Wikipédia:Projetos/Salvamento de artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo


Bem-vindo ao WikiProjeto de Salvamento de Artigos e por favor, junte-se a nós!
Um Wikipedista resgata artigos da deleção

ATENÇÃO, É IMPORTANTE COLOCAR A PÁGINA DE PEDIDOS DE SALVAMENTO ENTRE AS SUAS VIGIADAS!!!

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos é um grupo de usuários voluntários que se propõe a ajudar a salvar artigos enciclopédicos propostos para eliminação, adicionado-lhes informações referenciadas, demonstrando assim a sua pertinência.

No entanto, diante do conflito entre filosofias wiki, uma vez que muitos usuários seguem tendências imediatistas e exclusionistas, este projeto existe para tentar evitar a eliminação de tais artigos.

Muitas vezes, um artigo sobre um tópico notável existe sob uma forma fraca, escrita ruim, e sem fontes fiáveis. Mas esses artigos deveriam ser enviados para eliminação? Não! Apenas artigos sobre tópicos não enciclopédicos deveriam ser eliminados, não artigos que precisam de melhorias.

O WikiProjeto de Salvamento de Artigos pretende melhorar artigos enciclopédicos sob risco de eliminação; todos são bem-vindos para ajudar na categorias de páginas marcadas para eliminação!

Objetivos e Filosofias[editar]

Esse projeto segue a filosofia wiki do melhoracionismo, ao considerar que é melhor melhorar os conteúdos indevidos ao invés de apagar as páginas, desde que o assunto tenha notoriedade suficiente para estar na Wikipédia.

Faz parte do trabalho buscar fontes fiáveis que possam demonstrar a relevância do tema, se considerar que o tema pode ser notório. Sempre correndo contra o tempo (prazo de eliminação), por sempre haver artigos que não podem ser salvos ainda encontra espaço para orientar os novatos para aprenderem as regras e criarem melhores artigos no futuro que não precisarão serem salvos.

Alguns acreditam que as Páginas para Eliminar não são o Estaleiro e que problemas de manutenção não deveriam ser motivo para eliminar as páginas.

Não é intenção eliminar conteúdo fraco, sendo sempre preferível melhorá-lo ou marcar os problemas ao invés de apagar. Também não é intenção salvar e manter todos os artigos da lista de pedidos e categorias relevantes ao projecto, embora os membros possam ter um entendimento de notoriedade mais amplo que os outros que marcaram os artigos para eliminar isso não é válido para todos eles.

Dicas para salvar artigos[editar]

Procura de fontes[editar]

(incluir ligações para procurar específicas em língua portuguesa)

Checklist para salvamento de artigos[editar]

De seguida apresenta-se uma checklist de X passos que qualquer editor pode fazer em relação a um artigo que possa ser salvo:

  1. Adicione às páginas de discussão do artigo a marcação de Wikiprojecto correspondente (incluir lista; incluir lista de marcações existentes)
  2. Procure ajuda no WikiProjecto respectivo - os membros dos WikiProjectos são muitas vezes especialistas na matéria - deixe uma curta nota na página de discussão do WikiProjecto, pedindo assistência de um especialista - chamando a atenção de um especialista pode ter resultados rápidos. (existem marcações para chamar a atenção de especialistas?)
  3. Ao editar o artigo, concentre-se em deixar uma (pequena) introdução bem feita - deixe a introdução em sincronia com o título do artigo (ou mude o título do artigo) - isto permite que todos possam saber com clareza sobre o que trata o artigo, especialmente se estiver mal escrito ou tenha um mau contexto (incluir indicação que existem marcações específicas?)
  4. Procure e adicione fontes (veja secção acima para procura de fontes) - se não souber como referenciar correctamente no próprio artigo, pode deixar uma lista de fontes para o artigo na página de discussão do mesmo (onde são para colocar/que frases ou partes do texto referenciam). É muito importante que fontes que demonstrem a notoriedade do artigo sejam colocadas quando forem encontradas. Para ajuda, ver: .... (use as marcações correctas para referenciar artigos).
  5. Wikifique o artigo - se um artigo sobre um assunto com notoriedade é um conjunto de informação desorganizada, ajude a formatá-lo correctamente de acordo com o livro de estilo. Se existirem referências mal formatadas, ajude a melhorá-las utilizando as predefinições existentes (lista?). Se o artigo for relativamente extenso, subdivida-o em secções.
  6. Ajude o novo editor - Se o criador do artigo for um novato, ajude-o no que for possível, de uma forma positiva, ao estilo de tutoria (não se esqueça de assumir a boa-fé). Ajude-o a aprender como criar e adicionar melhores conteúdos. Dialogue com ele na respectiva página de discussão de usuário, encoraje-o e proponha-lhe desafios, mas mais importante que tudo, faça-o sentir bem-vindo e que a sua colaboração é importante. Para explicar alguma política ou recomendação, tente explicar por palavras próprias e evitar somente colocar ligações para elas, privilegiando o diálogo com vista a que possa entender correctamente o que tem que ser entendido. Mesmo que o artigo venha a ser eliminado, esta atitude positiva para com o editor pode ajudar a tornar novatos em contribuidores produtivos; ajude-o a compreender porque o seu artigo foi eliminado.
  7. Adicione infocaixas e caixas de navegação - ....
  8. Retire o artigo das páginas órfãs - ...
  9. Retire o conteúdo impróprio - ....
  10. Trate o artigo como se fosse o seu maior feito - ...
  11. (adicione os que considerar relevantes)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Como salvar[editar]

