cia que nem de longe podiam competir com o pib do ne oriental..a america francesa então se resumia a escambo de madeiras e peles com nativos com algumas feitorias sem muitos colonos..e a america holandesa quando perde o ne oriental e passa a se resumir a ny?..facilmente é suplantada pelos ingleses..e quando comparamos os colonos ingleses das latitudes menos baixas da america inglesa pos-nova holanda com os colonos da repartição do sul meridional das latitudes menos baixas da america tuga então que não tinham o pretexto do clima tropical (que inicialmente era fator de riqueza nas americas e atraia mais colonos da eurasia do oeste) e nem da colonia de exploração, o que fizeram?..ergueram alguma ny ou boston substituindo tão cedo londres nessas longitudes ja no xvii-ii/xviii/xix/etc?..lmao..deve ser um saco saber que alem de geodesicamente inferiores ao norte da america do sul e america do norte tambem foram inferiores historicamente..que chato né sub-cone sul?..

Carência de fontes[editar código-fonte]

O artigo possui uma carência enorme de fontes. Deve-se tomar nota disso.Ednaldo Lopes (discussão) 18h29min de 23 de novembro de 2012 (UTC)

  • de facto, tem uma secção que fala que todo tipo de crime é comum na zona leste..até hoje só ouvi falar de 2 casos de sequestro ali e um homicidio (comparando com as zonas nobres de outras capitais é bem pouco)..acho que nem nas zonas mais violentas tipo pequeno trecho da zona oeste e pequeno trecho da zona norte-etc esses tipos de crimes citados são tão comuns tal como diz no artigo..
  • quanto ao comentario no topico anterior da discussão me esqueci de citar que a cia das indias ocidentais em ny dava prejuizo a exemplo das partes do brasil que produziam menos que zonas tais como o ne oriental e cia, então obviamente que o ne oriental na altura acabou financiando o inicio da historia de ny e a propria expansão geo-economica/territorial da america portuguesa que iria se mostrar danosa ao proprio ne oriental e mesmo para portugal que tinha mais gula territorial do que propriamente recursos para defender suas terras diante da marinha inglesa e bancos judeus em londres durante as guerras da independencia (obvio que se portugal tivesse enfrentado só as meias duzias locais dos brasis teria vencido facil, pois tinha marinha bem superior)..aliás, tinham marinha..
  • as fotos anteriores eram melhores; nessa o mar fica estilo caribe-miami, mas nas outras o skyline era mais destacado - na lista de maiores municipios falta uma foto de jp por que as fotos decentes sumiram do banco de imagens

Extensão da praia de Tambaú[editar código-fonte]

Nao sei quem supre de informacoes as paginas da Wikipedia, pois a praia de Tambaú tem pouco mais de um km de extensao, enqto lá é dito que ela tem 8 km de extensao.

  • impossível a praia de Tambaú ter muitos km´s pois ela é a única das praias principais que não ocupa uma enseada inteira, mas apenas o lime entre a enseada meridional do cabo branco e a enseada central de Manaíra..o que faz de tambau especial é sua geodesia entre as duas enseadas já citadas..mas cada uma das enseadas possui uma atmosfera própria e cada pedaço de enseada comparada a outra latitude e longitudes vizinhas ibidem..

ONDE O SOL REALMENTE NASCE PRIMEIRO[editar código-fonte]

No endereço http://escalonamento.tripod.com/ondeosolnasce tem as explicações científicas sobre onde o sol realmente nasce primeiro.

  • pela localização de joão pessoa e por estar a poucos graus do equador creio que seja onde isso varie menos as demais dependem da época do ano já em jp praticamente o ano todo o sol nasce antes das 5 muitas vezes as 4 quase o sol da meia noite
  • obrigado pelo site eu já imaginava que joão pessoa era onde o sol mais nascia primeiro no mainland 6 de 12 meses a única que aparece mais de 10 vezes na lista
    • Nascer antes das 5 não quer dizer nada se tiver outros lugares onde isso também acontece, como vemos na tabela.
    • Nascer mais vezes não quer dizer que sempre nasce primeiro. Se disser que é lá onde sempre nasce primeiro, é enganação.

Voltar a página 'a última versão estável[editar código-fonte]

Olá Colegas. Vejo que vários editores tentaram controlar o IP teimoso que fez várias edições. Mas escaparam duas edições aqui e aqui, repletas de pérolas tais como "Em João pessoa a estação que menos chove é a primavera tendo dias lindo de sol.", [ aqui] e "no verão as noites na cidade ocorre de ficar abafadas". Voltei a página 'a última edição estável. Rui Gabriel Correia (discussão) 14h10min de 6 de maio de 2016 (UTC)

Aeroporto Castro Pinto[editar código-fonte]

O aeroporto Castro Pinto voltou a fazer parte do município de Santa Rita segundo decisão do STF de 2019. Segue fonte: https://g1.globo.com/pb/paraiba/noticia/2019/09/11/aeroporto-castro-pinto-volta-a-pertencer-ao-municipio-de-santa-rita-na-pb-decide-stf.ghtml MOURA SOUSA (discussão) 21h50min de 28 de janeiro de 2021 (UTC)

@MOURA SOUSA: texto corrigido. Obrigado pela informação.--PauloMSimoes (discussão) 22h25min de 28 de janeiro de 2021 (UTC)