Existe uma diferença entre ser verificável e ser referenciado. Quase sempre, os artigos propostos para eliminação não possuem citação de fontes, mas os artigos salváveis são aqueles cujas fontes existam, só não estão citadas no artigo. Em tese, não se deve marcar para eliminação um artigo apenas porque não tem fontes, para isso existe a {{sem-fontes}}. O ideal seria antes de marcar com ESR, que se fizesse uma busca no Google ou outro buscador antes. Mas caso isso não seja feito, e um artigo notório seja proposto para eliminação, o que se pode fazer é acrescentar-lhe fontes.

Para tanto, utilize um dos códigos abaixo:

  • <ref></ref>
  • <ref>{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
  • <ref name="">{{citar web|url= |titulo= |data= |acessodata=|autor=}}</ref>
Pronto e esperando. Adicione o artigo em eliminação que na sua opinião, valha a pena salvar, na lista de pedidos de resgate.

Se você deseja fazer parte do WikiProjeto de Salvamento Artigos, adicione seu nome abaixo. Não se esqueça de VIGIAR A PÁGINA dos artigos a serem salvos.

Membros[editar]

Ativos[editar]

  1. --João Carvalho deixar mensagem 10h49min de 16 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. --JMGM (discussão) 14h46min de 18 de janeiro de 2012 (UTC)
  3. Ninux2000 (discussão) 09h50min de 25 de janeiro de 2012 (UTC) Viva o inclusionismo!
  4. Braz Leme (discussão) 13h43min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC) Sou o artilheiro do inclusionismo!
  5. Marcos Faria 13h26min de 11 de maio de 2012 (UTC) Artigo bom é artigo existente.
  6. Daniel.thyrso (discussão) 16h34min de 22 de agosto de 2012 (UTC) Em defesa dos artigos e da informação.
  7. LP Sérgio LP msg 13h52min de 26 de dezembro de 2012 (UTC)
  8. Skeptikós (discussão) 00h59min de 15 de janeiro de 2015 (UTC)
  9. Mvdiogoce (discussão) 19h06min de 28 de abril de 2015 (UTC)

Inativos e ex-membros[editar]

  1. BiaGagliardi Usuário Discussão:BiaGagliardi 16h00min de 20 de janeiro de 2012 (UTC)
  2. Usuário(a): Nadja Taty Usuário(a) Discussão:Nadja Taty 23h00min de 28 de junho de 2012
  3. GeosapiensSente-se aí com a Eva e depois escreva... 11h45min de 4 de Novembro de 2012 (GMT\Lisboa) Não tenho muito tempo mas dedicar-em-ei às escolhidas por mim.
  4. BelanidiaMsg 18h34min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Já costumava fazer isto, mas não era oficial. Em protesto contra as atitudes do usuário. Não quero promover maus comportamentos.
  5. Érico diz! 18h35min de 20 de janeiro de 2012 (UTC) Isso mais se transformou em um projeto onde se pede votos em PEs do que salvamento de artigos, não concordo com isso.
  6. Tiago Abreu, TFDA msg 11h46min de 21 de janeiro de 2012 (UTC) Realmente, concordo com a Belanidia e com o Érico, a visão do projeto não é a mesma do seu início.
  7. Marcos Dias ? 01h27min de 25 de janeiro de 2015 (UTC) Estou abandonando a Wikipédia.
  8. Mar França (discussão) 00h58min de 21 de fevereiro de 2012 (UTC)
  9. Leandro LV (discussão) 00h51min de 19 de janeiro de 2012 (UTC)
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Para solicitar ajuda para melhorar algum artigo proposto para eliminar, escreva abaixo qual o nome do artigo, linkado, bem como os motivos que o levam a acreditar que deva ser salvo. É importante indicar fontes fiáveis e independentes que demonstrem relevância e que indiquem que o artigo se enquadra nos critérios de notoriedade.

Ver arquivos:


Atenção: O arquivamento desta página começo pelo método "moção", portanto, deve continuar desta forma.

Forged In Fury[editar]

Forged In Fury[editar]

É um artigo totalmente confiável e as fontes colocadas são dos autores do álbum e descrevem o que foi dito no artigo. 201.13.138.4 (discussão) 00h50min de 1 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.centurymedia.com/newsdetailed.aspx?IdNews=16007&IdCompany=3 (em inglês)


Salvamento do artigo: DAWT[editar]

DAWT[editar]

Eu não sou tão conhecedor de Artigos, porém sou o responsável pela banda e eu mesmo lanço as informações na web, posso garantir a vocês que todas as informações são verídicas. Eu sou o administrador de todas as redes sociais e páginas na web relacionada a banda, como Twitter, Facebook, Google+, YouTube e etc... Sei que vocês não aceitam essas opções como fontes e por isso criei uma página no Letras.com do Portal R7 e um site no Wix Sites, justamente para servir como fontes. Peço por gentileza que vocês aprovem o meu artigo, eu passei semanas criando e tomando todos os cuidados necessários para que não tivesse erros mesmo não sendo tão conhecedor do assunto. Fico na torcida pela aprovação e desse já agradeço. Dawt (discussão) 01h52min de 2 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: 1. ↑ Biografia, Letras.com Portal R7

2. ↑ Curiosidades, Letras.com Portal R7

3. ↑ Notícias, Wix Sites

Se você é o responsável pela banda e ainda por cima o próprio criador das únicas fontes indicadas no artigo, isso significa que o artigo não cumpre o princípio de verificabilidade e os critérios de Notoriedade, que exigem que o artigo seja baseado em referências reputadas e independentes (pessoas, sites, revistas e/ou jornais especializados e respeitados na área em questão, que neste caso é música, e que não tenham relações e/ou ligações diretas com o assunto do artigo, que neste caso é a banda). --Skeptikós (discussão) 16h36min de 2 de julho de 2015 (UTC)

Salvamento do artigo: W15 Tour[editar]

W15 Tour[editar]

O artigo da turnê da cantora Wanessa Camargo é sobre a turnê de comemoração dos seus 15 anos de carreira, ela tem previsão para terminar no fim de 2015 ou inicio de 2016. Mais datas serão acrescentadas assim que forem divulgadas. Equipe W (discussão) 00h06min de 4 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: 1. ↑ [1]

2. ↑ [2] 3. ↑ [3] 4. ↑ [4] 5. ↑ [5] 6. ↑ [6] 7. ↑ [7] 8. ↑ [8] 9. ↑ [9]


Me parece que é notório, mas falta mais fontes fiáveis e indepedentes para garantir credibilidade ao artigo.--Skeptikós (discussão) 15h15min de 4 de julho de 2015 (UTC)

Devo corrigir a informação passada acima, segundo o que li sobre o critério de notoriedade a respeito de turnês, as mesmas só são consideradas notórias se forem turnês internacionais e se tiverem recebido considerável cobertura independente e confiável da imprensa local. Não parece ser o caso desta turnê da Wanessa Camargo, logo, não sei se o artigo poderá ser salvo, talvez algum usuário mais experiente e acostumado a editar artigos sobre música possa nos ajudar neste assunto, Eric Duff, algo a mais a acrescentar ou corrigir?--Skeptikós (discussão) 15h24min de 4 de julho de 2015 (UTC)

Paw Patrol[editar]

Foi inserido 3 fontes confiáveis. Estou trabalhando (aprendendo) para ser um colaborador do Wikipédia. 187.57.172.99 (discussão) 03h50min de 6 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://tvbythenumbers.zap2it.com/2013/11/14/paw-patrol-renewed-for-season-two-by-nickelodeon/215697/ ; http://mundonick.uol.com.br/programas/patrulha-canina/dpxwqq ; http://mundonick.uol.com.br/programas/patrulha-canina/personagens/dpxwqq

EXO Next Door[editar]

EXO Next Door[editar]

Estou procurando melhorar o artigo com melhores fontes. Jin-gook (discussão) 23h01min de 6 de julho de 2015 (UTC)

Foram adicionadas mais fontes para o artigo. (Obs:Retirei daqui. As fontes devem ser adicionados no artigo, não na página do Salvamento.)

EXO Next Door[editar]

Acredito que o artigo tenha notoriedade suficiente. Scott Tomlinson (discussão) 00h20min de 7 de julho de 2015 (UTC)

Fontes:Views for EXO's web drama series 'EXO NEXT DOOR' breaks records

Dupla Acentuação[editar]

Deve ser salvo,por que é de carácter importante para estudante do Ensino Médio. Paulo Deolindo (discussão) 05h40min de 7 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: Prontuário da Língua Portuguesa e a Gramática 2@ Edição.

Escola João Paulo I[editar]

[[]][editar]

177.207.158.13 (discussão) 23h07min de 17 de julho de 2015 (UTC)
Fontes:

É uma escola de referência em feira de Santana

Escola João Paulo I[editar]

[[]][editar]

177.207.158.13 (discussão) 23h07min de 17 de julho de 2015 (UTC)
Fontes:

É uma escola de referência em feira de Santana

Salvamento do artigo Alexey Dodsworth Magnavita[editar]

A página atende ao critério de notoriedade, por mais de uma razão: a personalidade em questão foi, por muito tempo, um dos mais famosos astrólogos brasileiros. Isto é demonstrado a partir de fontes fiáveis e independentes. Tornou-se conhecido por participar de uma série televisiva ecológica, denominada Amazônia (reality show), que terminou numa polêmica judicial que está rolando até hoje (o indivíduo em questão contra a TV Record e a Endemol Brasil). Isto é indicado por fontes fiáveis e independentes. Além disso, é um escritor e acadêmico de filosofia e astronomia com várias obras publicadas e foi escalado para assessorar o atual ministro da educação, tudo isto indicado por fontes fiáveis e independentes.

De fato, observei diversas partes do texto que apresentavam afirmações sem referências de fontes fiáveis e independentes, e as removi. O verbete continha partes que não eram enciclopédicas, e sim panfletárias, e trabalhei para "enxugar" tudo.

A página, que existe desde 2012, passou a ser marcada para eliminação rápida (um equívoco), e depois para eliminação semirrápida reiteradamente, de alguns dias para cá. Mesmo apresentando razões suficientes que atestam a notoriedade e fontes fiáveis. Suspeito de vandalismo ou de perseguição específica por motivação política, já que a página passou a sofrer solicitações de remoção após o personagem assumir um papel importante no Ministério da Educação.

Seguem as fontes fiáveis e independentes:

1. Artigo no qual o personagem em questão é apontado como um dos empresários mais famosos e bem-sucedidos do ramo esotérico. Revista IstoÉ: http://www.istoe.com.br/reportagens/12699_OS+EMPRESARIOS+DO+ESOTERISMO

2. Página oficial da TV Record, em que o personagem é apresentado como astrólogo famoso: http://entretenimento.r7.com/amazonia/participantes/alexey-magnavita

3. Entrevista concedida à revista Exame, sobre pesquisa de vida microbiológica no planeta Marte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/marte-pode-ter-vida-subterranea-diz-pesquisador

4. Matéria jornalística que mostra a polêmica envolvendo o personagem e a TV Record, por conta do programa "Amazônia" (Portal Ig): http://natv.ig.com.br/index.php/2012/03/26/record-premia-participante-errado-na-final-de-amazonia/

5. Entrevista do personagem em questão à revista VEJA, sobre ter sido enganado pela TV Record num programa educativo: http://vejasp.abril.com.br/blogs/terraco-paulistano/2012/03/alexey-magnavita-fui-enganado-em-rede-nacional/

6. Matéria do jornal Correio Braziliense sobre livro de ficção científica baseado em fatos reais, escrito pelo personagem em questão: http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/diversao-e-arte/2014/04/01/interna_diversao_arte,420582/livro-dezoito-de-escorpiao-estimula-a-curiosidade-em-relacao-ao-universo.shtml

7. Página oficial do Ministério da Educação, em que o personagem é indicado como principal assessor especial do ministério: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=102&Itemid=858

Há diversas outras fontes, indicadas no verbete em questão. Acima, apresentei apenas algumas.

95 FM[editar]

95,7FM[editar]

Evidenciar a veracidade sobre a radio 95,7FM, em Joao Pessoa, da qual sou colaborador 179.70.34.136 (discussão) 14h55min de 19 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.portaldolitoralpb.com.br/sinal-ampliado-nova-radio-de-pitimbu-chega-em-joao-pessoa-e-ja-causa-alvoroco/

http://www.sistemaplug.com.br/leiatambem/noticia/21221/Formalizados-neste-dia-04-de-julho-os-Contratos-de-Adeso-para-as-Rdios-FM-de-Cana-dos-CarajsPA-e-PitimbuPB.html http://tudoradio.com/dials/cidade/194-joao-pessoa }}

Gilberto Antonio Azevedo e Silva[editar]

O artigo agora conta com fontes, inclusive da própria Wikipedia Secinforbdapqdt (discussão) 22h50min de 20 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: *Seção de Comunicação Social da Brigada de Infantaria Pára-quedista

Dexismo[editar]

Dexismo[editar]

Um assunto que é de interesse a muitas pessoas e inclusive com relações com rádios do mundo todo. Radio and television (discussão) 00h58min de 24 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://adxb.com.br/oqueedexismo.htm, http://www.dxing.info/introduction.dx e http://rsgb.org/main/get-started-in-amateur-radio/operating-your-new-station/hf-dxing-how-to-do-it.

Estradeiros da Real MC[editar]

Estradeiros da Real MC[editar]

Este artigo foi proposto para eliminação semirrápida por um ou mais editores. A(s) justificativas apresentada(s) para eliminação foram: Artigo sem fontes fiáveis e independentes que confirmem as afirmações do texto e atestem notoriedade. Ver princípio da verificabilidade e critérios de notoriedade. 177.184.104.171 (discussão) 01h26min de 30 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.encontrodemotos.com.br/evento/616/1-ordf-confraternizacao-de-motociclistas-amigos-estradeiros.html, http://www.revistamotoclubes.com.br/Motoclubes/motoclube_2019.htm, http://www.revistamotoclubes.com.br/Motoclubes/motoclube_2361.htm, http://guiadomotociclista.com.br/local.php?p=estradeiros-da-real-faccao-desterro-e-r-desterro-de-entre-rios-mg, https://www.consorciodemotos.com.br/noticias/os-motoclubes-do-brasil, http://www.dzai.com.br/foto/169178
Fontes indicam que existe. Ótimo; inclusive uma desta fontes indica: Integrantes: 6. Será apenas seis integrantes? A Wikipédia necessita de fontes confiáveis que mostrem notoriedade e ate o momento estas fontes não existem no artigo. O "R" Aliado 02h11min de 30 de julho de 2015 (UTC)

Estradeiros da Real MC[editar]

A fonte que diz ter 6 integrantes fala sobre a data de fundação do Moto Clube e também que é apenas na cidade de Congonhas. Acredito ter sido falado sobre os integrantes que fundaram o moto clube! Segue o site do Estradeiros da Real MC com informações atuais: http://estradeirosdareal.weebly.com/, fonte da história: http://estradeirosdareal.weebly.com/histoacuteria.html, outras fontes: http://www.mototour.com.br/?pg=37&cidade=Congonhas&uf=MG#913, http://www.mototour.com.br/?pg=37&cidade=Desterro+de+Entre+Rios&uf=MG#940

Estradeiros da Real MC[editar]

Estradeiros da Real MC[editar]

Acredito que o artigo siga os critérios de notoriedade do Wikipedia, O Estradeiros da Real MC é lembrado nas principais mídias do motociclismo Brasileiro, realiza eventos em cidades onde possui integrantes (Facção), inclusive eventos beneficentes. Também realiza ações em prol da comunidade, como a doação de aparelhos “Pulse Oximeter” para a secretaria de saúde da cidade de Congonhas. Fontes: http://estradeirosdareal.weebly.com/doacao.html ESTRADEIROS DA REAL MC (discussão) 19h39min de 30 de julho de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.encontrodemotos.com.br/evento/616/1-ordf-confraternizacao-de-motociclistas-amigos-estradeiros.html, http://encontrodemotos.com.br/evento/1418/1-ordm-moto-e-amigos-pro-vida.html, http://www.mototour.com.br/?pg=37&cidade=Congonhas&uf=MG#913, http://guiadomotociclista.com.br/local.php?p=estradeiros-da-real-faccao-desterro-e-r-desterro-de-entre-rios-mg, https://www.consorciodemotos.com.br/noticias/os-motoclubes-do-brasil, http://www.mototour.com.br/?pg=37&cidade=Desterro+de+Entre+Rios&uf=MG#940,
Não adianta ficar replicando o pedido. Apresente WP:FC, WP:FF e WP:FI para a WP:V. O "R" Aliado 02h47min de 1 de agosto de 2015 (UTC)

Não Eliminaçao da Pagina sobre Leandro Correia Barbosa, mais conhecido como Léo![editar]

Leandro Correia Barbosa[editar]

A pagina editada, é de um jogador futebol baiano e que por ver seu nome no Wikipedia em vermelho, então, eu decidi criar minha própria pagina, até mesmo para divulgar melhor o meu trabalho em caso de alguma eventual pesquisa feita por alguém que trabalhe no mundo da bola e decida fazer contato Jlrb1060 (discussão) 15h38min de 1 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: Leandro Correia Barbosa / email: Leandrobarbosa.92@hotmail.com / telefone: 55 xx 71 91032735 / Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=100001941848237

http://www.ogol.com.br/player.php?id=450134 http://www.foradejogo.net/player.php?player=199207290005 http://www.sambafoot.com/pt/jogadores/375227_leandro_correia_barbosa.html

Não Elimininação do Artigo sobre Documentarista Luis Henrique Pereira[editar]

Luis Henrique Pereira[editar]

O artigo em questão é biográfico. As entidades citadas, assim como a empresa onde trabalha o biografado (RTP) pode muito bem atestar a sua veracidade, assim como as restantes instituições citadas e likagens incluídas. Lamentamos que se proponham de imediato a apagar o artigo.

Atenciosamente,

Luís Henrique Pereira - RTP

22.7156000

96.2407468

luis.henrique@rtp.pt

Luís Henrique Pereira (discussão) 14h28min de 3 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: Jornalista da RTP distinguido com prémio do Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens

Entrevista a Luís Henrique Pereira

Jornalista da RTP distinguido com prémio do Fundo para a Proteção dos Animais Selvagens

Natureza e Vida Selvagem - RTP

Luís Henrique Pereira: "o senhor dos animais" da televisão portuguesa

Entrevista a Luís Henrique Pereira

Especial Informação Gorongosa: Fénix Renascida

Diploma Ordem dos Biólogos

Vidroid.com.br[editar]

Página de informações verídicas e muito consultadas ultimamente. Verifiquei que a história em questão era muito perguntada. Após pesquisar e entrevistar o criador do site em questão, pude montar esse artigo. Fernandoserrano (discussão) 22h53min de 4 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: https://www.facebook.com/Vidroid.tk ; https://www.facebook.com/otaviomiguel19 ; https://twitter.com/vidroid_com_br ; https://vidroid.com.br ; http://tumblr.vidroid.com.br

[[11]][editar]

Não entendi bem o fundamento da proposta de eliminação, que alega ausência de fontes fiáveis. Sidis314 (discussão) 02h14min de 5 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: Guinness Book of Records 1998, Sahovski Informator volume 63, volume 69, volume 75, 76, 80, 81, 83 etc., Learn Chess from the Greats, Encyclopedia of Chess Openings, Clube de Xadrez On-Line, Chess Base Magazine, La Mecca Encyclopedia of Chess, reportagens em jornais, revistas, web sites. Não entendi bem o fundamento da proposta de eliminação.

Estou verificando um fato curioso:

Igor Freinberger, autor da proposta de eliminação desta página

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hindemburg_Mel%C3%A3o,_Jr.

escreve assiduamente na página da Federação Gaúcha de Xadrez:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Federa%C3%A7%C3%A3o_Ga%C3%BAcha_de_Xadrez#cite_ref-ReferenceA_2-0

Igor cita reiteradamente o próprio nome no artigo da Federação Gaúcha, e aponta, como fontes, alguns relatos verbais. Em alguns casos, ele cita a si próprio como fonte. Isso é um procedimento normal e aceitável?

Não vou colocar em dúvida a credibilidade dos autores destes relatos, porque conheço algumas pessoas da Federação Gaúcha e sei que são pessoas idôneas. No entanto me parece curioso que uma pessoa que usa relatos tão informais como fonte para justificar a inclusão de seu próprio nome na Wikipedia, reclame de uma página que cita várias fontes de prestígio mundial, inclusive Guinness Book, Sahovski Informator, Encyclopedia of Chess Openings, programas jornalísticos de grandes emissoras, livros, revistas etc., e alegue que esta página deveria ser excluída por ausência de fontes fiáveis!

Em edição de

18h37min de 7 de julho de 2011‎ Igor Freiberger (Discussão | contribs)‎ . . (6 545 bytes) (+2 282)‎ . . (desfazer | agradecer),

No artigo sobre a Federação gaúcha, por exemplo, Igor indica a si mesmo como fonte, em alguns comentários.

Em edições seguintes, Igor inclui a si mesmo no artigo. Não vejo problemas nisso, especialmente no caso de vice-campeão Juvenil de 1990, embora talvez fosse mais apropriado criar um artigo para “campeões juvenis do RS”. E seria interessante também que ele indicasse alguma fonte verificável, on-line ou impressa, sobre tal alegação. Não creio que a informação deveria ser removida, mas creio que deveria constar uma nota solicitando que ele inclua fontes fiáveis.

Nos vários casos em que Igor Freinberger cita conversas dele com alguém como fonte, creio que também seria desejável que houvesse alguma referência um pouco mais impessoal.

Enfim, minha impressão, ao analisar as postagens de Igor Freinberger no artigo sobre a Federação Gaúcha, é de que talvez a intenção dele seja de autopromoção. Não acho errado, uma vez que empresas, artistas, atletas, cientistas e outros que tenham alcançado resultados relevantes e coloquem a si mesmos na Wikipedia estão contribuindo para agregar conhecimento à Wiki, como qualquer outro colaborador, a meu ver. Mas creio que ele deveria documentar/referenciar devidamente as informações. Parece-me também que a proposta que ele fez de eliminação do artigo pode indicar algum problema pessoal dele com a pessoa biografada.

Sugiro uma investigação de outras postagens de Igor Freinberger, para conferir se a conduta dele se repete em outros artigos. Não tenho conhecimento suficiente para julgar a maioria dos artigos, mas no caso do artigo sobre a Federação Gaúcha, minha impressão foi essa. Vou ler depois com calma as edições que ele fez no artigo sobre Xadrez.

O que opinam? Sidis314 (discussão) 05h34min de 5 de agosto de 2015 (UTC)

Salvamento de Artigo[editar]

Blood Beatz[editar]

Contém informações sobre músico produtor voltado a rap brasileiro, algo que pouco se encontra na wikipedia Fontedorap (discussão) 09h33min de 8 de agosto de 2015 (UTC) Segue um print de seu fonograma ao lado dos racionais mc`s

fonograma
Fontes: http://singelahomenagem.com.br/blog/?p=298

http://www.hiphopreal.com.br/site/veja-novo-clipe-do-eli-efi-ex-dmn-e-leia-entrevista/ http://www.noiznarua.com/2014/12/haikaiss-fotografia-de-um-instante-vol.html http://correionago.ning.com/profiles/blogs/hip-hop-da-estacao-sao-bento-e http://www.infodisponivel.net/2013/05/blood-zno-making-beat-brazilian-hip-hop.html

lyscia Braga[editar]

Gostaria que olhassem a página com as fontes , tenho ainda fotos e documentos 177.36.122.114 (discussão) 03h52min de 10 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: Premio Mambembe
 site de leiloes : Sala Haroldo Marinho Barbosa
 comerciais de Tv ( tenho foto lançamento carro Kombi) Crédito do filme Baixo Gávea de Haroldo Marinho, direito autoral registro de roteiro e dramaturgia das peças citadas .

Joni Marcos Buzachero[editar]

A criação de uma pagina sobre o governante de uma cidade em desenvolvimento e que mantenham a pagina sem exclui-la. E gostaria que outros editores me ajudassem a desenvolver, acresentar e manter mais informarções sobre a pagina.

Fontes:

Reformatei os links (aqui não se deve colocar as marcas <ref>)

Até eu se fosse candidato a algum cargo político teria referência em UOL Eleições. As demais fontes são primárias. Faltam citações em fontes secundárias independentes e reputadas. Conforme WP:CDN, Citação: "presumido como notável": a existência de cobertura substantiva em fontes secundárias independentes é critério de presunção de notoriedade, embora não seja garantia da mesma.

Ou vamos agora criar artigos de todos os milhares de prefeitos brasileiros nesta enciclopédia ?
PauloMSimoes (discussão) 21h37min de 10 de agosto de 2015 (UTC)

Jen Majura[editar]

Jen Majura[editar]

Acredito que o artigo já esteja nos padoes para a wikipédia, mas há escassez de informação disponivel online sobre o assunto em tratado Pedrophos (discussão) 02h18min de 11 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes:

TV Jataí[editar]

É uma emissora afiliada ao Esporte Interativo e transmite para a região de Jataí através do canal 11 VHF e 36 UHF digital, peço que seje mantido a página TV Jataí para manter a informação aos moradores que são da região e do estado de Goiânia sobre esta emissora que é importante para complementar a informação das emissoras afiliadas ao Esporte Interativo. Dedesp1 (discussão) 18h21min de 14 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.jusbrasil.com.br/diarios/3652371/pg-29-secao-1-diario-oficial-da-uniao-dou-de-01-12-1989

Luakit[editar]

Navegador muito interessante, escrito em Lua, uma linguagem de programação desenvolvida no Brasil pela PUC-Rio para a Petrobras. Por ter relação com o Brasil, peço um pouco de tolerância e de paciência pela ausência de referências em português. Ao buscar por novas referências, encontrei muitas páginas em inglês e em espanhol. 187.127.29.203 (discussão) 23h40min de 23 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: http://softwarelivre.org/graco/blog/luakit

SOL Figueiredo[editar]

Estou procurando melhorar o artigo com melhores fontes. 177.100.218.170 (discussão) 04h02min de 26 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas, Catálogo Artístico Literarte, p. 45 e 52, Editora Literarte, 2013

Ir para cima ↑ Mágico de Oz Empreendimentos Editoriais, Catálogo do Prémio Luso-Brasileiro - Melhores Poetas 2014, p. 14, Editora Mágico de Oz, 2014 Ir para cima ↑ Literarte Associação Internacional de Escritores e Artistas, Enciclopédia Bilíngue da Literarte (Português- Italiano), p. 110, Editora Literarte, 2015

Amanda Lince[editar]

O artigo deve ser salvo não somente pela veracidade ali exposta, mas também para que se faça justiça aos fatos, que por mera ignorância de certas pessoas ao assunto não justifica a (eliminação) do artigo, Amanda Lince para quem não conhece ainda, tratasse da cantora e compositora mais jovem do brasil a ser indicada ao premio da musica brasileira , antigo premio sharp hoje premio vale, que é o maior festival de musica na atualidade do nosso pais, e logo em seguida teve uma de suas composições indicada ao premio de musica das minas gerais, conforme segue nos links abaixo, agora quem propôs essa eliminação, deveria primeiramente consultar nos meios hoje existentes como google simplesmente digitando o nome amanda lince, que se encontrara inúmeras paginas se referindo ha ela, e não simplesmente ir descartando a menção dela nessa ilustre enciclopédia. Tivemos um exemplo recente e escandaloso de discriminação, por ignorância e arrogância, no caso da morte de Cristiano Araujo, que foi friamente diminuído pela arrogância e ignorância, de um individuo que se encontra no grande centro da mídia. 186.210.63.35 (discussão) 10h41min de 28 de agosto de 2015 (UTC)

Fontes: http://www.premiodemusicaminas.com.br/site/60-artistas-pre-classificados/ http://www.premiodemusicaminas.com.br/site/uberlandia-1705/ http://www.tvparanaiba.com.br/videos/ver/data/05-05-2014/arquivo/amanda-lince-no-manha-total_05-05-2014_56362.htm
EDITAR
Página principal
Dicas para salvar artigos
Como salvar
Propostas de eliminação pendentes
Pedidos de salvamento
Premiações
Membros
Página de discussão
Arquivo

Artigos propostos para eliminar[editar]


Artigos propostos para eliminação semirrápida[editar]

ESR: Data[editar]

Páginas para eliminação semirrápida
Pend.
(2)
25/ago.
(0)
26/ago.
(0)
27/ago.
(0)
28/ago.
(1)
29/ago.
(1)
30/ago.
(9)
31/ago.
(8)
1/set.
(7)
2/set.
(8)
3/set.
(0)
Ficheiros para eliminação semirrápida
Pend.
(2)
25/ago.
(1)
26/ago.
(213)
27/ago.
(52)
28/ago.
(14)
29/ago.
(0)
30/ago.
(3)
31/ago.
(14)
1/set.
(0)
2/set.
(6)
3/set.
(11)

ESR: Todos[editar]


ESR: Temas[editar]

ESR: Pendentes[editar]


Ver também[editar]

Ver também[editar]